sexta-feira, junho 27, 2008

Ecos da festa de 2008 (1)

Aspectos de que gostei, na festa deste ano:

1 - A estátua: tudo somado, e ultrapassada a brincadeira de mau gosto ocorrida na inauguração, ela lá está. Passa a ser um marco de referência na vila e passa a dar um sinal permanente da identidade do seu povo e da sua festa. Foi boa esta iniciativa.
2 - A coragem do Reimoeiro: sabendo "daquilo que a casa gasta", assumiu a sua diferença e não se deixou vencer por aqueles que não toleram essa diferença; isto ter sido possível sem casos de maior é, em minha opinião, um sinal de maturidade para a festa e para Sobrado [já agora, uma vez que teve de se despedir do emprego em Espanha para participar nos ensaios e na festa, já que o patrão não lhe deu férias em Junho, resta desejar ao Filipe Dias que encontre rapidamente uma nova fonte de sustento].
3 - A homenagem que os Mourisqueiros discretamente prestaram, no cemitério, ao antigo Reimoeiro Fernando Caínha, após a Dança de Entrada. Pouca gente deu por isso, mas, até por essa razão, o gesto é bonito.
4 - As Estardalhadas foram particularmente criativas, este ano. Sem atropelarem ou aborrecerem ninguém, mostraram o que tinham a mostrar, de forma ousada e por vezes hilariante, comprovando que este pode ser um factor de grande interesse e inovação nesta festa.
5 - As actividades pedagógicas relacionadas com a Festa, levadas a cabo em escolas de Sobrado. Sendo um campo em que muito mais pode ser feito, foi bom ver esta tradição ser assumida nas actividades de ensino e aprendizagem.

(Continua)

15 comentários:

Anónimo disse...

na minha opiniao, nota zero para a comisao ,pelo que fez na casa cde bugio,e a prisao do velho das piores que ja vi... mas de resto salientar a corajem do reimueiro ,que nao esconde o seu mau desempenho na prisao..... boa sorte a proxima comissao , e tenham os eros en conta ...

Anónimo disse...

ola eu sou de fora da festa sou da terra vizinha "campo" como ja e custume venho ver a festa de sa joao , ese ano na verdade nao gostei ,nao gostei da atitude do velho na dança da entrada ,detestei a atitude da comisao na casa de bugio (alias tive que ajudar a servir a mesa) uma vergonha a prisao do velho ficou muito a quem dos outros anos tanto o velho como o rei mueiro estiveram mal. E para terminar o juiz da festa devia ter vergonha do ocurrido.
viva a banda de san martiho . temos o s joao no coracao .
obrigado s joao de sobrado

Anónimo disse...

PARABENS A TODOS OS PARTICIPANTES ,ESTAO TODOS DE PARA BENS CUCO E FILIPE , PARABENS .

Anónimo disse...

desculpen-me aos entrevenientes desta festa , mas foi vergunhoso ver a prisao do velho , cuco desiludiste completo.reimueiro que nem conheco, ficou muito aquem dos outros anos.ja para nem falar na comissao.vergunhoso.

Anónimo disse...

ola parabens ao domingos pela seu trabalho como rei e como homem ,realmente fizeste um trabalho bonito de se ver quanto a outra parte da historia nao pude seguir muito bem pelo que vi no palanque acho que o reimueiro estava muito nervoso e que nao conseguio os minimos pertendidos ,mas admiro a sua determinacao e a sua corajem devido a tudo que passou, Acho que se levou muito a peito todas as ameaças que lhe foram feitas e se esqueceu do grande dia ,mas na verdae ficaras guardado na lembranca de todos os sobradences pela corajem e determinacao, adorei a roupa do reimoeiro ,parabens ao meu amigo pinto pelo excelente trabalho que tem feito nos ultimos anos a nives de guarda roupas ,parabens tambem ao blog esta espectacular.

Anónimo disse...

eu nao sou participante da festa faço parte daqueles observadores natos para começar ,porque e que os bugios vao tao cedo para a porta do velho eram 3:30 passei a porta do cuco e ja estava um bugio de nome cardozo , que na verdade devia de ter vergonha de ocupar tal posto,comecou a festa porque e que o domingos cuco nao bateu a bugiada a porta dele nunca vi isso.chegando a casa de bugio ,porque e que nao havia ninguem para servir as mesas mais um falhanço, ao passar aporta largar a entrada na festa o cuco entrou com beleza dansando ,muito bem ,mas porque que quando vem das maçarocas para ca vem a correr nao a dancar, mas um erro,o velho apesar de ser alto nem se via no meio da bugiada nem levantava os braços nem as pernas ,que vergonha , na dança do sobreiro uma vergonha para fazer o que fez mais valia estar quieto,
parte da tarde ,tudo muito bem ate a sapateirada, o cego uma vergonha nao sei quem era mas gostava de saber ,quando se pede um serviço tem que saber o que se faz ,eu vi o machado e o bichana a dar indicacoes todo tempo ,uma vergonha,a partir dai correu tudo bem ate ao palanque ai sim que foi o inedito ,eu com 45 anos nunca vi tal coisa aode estava o advoigado dos mourisqueiros ,alugou a parte de traz e parecia que estava a meter pregos uma vergonha .chegou a hora dos mourisquieros entrar ,o reimueiro cheio de pustura entrou ninguem lhe fez frente mas ele tambem nao soube dar a volta ao texto .mas avergonha durou ate ao fim ate para descer com o velho teve que o largar e agarrar-lo pelas faixas , e a partir dai ja nada havia a fazer ate ao fim uma vergonha , Epara terminar com chave de ouro o juiz da festa perde a cabeça e envolve en pancadaria muito bem. muitas festas como esta .

Anónimo disse...

Pancadaria no final, essa foi a maior vergonha.
A prisão do velho podia correr melhor mas não correu, que sirva de exemplo para os futuros eleitos ao palanque e de quem os escolhe.
O papel da comissão é sempre ingrato porque é impossível agradar a toda gente, a próxima também vai ter esse problema em 2009.
Vai ser difícil manter o nível de donativos dos anos anteriores, pois estamos em crise…
É fácil criticar o trabalho dos outros, mesmo quando não estamos á altura de fazer melhor.(eu)
A cena na inauguração da estátua, foi um insulto a todos Sobradenses mas parece que há quem goste de ser insultado…

Anónimo disse...

Logo ao inicio da tarde parte da comissão já andava alcoolizada a passear pelon passal a meter-se nomeadamente com os bugios e mourisqueiro.Mas mais grave no moreira a mandar bocas durante a prisão do velho, e não falo dos candidatos mais obvios, falo de elementos femininos da comissão.

Anónimo disse...

Vou expressar a minha opiniao sobre o dia 24:Acho uma falta d respeito haver bugios as2.30 da manha em frente a casa do Domingos Cuco(esta tradiçao para quem nao sabe surgiu em 2004 qd um bugio q por acaso ja foi velho por duas vezes foi para a porta do Manel Rola as 3 da manha);a maior parte dos bugios deviam saber q a antiguidade é um posto e q so pq acordam cedo nao podem ir à frente dos mais antigos(lamentavel d ver k so por consciencia d alguns bugios homens com mts anos d bugio fossem nos primeiros);mt mal a comissao qd deixa a casa do bugio sem pessoas q cheguem para servir(sera q tava a arranjarem-s para o grandioso almoço q tiveram na escola);mt mal qd s vê um velho da bugiada a correr;uma vergonha as pessoas q s colocam no meio da bugiada durante a dança d entrada;o cego foi o pior dos ultimos anos(ja vou d bugio à mts anos e acompanho sempre e nunca vi um cego tao mau);o moço d vara esquecia-s d baixar a vara;mt mal um sr k por acaso ja foi velho dar um estalo num bugio(nao queria deixar entrar em sua casa para colher os direitos e ta no seu direito,agora agredir à falsa fé é k nao);um fulano q foi d reimoeiro à poucos anos e ja faz serviços na bugiada é do pior;o advogado dos mourisqueiros tava bebado desde a manha(a culpa nao é dele mas sim d quem o escolheu)e so nao caiu pq s segurava ao palanque;o reimoeiro nao teve pressao no palanque dos bugios;alguem s esqueceu da roleta;na dança do santo os bugios nao conseguiam ouvir a musica pq a banda tava a tocar no atrio da igreja;a vergonha do final da festa em q o juiz cessante queria ser o dono da festa(so tem estas atitudes qd ta bebado e com as costas guardadas);a falta d dinheiro q a comissao enfrenta para pagar o cartaz(pq sera k o Quim Barreiros nao queria tocar).
Para terminar espero q nao aconteça o mm para ano e que a comissao nao s esqueça realmente do q é importante para a festa,a Bugiada e a MOuriscada.(ja agora tds anseiam por ir d velho e eu sou um deles mas acho q ta na hora d o Luis da LOira e o Manel da Marta terem a sua oportunidade)
P.S.vamos começar com comissoes feitas por fulanos q querem ir d velho e q fazem td execepto dar a cara como vamos ter em 2009 e quem sabe em 2010.

Anónimo disse...

O grande almoço da comição de festas!
Quem paga é o povo?

Anónimo disse...

Ao ultimo comentário, apenas me vejo obrigado a fazer uma correcção, a tradição de ir cedo para casa do velho não começou em 2004 mas sim em 2003 em casa do Biço em penido e não foi um ex velho k começou mas sim os 2 guias do ano de 2002 e um dos guias do ano de 2008, não k é k eu tenho algo a favor do ex velho mas apenas pk parece justo dizer a verdade para quem não sabe....
Estou completamente de acordo com respeito ao facto de agora quem quer ir de velho faz a festa, como aconteceu em 2007 e vai acontecer outra vez em 2009 e bugios como, Machado,Manuel da Marta ou Loira vão ficando para trás, mas o Loira tem a sua grande oportunidade em 2010 visto que a festa será feita pelo Generoso em sociedade com a casa de bugio, quanto aos outros dois parece que não vão chegar a tão desejado e merecido lugar.
Para 2011 já dois bugios andam a juntar elementos para fazer comissão e consequentemente ir de velho, um tem uma escola de condução o outro apesar de não ser velho tem o cavelo branco, quem irá ganhar esta luta???? a resposta a seguir á festa de 2010 :)
Quanto á festa deste ano, apenas não vi a sapateirada, pois o cansaço apertou, mas do que vi gostei, da dança de entrada, das criticas(tembém estavam mt boas), a colheita dos direitos também penso que não há nada apontar, o mesmo se pode dizer do semear,gradar e lavrar acho que estiveram mt bem todos.
A prisão do velho teve no meu entender dois erros do reimoeiro, primeiro o apontar a espada para escada e segundo o largar do velho da bugiada, mas este segundo erro tem a desculpa de a faixa ter engatado na escada, (eu vi e é verdade) e só havia duas soluções ou largava o velho e desengatava a faixa ou caiam os dois, temos que desculpar a atitude foi por uma boa causa.....
cumprimentos, e boa festa de 2009

Anónimo disse...

o quim barreiros não queria actuar????? alguém sabe contar a história? para mim é novidade

Anónimo disse...

Oh diabo que a discussão já vai longa!
Boa ideia esta a de " pesar" prós e contras ( quase parece aquele programa conhecido).
Ora bem estive a ler o "rol" e a pesar no que foi escrito e levantado.
Em relação ao que o prof. diz estou completamente de acordo e tal como o tsiwari refere e muito bem, agarrava a ideia do folheto com unhas e dentes. É uma iniciativa que faz falta. Mas, e com grande tristeza minha, de tudo o que aqui foi referido julgo que um dos pontos mais importantes "fugiu" aos comentários.
Soube à pouco do trabalho realizado na escola de Paço e fiquei entusiasmada. É importantíssimo perservar a tradição através das camadas mais jovens, e esse trabalho (que na maior parte dos casos é feita em casa) pode e deve ser levada para as escolas. Para quando uma colaboração mais próxima da Casa do bugio e das escolas, num projecto mais abrangente? As nossas crianças agradeciam e nós também!

Anónimo disse...

Das outras questões levantadas pouco tenho a dizer a não ser que lamento. Lamento que se tragam " jogos de bastidores" a público e se banalize assim a festa. Lamento que o Reimoeiro tenha feito a tal pausa para agradecer sabe-se lá o quê. Lamento algumas escolhas feitas. Lamento que se constituam comissões para levar este ou aquele de velho em vez de se constituirem para fazerem uma festa cada vez melhor e angariar dinheiro para finalizarem as obras da Casa do Bugio e assim poderem dar a bugios e mouros melhores condições, e á terra um espaço/museu da nossa tradição. É triste que assim seja, e vem daí a importância de uma educação sólida dos mais novos do que é a nossa festa.

Anónimo disse...

Dr Manuel Pinto pessoa que mt prezo e que tem feito mt pela Bugiada, deixo aqui um pedido com Sobradense mas acima d td como bugio:pq nao, e com a ajuda da casa do bugio e d dos bugios mais velhos(repito mais velhos e nao bugios d topo!!!) fazer como os mourisqueiros e quem tem mais anos de bugio e que tenha condiçoes para ir d velho possa ir e nao como vamos ver nestes proximos anos ir quem faz a festa(nao q eu tenha nada contra essas pessoas). Pq senao vamos chegar a casos q bugios com meia duzia d anos possam ir d velho.Isto na minha opiniao é o mais importante.Dp e no seguimento do q diz a Sao num comentario pq nao,em vez d fazer noitadas com grandes bandas em q s gasta mt dinheiro,pegar em grupos mais baratos e apostar em acabar a casa do Bugio?Ja agora,sou bugio desde pequeno(nao d colo) e acho mal que s chame casa d bugio e nao casa S.Joao de Sobrado pq assim tambem englobava os mourisqueiros.
Em relaçao aos proximos anos vai haver um luta bastante renhida nao entre os bugios e mourisqueiros mas sim entre bugios e...bugios.Vamos ver quem tem mais força(isto é dinheiro) e vai d Velho...Espero estar enganado mas sera das maiores vergonhas da bugiada...Já agora na lista d bugios q merecem,alem dos nomes ja citados pq nao o "Bichana"?Sao poucos os que gostam e sabem mais do q ele...mas...