sábado, junho 21, 2008

Estátua homenageia Bugios e Mourisqueiros

Foi hoje inaugurada, na rotunda central de Sobrado, a estátua que a autarquia local decidiu mandar construir, em homenagem à Festa de São João de Sobrado e, em particular, a todos aqueles que têm sido os protagonistas desta tradição popular.
Depois de uma rápida passagem pelo local, em hora pouco propícia para a fotografia, aqui ficam as primeiras imagens deste trabalho em metal fundido, envolvendo um peso de cerca de 850 kg, concebido e realizado pelo escultor Agostinho Rocha. Noutro momento voltaremos a este assunto.



_



[O acto da inauguração ficou assinalado por um episódio lamentável: por debaixo da cobertura que escondia a estátua a inaugurar, alguém havia colocado no Velho da Bugiada, à socapa, um símbolo fálico. A mensagem creio que toda a gente a percebe. Mas não se pode aceitar que aqueles que não têm coragem de expressar cara a cara e nos locais próprios as suas opiniões, se aproveitem de momentos como este para dar conta da sua intolerância e da sua incapacidade de aceitar a diferença].

8 comentários:

Anónimo disse...

Que episodio lamentavel se passou? que mensagem era?

Manuel Pinto disse...

O que se passou foi aquilo que a informação acima descreve.

Anónimo disse...

Por acaso até estava giro :)
e foi bastante oportuno.

Anónimo disse...

Em minha opinião quem teve aquele acto desagradável só pode ser alguém com uma mentalidade muito atrasada e que não consegue lidar com as diferenças dos outros!
A pessoa que teve aquele pensamento e mais tarde passou à acção com toda a certeza esqueceu-se de um grande pormenor, é que não envergonha apenas o mourisqueiro mas sim toda a população de Sobrado pois a festa é de todos e todos contribuem para o melhor,e não estavam apenas sobradenses a assistir à inauguração...!
Devemos todos aceitar as diferenças das pessoas e deixarem-se de preconceitos!!!
Um bem haja a todos os mourisqueiros e que não se deixem desmoralizar por este tipo de pessoas!
Sílvia

tsiwari disse...

Manuel : se tentarmos ser algo benévolos, diríamos que a dança da entrada começou mais cedo, este ano. [Antevenho, sinceramente, que me vou sentir envergonhado do que por cá se vai passar! Quem me dera estar enganado.].

Se ao episódio dermos o sentido que deixa subentendido, posso dizer-lhe que este é um dos momentos mais tristes para nós, enquanto população, mas o que o Reimoeiro não esconde é, por outro lado, sinal da raça grande de que são feitos alguns sobradenses.
Lamentável é que esta sua atitude ainda tal signifique.

Anónimo disse...

Que a situação foi lamentável é indiscutivel mas que a "coisa" tem a importância que lhe queremos dar isso é um facto.
E afinal de contas a nossa festa tem um grande componente sexual, senão vejamos: As imagens que os advogados utilizam não chocarão ninguém? a linguagem utilizada nos diálogos das " personagens" não´terá também ela grande componente sexual? A sexualidade faz parte da nossa festa. Não louvo a atitude do audaz que teve a infeliz ideia ( que tem sido motivo de chacota na terra, e que marcou o acto solene) contudo a festa é assim, o povo é assim, e independentemente do "credo" dos intervenientes será sempre assim.
REsta seguir caminho e esperar que as criticas de terça feira não sejam demasiado "audazes". Bom s. João aos leitores e parabéns pelos três anos.

Ana Maria Sousa

Rogerio Vaqueiro disse...

O estátua (na verdade são 3) está cá, é nossa, é uma excelente obra de arte e homenageia uma tradição forte o suficiente que justificou a sua existência.

Quanto à triste polémica que tentaram cobardemente desencadear, julgo que nem sequer o chegou a ser. Pelo menos a avaliar por quem esteve na cerimónia da inauguração.

Se a estátua representa a tradição do S. João de Sobrado, ambas merecem o nosso inteiro respeito.
Tal como o Santo ela é nossa!!!...

Anónimo disse...

Isto só bem mostrar que afinal a gente de Sobrado ainda tem a mentalidade de antigamente.É preciso inovar mas parece que é dificil. Ainda por cima gozam com outras localidades. Quem cospe para o ar sujeita-se a que o cuspe lhe caia em cima. Como alguém sugeriu se calhar a pessoa ou pessoas que fizeram isto nao estaram na "lista cor de rosa"?Era engraçado saber...