domingo, agosto 16, 2009

Nuno Ribeiro: um herói de Sobrado bicampeão da Volta a Portugal



Este post não tem a ver com a festa da Bugiada mas tem a ver com outro motivo de festa que hoje congrega muitos sobradenses: a vitória do ciclista Nuno Ribeiro, na 71ª Volta a Portugal em bicicleta.
Ele é o terceiro ciclista de Sobrado a ganhar uma volta a bicicleta, depois de Fernando Moreira e de Joaquim Leão, em 1965, pela então existente equipa do Futebol Clube do Porto. Mas nunca nenhum destes três tinha cometido a proeza de Nuno Ribeiro: ganhar duas vezes a Volta (já o tinha conseguido em 2003, numa performance muito próxima da deste ano). Merece parabéns redobrados e os motivos de festa são também eles redobrados.
Contudo, o que torna esta segunda vitória ainda mais saborosa e interessante é o facto de ter sido conseguida por um ciclista que não era dado como o ás da sua equipa (dizia-se até que o seu papel, como tem feito nos anos anteriores, era trabalhar para a vitória de outro colega) e que, desde a prova da subida ao monte da Senhora da Graça, soube gerir uma diferença mínima com o segundo classificado, manter a camisola amarela e ganhar ontem aquela subida espectacular à Serra da Estrela, fazendo aquilo que um comentador chamou “um contra-relógio de montanha”, sozinho durante muitos quilómetros. Foi, de facto, uma vitória empolgante de um corredor humilde que, aos repórteres respondia sistematicamente que se sentia bem e que tinha a equipa a ajudá-lo (mesmo quando essa ajuda nem sempre foi linear). Nada fanfarrão, poucos à partida suporiam que seria a grande figura desta Volta, ganhando também o Prémio da Montanha.
Há, pois, motivos de festa em Sobrado e certamente que, para além da recepção que lhe vai ser feita, outras formas haverá de lhe manifestar reconhecimento e apreço pelas proezas alcançadas.
(Crédito da foto: A BOLA online)

4 comentários:

joel disse...

Ola forum , realmente este sobradense esta de parabens o nuno ja nos prendou 2 vitorias a volta a portugal,parabens nuno ,mas ja que falamos de homenagens deixo aqui um desafio a todos os sobradenses e bugios e mourisqueiros ,que sao conhecedores da festa de s joao qual os seus idolos ou admiradores dentro da festa de s joao ex bugios ex mourisqueiros pessoas que fizeram ou fazem servicos musicos cumisoes ,todos aqueles que de uma forma ou de outra merecem deixar seu nome na historia do s joao de sobrado ,e uma maneira de promover a festa e relembrar pessoas que podem estar esquecidas .
eu deixo aqui um exemplo joaquim tarado ja faleceu q mais de 10 anos homen apaixonado pelo livro e pela pena um doutor da lei de topo,um apaixonado pela festa ,ficaa aqui a minha pequena homenagem a ele. fico a espera de outros abraco.

Anónimo disse...

2 anos atras lindoro da ribeira bugio mais velho... saudades

Anónimo disse...

Saudaçoes,
Depois de ter percorrido mts quilometros a acompanhar a ediçao deste ano da volta a Portugal, como apaixonado do ciclismo mas acima de tudo como sobradense, apoiando o Nuno é com imensa tristeza e revolta que li e reli, e ouvi e vi varias vezes para perceber que nao era nenhuma brincadeira. Sim eu sei que ainda falta a contra-analise e que ainda nao é definitivo mas foi como se tivesse levado um murro...O exemplo que admirava por tudo o que ja fez e com a humildade que o caracteriza fez aquilo que um heroi nunca pode fazer...enganar todas as pessoas para quem era um heroi...pessoas que como eu vijaram por Portugal para o ver correr, ao sol,à chuva,ao frio, fazendo o que podiam para o apoiar para no final ter esta noticia.Um exemplo de humildade,de esforço,de companheirismo para os mais novos para um exemplo do que nao se pode fazer no desporto...Batotice na pior forma.
Deus queira que eu esteja enganado e se assim for vou ser o primeiro a pedir desculpas por este comentario...

Anónimo disse...

E tudo o doping levou...