domingo, junho 01, 2008

Memórias do tempo de André da Munha (1)

André da Munha foi talvez o Velho da Bugiada que mais tempo ocupou o lugar. Diz-se que mais de 20 vezes. Era ele que pontificava nos anos 60. E não haverá quem não reconheça que fazia o papel como muito poucos.
Do que muitos não se lembram é que ele foi, por mais de uma vez, feito prisioneiro pelo próprio filho, Fernando da Munha que foi vários anos o Reimoeiro.
O mais interessante destes episódios é que a primeira vez que Fernando prendeu o pai André, nem sequer era Reimoeiro.
Como foi isso possível, perguntará o leitor?
Ora isto traz à baila um episódio trágico que ocorreu na festa de S. João, nos inícios dos anos 60. Havia, na altura, o costume de ligar os dois castelos por um arame, no qual se fazia circular umas roscas de fogo de artifício. De resto, em cada um dos castelos instalava-se igualmente uma roldana de fogo que era activada em dado momento dos combates, para dar mais dramatismo ao momento. Aconteceu que, nesse tal ano, alguém terá cortado o arame, por motivos que não consegui apurar, e o dispositivo de fogo preso foi incendiar a pólvora no castelo dos mouros. Gerou-se o pandemónio no local, com os mouriscos a saltar de cima do castelo, e pelo menos O Reimoeiro ficou queimado, tendo sido levado para o hospital.
Apercebendo-se do que se passava (e sabendo que o filho estava no meio da confusão), o Velho interrompeu a cerimónia e, encontrando o filho, perguntou-lhe se ele se sentia em condições de assumir, ali mesmo, o lugar de rei, dando seguimento à função. E foi assim que o filho, simples mourisqueiro, se viu na inesperada contingência de ter de atacar o castelo bugio e aí aprisionar o Velho, seu pai. Mas tarde, já depois de vir da tropa, tendo ido por mais duas ou três vezes de Reimoeiro e mantendo-se André da Munha à frente dos Bugios, Fernando voltaria a praticar o mesmo feito. Mas o Velho, como manda a tradição, conseguiu sempre libertar-se.

(Se viveu ou conhece outras histórias da festa - e não há quem as não tenha - escreva na zona de comentários ou envie por e-mail para casadobugio@gmail.com).

Sem comentários: