segunda-feira, janeiro 15, 2007

Já há Velho e Reimoeiro



A Comissão da Festa de 2007 já procedeu à escolha do Velho da Bugiada e do Reimoeiro. São eles, respectivamente, Joaquim Brito e Vitorino Oliveira. O primeiro tem a particularidade de ser "repetente" na função, o que já não acontecia desde inícios dos anos 90. Um dos motivos de ter sido escolhido prende-se com o facto de ser um dos que completam 50 anos durante o ano de 2007. De facto, e como tivemos já ocasião de referir, a edição deste ano da festa de S. João de Sobrado é organizada por um conjunto de sobradenses que têm em comum o facto de terem nascido em 1957 e que, por conseguinte, fazem este ano 50 anos.
[Na foto: as barretinas do rei mouro (Reimoeiro) e do Velho da Bugiada, os chefes, respectivamente, dos Mourisqueiros e dos Bugios]

domingo, janeiro 07, 2007

O Velho e os Guias

Os bugios são exóticos. Usam uns fatos multicolores que imitam o cetim, constituído por calça, casaco e uma capa, tudo debruado e garrido, com guizos dependurados pelo corpo. Na cabeça, levam chapéus encimados de penachos de fitas coloridas e, nas mãos, castanholas e uma diversidade de objectos que podem ir de bonecas a instrumentos agrícolas, passando por sardões, buzinas e outros recursos que a inventiva individual estimula. Importante: homens, mulheres, crianças (já que de bugio pode ir quem quer e pode) todos vão mascarados. Organizam-se sempre em duas filas paralelas, cada qual com o seu Guia, todos capitaneados pelo Velho, o qual tem uma indumentária diferente, que lhe dá um ar patriarcal. Quando a hora é de dança, os saltos são impressionantes e a algazarra indescritível.

segunda-feira, janeiro 01, 2007

O espaço da festa

Através do Google.maps é hoje possível obter imagens aéreas como há pouco tempo só privilegiados conseguiam ter. Como esta da zona do Passal e áreas circundantes, onde se passa grande parte da Festa de S. João de Sobrado :






[desta imagem se pode dizer, com bastante grau de certeza, que foi colhida numa terça-feira e aí pelo mês de Maio. Porquê? Porque vê-se bem que é dia de feira e os campos da agra acabam de ser lavrados e semeados, provavelmente de milho. Pode ainda concluir-se que foi obtida antes de Junho de 2005, visto que o polémico re-arranjo da rotunda ainda não tinha sido iniciado.]