segunda-feira, janeiro 07, 2008

Os 'Reis' de 2008



Não são os 'reis magos', como a quadra poderia fazer sugerir, mas os dos Bugios e Mourisqueiros. São dos 'lugares' mais apetecidos e disputados e a Comissão de 2008 já os escolheu para a festa de S. João deste ano: o Velho será Domingos Soares Moreira, também conhecido na vila como Domingos Cuco. O Reimoeiro sei apenas que se chama Filipe e que trabalha em Espanha.
Já começou, entretanto, a contagem decrescente para a festa. Houve já, na Casa do Bugio, uma sarrabulhada para convívio e angariação de fundos e outras iniciativas se seguirão. Divulga-las-ei aqui se delas me for dado conhecimento, naturalmente (cf. endereço de mail na coluna da esquerda).

9 comentários:

Anónimo disse...

OLA EU SOU BUGIO..........
QUERO DAR OS PARABENS PELA ESCOLHA DO VELHO,BEM ESCOLHIDO .........ESTE E O TEU ANO CUCO ESTAREMOS CONTIGO ATE AO ULTIMO MINUTO

Manuel Pinto disse...

Recebi vários comentários sobre o nome que a Comissão de Festas designou para Reimoeiro. Como estão escritos em termos não aceitáveis, sem que os seus autores sequer assinem com os respectivos nomes, decidi não os publicar e continuarei a proceder assim no futuro.

PEDRO VALE disse...

PARABÉNS AO DOMINGOS PELA REALIZAÇÃO DO SEU SONHO. AINDA NÃO LHE DEI OS MEUS PARABÉNS PESSOALMENTE, MAS ESPERO FAZE-LO EM BREVE.SERÁ QUE MERECE?
NÃO TENHO QUALQUER DÚVIDA, ALGUÉM QUE GOSTA E SE DEDICA DA FORMA COMO ELE O FAZ AO SÃO JOAO SÓ MERECE ATINGUIR O MAIS ALTO PATAMAR.
É LOGICO QUE HAVIA OUTROS QUE COMO ELE MERECEM, APENAS ELE TEVE A SORTE/MERITO DE SER AGORA O ESCOLHIDO.

PEDRO VALE disse...

O REIMOEIRO CHAMA-SE FILIPE, É MOURISQUEIRO HÁ 11 ANOS, COMO TODOS OS OUTROS MOURISQUEIROS SEMPRE CUMPRIU OS SEUS DEVERES DENTRO DO POSSIVEL DA SUA VIDA PESSOAL. PARA MIM PESSOALMENTE FOI UM BOM GUIA SEMPRE PUDE CONTAR COM ELE QUANDO FUI DE REIMOEIRO, SEMPRE PRESENTE COM GRANDE ESFORÇO PESSOAL E FINANCEIRO. TENDO PARA ISSO QUE VIR DE AVIÃO AO SABADO E REGRESSAR AO DOMINGO DURANTE UM MÊS . FICARÁ PARA SEMPRE NAS MINHAS MEMÓRIAS COMO O MEU PRIMEIRO PAR. PODES CONTAR COMIGO PARA TE AJUDAR NO DIA (ESPERO QUE O FAÇAS). CRITICAS SÓ NO DIA 25 QUANDO FORMOS ANALIZAR A FORMA COMO SE PORTOU NO DIA ANTES.

Joana Pereira disse...

Como é do conhecimento geral, e acredito que seja do seu conhecimento também, nunca alguma Comissão de Festas nomeou o Reimoeiro, sendo este nomeado consoante os anos de Mourisqueiro.

Acredito que tenha sido apenas um lapso, que em honra da história do S. João de Sobrado nao posso deixar passar em branco.

PEDRO VALE disse...

É SEMPRE AGRADAVEL VER QUE PARA ALEM DOS MOURISQUEIROS, PESSOAS MAIS PROXIMAS DESTES E ALGUNS INTERESSADOS EXISTEM OUTRAS QUE SABEM QUE O REIMOEIRO É ESCOLHIDO PELOS SEUS PARES E NÃO PELA COMISSÃO. SAUDAÇÕES JOANA PEREIRA.
PEÇO QUE NÃO ENTENDAM ISTO COMO CRITICA, POIS ACREDITO FIELMENTE QUE FOI LAPSO E ASSUMO PARTE DA CULPA COMO EX INTERVENIENTE DESTA FALTA DE INFORMAÇÃO.

PEDRO VALE disse...

EM TEMPOS NÃO MUITOS DISTANTES, O REIMOEIRO ERA ESCOLHIDO PELO SEU ANTECESSOR. ESTE ESCOLHIA O SEU "BRAÇO DIREITO" QUE SERIA NO ANO SEGUINTE O REI.O QUE ISTO MUITAS VEZES GERAVA, O MONOPÓLIO DO LUGAR EM QUESTÃO. MAIS AO MENOS A PARTIR DE MEADOS DA DECADA DE 90 ALGUNS MOURISQUEIROS (NÃO DIGO NOMES PARA NÃO CORRER O RISCO DE SER INJUSTO COM ALGUÉM, MAS COM TIVE O PRAZER DE COMBATER),COMEÇARAM A A ESCOLHER UM MOURISQUEIRO PARA O LUGAR DE MEIO E HAVER UMA PROGRESSÃO DENTREO DA HIERARQUIA DA MOURISCADA. ESTA ASCENÇÃO SE NÃO HOUVEREM PRECALÇOS DURA CERCA DE 7 ANOS : 2 COMO MEIO, 2 COMO RABO E 2 COMO GUIAS, SÓ DEPOIS REI.
EM MEU VER ESTA FORMA DE ESCOLHA TEM COMO VANTAGEM DE DAR MAIS OPORTUNIDADES A MOURISQUEIROS DE IREM DE REI, POIS SÓ VÃO UMA VEZ E PERMITE FAZER UMA TRIAGEM DOS QUE REALMENTE TÊM PAIXÃO, POIS PRECISÃO DE PELO MENOS 9/8/7 ANOS PARA IREM DE LUGAR.RESUMINDO O REIMOEIRO ESCOLHE O REI QUE IRÁ DAQUI A 7 ANOS. A DECISÃO É SEMPRE DO REIMOEIRO, MAS MUITOS OPTAM PELA VOTAÇÃO DE UM GRUPO POR ELE ESCOLHIDO. OU SEJAJA SABEMOS NESTE MOMENTO QUEM SERÃO OS PROXIMOS 7 REIS.

São disse...

É curiosa esta forma de organização hierárquica dos mouros. Pelo que parece adoptaram uma maneira mais democrática de fazer a sucessão, estão de parabéns.
Quanto aos dois reis parece-me que merecem o posto alcançado, agora é contar os dias que faltam e esperar por boas " interpretações" de ambas as partes.

Anónimo disse...

E com grande orgulho que em 2008 serei REI MOURISQUEIRO depois de 14 anos de espera .
Como ja foi rectificado existe uma erarquia nos mourisqueuros e creio que ganhei o direito ao mais alto posto dentro dos mourisqueiros , tanto por anos como por amor e respeito que tenho a festa de SAO JOAO.
Agradeço a todos os que me apoiam (nao nombrados por serem muitos ) e tambem ao que me criticam pois asim fortalecem o meu direito e merito de ter chegado onde cheguei.
Acolho todas as criticas de bom agrado pois so asim se chega firme a todas as metas , embora alguns tentaram por todos os meios chegando mesmo a difamaren sobre mim para alcançar o posto de rei que asim sendo seriam rei sem merito proprio.
Un saludo a todo o mundo y feliz Sao Joao
o REI MOURO 2008: Filipe Dias