sábado, novembro 27, 2004

Sarrabulhada na Casa do Bugio em 4 de Dezembro

A Comissão das Festas de S. João de Sobrado de 2005 organiza, no próximo dia 4 de Dezembro, às 19 horas, uma sarrabulhada que deverá juntar largas centenas de sobradenses e amigos da festa de bugios e mourisqueiros. A iniciativa terá lugar na Casa do Bugio e destina-se a proporcionar o convívio entre sobradenses e, ao mesmo tempo, angariar fundos para a festa. As marcações devem ser feitas junto dos elementos da Comissão (os maiores de 12 anos contribuem com 12,50 euros; abaixo disso o valor é de 5 euros).

segunda-feira, novembro 22, 2004

Entrevista ao "Alô Sobrado"

É o seguinte o teor da entrevista que a Direcção da Casa do Bugio concedeu ao mensário "Alô Sobrado" de Novembro:

P - Quais as principais razões que estiveram na origem da constituição desta lista?

R - Foi uma razão muito simples: a vontade de colaborar na dinamização da vida da Associação. Ao fazê-lo, o grupo de sobradenses que constituiu a lista tem consciência de que isso pode ser uma forma de contribuir para a valorização e projecção da Festa de S. João, que, no seu género, não tem paralelo em Portugal.

P - Há quem considere que todo este processo não foi o mais correcto e há quem fale mesmo numa "tomada de assalto". Que comentários lhes merecem?

Só haveria "tomada de assalto" se o processo não tivesse respeitado as regras democráticas e os estatutos da Associação. Foi a coisa mais natural que há: numa assembleia geral em que o assunto estava na agenda, houve uma lista que se apresentou e ganhou. Tão simples quanto isso. De resto, é importante que se diga que não faz parte da filosofia da Direcção eleita tomar o que quer que seja de assalto nem sequer manter-se à frente da Associação contra a vontade dos associados.

P - Como avaliam todo o processo que está para trás e que se arrasta há muitos anos sem grandes desenvolvimentos?

Os corpos gerentes que estiveram à frente da Associação tiveram o mérito de lançar as bases de um trabalho de que Sobrado precisava. Ninguém lhes pode retirar esse mérito. A Associação constituiu-se e arrancou-se com a construção do edifício da Casa do Bugio. Mas é sabido que, nos últimos anos, aconteceu a estagnação. Sentimos que era chegada a hora de um novo fôlego.

P - Em que situação se encontra a Casa do Bugio (edifício)? E que verba será necessária para terminar a obra?

Deve ser do conhecimento de muita gente que existem sérias deficiências no que respeita ao isolamento da cobertura da Casa do Bugio, o que faz com que o imóvel, que ainda não está pronto, já se esteja a degradar. Mas existem igualmente sinais de que a própria estrutura do edifício poderá estar com problemas. Por isso, a Direcção tomou a iniciativa de solicitar peritagens técnicas, cujas conclusões se aguardam. Se for necessário intervir a este nível, essa obra terá prioridade e só depois se tratará do isolamento da cobertura. Ao mesmo tempo, está nos planos da Direcção, há dias sufragados pela Assembleia Geral, o propósito de recolocar as janelas que foram há tempos vandalizadas, bem como dotar a cozinha de melhores condições de funcionamento, para apoio às realizações previstas para a Casa do Bugio.

P- Que iniciativas pretendem levar a efeito com o intuito de angariarem verbas para as obras?

Como é sabido, os actuais corpos gerentes assumiram também a responsabilidade de organizar a festa de 2005. As iniciativas com vista à angariação de fundos começarão pela festa. Neste momento está já em organização uma sarrabulhada-convívio, a ter lugar precisamente na Casa do Bugio, no dia 4 de Dezembro próximo. Antes disso, no dia 7 de Novembro, tem lugar um Raid BTT, com a mesma finalidade. E estão já a correr os tradicionais sorteios, que são outra forma de financiar a festa.
Entretanto, e especificamente sobre a Casa do Bugio, serão feitas diligências com vista a encontrar novos apoios e mecenas dispostos a contribuir para os projectos em curso e, nomeadamente, para dotar a Casa do Bugio de condições dignas e seguras de funcionamento. As entidades oficiais - autárquicas e outras - serão igualmente contactadas com o mesmo fim.
Srteios

P - O Que vai ser, concretamente, a Casa do Bugio?

A Casa do Bugio foi pensada para promover a Festa de S. João e contribuir, dessse modo, para a promoção sócio-cultural da freguesia de Sobrado. Para isso, torna-se necesário completar as obras, começando por impedir que as instalaçõees existentes se degradem e possam dispor de um sistema de segurança. Feito isso, a Casa poderá albergar iniciativas ligadas à festa, ser um espaço de encontro e reunião, e vir a dispor de um núcleo museológico ligado à festa, com uma componente de fardas e apetrechos, uma parte de imagem e memória da festa, documentos escritos e audiovisuais, etc. Ou seja, torna-se necessário fazer daquela Casa um centro de animação sócio-cultural e até educativa, centrada na Festa de S. João.


P - Em que âmbito vai recair, para além das obras, a actividade da Associação?

Outras iniciativas em perspectiva para os próximos tempos podem sintetizar-se nos seguintes pontos, todos eles já aprovados: a) criação do site oficial da Casa do Bugio na Internet; b) organização de um inventário com a memória de quem foi de Velho da Bugiada e de Reimoeiro, em cada ano, recuando tão longe no tempo quanto possível; c) estabelecimento de uma parceria com o Agrupamento de Escolas de Sobrado, com o tema da Festa de S. João como pretexto; d) recolha de imagens mais ou menos antigas da festa, para reprodução e reconstituição de um espólio fotográfico e videográfico; e) estudo da possibilidade de publicação de um livro alusivo à festa com um preço acessível.
Em primeira mão, a Direcção pode anuniciar que o Dr Ângelo Peres, que foi durante muitos anos realizador da RTP e que é actualmente professor de Comunicação Social na Universidade do Minho, decidiu doar à Associação uma fita de cinema contendo a gravação da festa da bugiada de 1976. A Direcção está a considerar a possibilidade de organizar em breve uma sessão pública para visionamento desse filme. Recorde-se que o original desse trabalho, feito pela cooperativa Moviola, se encontra depositado no Arquivo Nacional da Imagem em Movimento, em Lisboa.

P - Que medidas pretendem levar a efeito para disciplinar a festa da Bugiada?

Sabemos que há quem se preocupe em "disciplinar" a festa da Bugiada. O entendimento da Direcção é que a festa não necessita tanto de ser disciplinada como de ser preservada no seu caracer genuino. Para tal, a Direcção propõe-se realizar reuniões com bugios e mourisqueiros mais velhos, com vista a debater este assunto e a acertar algumas regras, no sentido de a festa não perder aquilo que a distingue e a faz única.

(...)
A Direcção entende que é importante reunir o máximo de energias e de esforços de todos os associados, pertençam eles aos corpos gerentes ou não. Para isso gostaria de poder contar com a participação em grupos de trabalho para projectos específicos. Por outro lado, faz parte dos planos dos actuais corpos gerentes apostar muito mais na informação sobre o que está ou vai acontecer, relacionado com a Casa do Bugio. Sem essa informação, os sobradenses dificilmente se sentirão motivados. E o Alô Sobrado pode ter neste âmbto um papel decisivo que desde já agradecemos.

segunda-feira, novembro 15, 2004

Boas vindas

Este é um sítio onde poderá encontrar informação o mais actualizada possível sobre uma das mais extraordinárias manifestações etnográficas portuguesas da actualidade: a festa de S. João que se realiza na vila de Sobrado, município de Valongo, no dia 24 de Junho.
A iniciativa é da Associação Cultural da Casa do Bugio, cujos actuais corpos directivos iniciaram o mandato no Verão passado. Uma das apostas assumidas epla Direcção foi justamente a da informação. Este espaço é ainda provisório. Mas permitirá acompanhar os passos que estão a ser dados para dar um novo vigor e dignidade à festa. Bem-vindo, pois!