quarta-feira, junho 25, 2008

Então, que achou da festa deste ano?

Pois é: todos os anos é a mesma coisa e todos os anos é diferente. O que é que foi melhor e pior este ano? As danças dos Bugios e dos Mourisqueiros? As performances do Velho e do Reimoeiro? A Dança do Cego? As cenas de crítica, da parte de manhã?
Quem participou na festa deve ter uma opinião. Perguntamos: do seu ponto de vista, o que foi melhor e o que correu menos bem na edição de 2008 da festa de S. João de Sobrado? Qual a sua opinião? Que é que sugeria que se melhorasse em próximas edições? Comente neste espaço, por favor.

NB - Nos últimos dias, tivemos de recusar a publicação de três comentários. O motivo é simples: sob a capa do anonimato, insultava-se ou fazia-se insinuações e acusações a terceiros. Como este espaço não foi criado para isso e como achamos que é possível participar nele de forma civilizada, estamos, de novo, a apelar à participação. Há tanto para dizer sobre a festa, que é escusado gastar o nosso tempo com quem gosta de atirar pedras e esconder a mão. Então, a questão é: do seu ponto de vista, o que foi melhor e o que correu menos bem na edição de 2008 da festa de S. João de Sobrado? Que é que sugeria que se melhorasse em próximas edições?

8 comentários:

Anónimo disse...

Acho boa ideia este post. Pode ser desta que os leitores exponham as suas ideias, por agora fica a minha, que acompanhei a festa todo o dia e que fui assistindo/participando na nossa festa.
De um modo geral, e no que toca à organização da bugiada e da mouriscada, acho que tudo correu dentro da normalidade ( mas isso já se organiza por si, está intrinseco nos participantes, o que me "incomodou" de facto foi a organização do espaço. Digam-me por favor, porque razão regressaram os carroceis em grande força ao espaço da festa ( Passal)? Não seria melhor salvarguardar esse espaço para as nossas tradições? Fez-me confusão seguir os trabalhos da tarde e ter como fundo o barulho dos carroceis e do senhor dos cobertores.
Outro ponto que assinalo como negro para o dia, foi a escassez de pessoas para servir à mesa no almoço dos bugios. Lamentável a " aflição" dos poucos da Comissão que lá estavam para resolver a situação. Mais uma vez resalvo a necessidade de haverem prioridades bem definidas nas comissões de festas. Finalmente e para terminar, não com chave de ouro mas com chave de plástico, a banda a tocar o " Bacalhau" do Quim Barreiros no adro da igreja ( rodeados pela comissão cessante e a nova), enquanto pacientemente os bugios dançavam sem ouvir o melancólico som dos violinos na sua última dança. Quantos mais anos serão precisos para aprenderem a lição?

Anónimo disse...

Acho mt boa ideia este post...so foi msm pena as cenas lamentaveis de os cybernautas anonimos virem xamar nomes mas prontos...O que se ha de fazer...

É assim para ser mais simple vou fazer por pontos o que achei de mal que houve na festa:

1) Achei muito mas muito mal que na dança dos mourisqueiros tivessem lá para ai uns 5 jovens que mal sabia dançar ! Eles coitados...Acho que sim que se deve apostar nos jovens mas tb esses jovens têm-se de mentalzar que aquilo e uma coisa séria e que deeme esforçarem-se para fazer aquilo bem...E também nãpo gostei memso nada que tivsse lá um miudito que tinha para ai 13 anos se é que tinha essa idade...E ele coitado não sabia fazer mt bema dança mas...Mas mesmo assim acho que o miudo nao deveria ter entrado para os mourisqueiros ! Um miudo de 13 anos....Axei mt mal...Mas prontos...Decisões são decisões e temos que as respeitar por mais estupidas ou injustas que sejam...

2)A triste situação de os Bombos não terem andado pela nossa aldeia como antes era normal ! Isso uma situação que me deixou desolado apesar de nao ser la mt amante mas gosto que as tradições se cumpram ate ao fim...Mas prontos aconteceu...

De resto nada a apontar...

Mais uma vez Uma excelente festa de S.João De Sobrado...

Cumprts

Anónimo disse...

Pois bem! De positivo: o cartaz foi bom, os arruamentos estavam muito bonitos. O Filipe como reimoeiro esteve no seu melhor e calou muitos maldizentes. Parabéns também ao Cuco pelo seu desempenho como Velho.
Há pormenores que no seu todo fazem muito: no almoço não vi ninguém da comissão, não percebi porquê! Talvez estivessem todos preocupados em aparecer na procissão. Não havia lá ninguém para resolver os problemas. Também achei uma falta de respeito para com os bugios o facto de ainda não se ter começado a Dança do Santo e já estarem todos no adro da Igreja a empossar a nova Comissão com a Banda de S. Martinho a Tocar. E depois, nem se ouviam "as rabecas"... De lamentar no fim, a postura do Zé Domingos, que depois de ter feito um bom trabalho, perde a postura e envolve-se nos desacatos. Era de evitar!!

Anónimo disse...

A festa deste ano acho que esteve mt bem, no que toca a bugios e a mourisqueiros, mas muito mal no que toca á comissão de festas.
1º Na 6ª feira dia 20, não foi comprido programa pois não foi deitado o fogo.
2º Não apareceram os bombos nas vespera, coisa nunca vista e que põe a nú a falta de organização da comissão.
3º este ponto o mais grave, não havia na casa do bugio pessoas suficientes para servir os bugios, houve bugios que não chegaram a comer pk nada lhe foi servido,pois as pessoas que estavam lá a trabalhar não conseguiram servir toda gente, lamentavel.....Estava mais gente da comissão, de fato e gravata, na varanda da junta que a servir a bugiada, isso sim parece ser importante.

Eu fiz parte da comissão são joão de sobrado,ano 2006 , a grande maioria dos elementos eram bugios e mourisqueiros, mas os restantes elementos da comissão preferiram ficar a servir os bugios, não foram para a "montra", pediram a pessoas amigas para ocupar o seu lugar na procissão, isto sim é fazer a festa pela paixão.

Espero que o ano de 2009 nos traga uma comissão apaixonada pela festa, que os erros deste ano não se repitam, pois os mesmos dão para aprender.

Bom trabalho, meus amigos, pró ano cá estaremos para comentar o vosso trabalho, que poderá ter erros, mas que todos os anos se deve considerar como um trabalho muito dificil

Anónimo disse...

Queria aqui expressar a impressao que tive sobre a festa deste ano...
Fui participante nesta mesma festa como Bugio, mas tenho a lamentar varias situaçoes que verifiquei ao longo do dia...
Passo a citar:

1º Poucas pessoas a servir o almoço para tanta gente...

2º Durante a dança de entrada dos Bugios o que era feito da Banda que nos acompanha??!! tavamos a dançar ao som apenas dos nosso guizos e castanholas... pois nem a musica que nos é caracteristica ouviamos...

3º A programação das noitadas...

4º Por ultimo, mas nao menos importante, é de lamentar o comportamento de certos bugios incluindo o proprio rei face ao rei dos mourisqueiros... Pelo amor de Deus, cada um é como é, independentemente das suas opçoes..
Por isso mesmo felicito o "rei dos mouriqueiros" pelo seu desempenho admiravel, apesar de toda aquela situaçao lamentavel...

Os meus Comprimentos...

Anónimo disse...

Parabens pela Festa 2008.
Quanto ao Cartaz gostei bastante da Banda de sexta-feira, musica variada e muito bem interpretada. A vocalista era uma fera no palco. Grande Som. Ez-Special foi normal e Delfins 5 Estrelas. Bom trabalho

Anónimo disse...

Os maiores cumprimentos a todos os que participaram na festa com maior destaque para o Cuco e principalmente para o Filipe (não que eu tenha algo contra o primeiro, muito pelo contrário,mas porque quem me conhece sabe a paixão que nutro pelos mourisqueiros e pelo mourisqueiro - o meu primeiro par). Uma palavra de apreço ás entraijadas, que pela primeira vez em muitos anos souberam respeitar os observadores sem brincadeiras de mau gosto e aos Sobradenses que mais uma vez mostraram saber receber.
Um último apontamento para as futuras comissões - a festa é mais do que angariar dinheiro para a festa e ir na procissão.

Anónimo disse...

É claro que este pequeno reparo há comissão não envalida o excelente trabalho desta na organização das restantes actividades como por exemplo as noitadas.