segunda-feira, abril 28, 2008

Demetrio Brisset em Sobrado

O professor Demetrio E. Brisset, da Universidade de Málaga, Espanha, que é um reconhecido especialista de Antropologia Visual, esteve há dias em Sobrado, no âmbito de uma estadia de trabalho que fez ao Curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, em Braga. Já aqui citamos este investigador das festas populares, nomeadamente pelos seus estudos sobre festas de mouros e cristãos na Espanha e na América Latina (cf, nomeadamente, Fiestas hispanas de moros y cristianos - Historia y significados ou Clasificación de los «moros y cristianos») .
Nesta passagem por Sobrado, e dado o tempo disponível ser escasso, Brisset limitou-se a ver alguns trajes da festa de S. João, passar pelo espaço da festa, nomeadamente no Passal e jantar num restaurante que, não estando situado em Sobrado, é gerido por sobradenses e apresenta motivos decorativos alusivos à Bugiada. Mas sobre este último aspecto faremos um outro post.
Para já ficou no ar a possibilidade de Demetrio Brisset voltar a Sobrado, não na festa deste ano, mas provavelmente na de 2009.

Sem comentários: