quarta-feira, maio 27, 2009

O que são "verdadeiros bugios"







A São colocou aqui em baixo um comentário que acho valer a pena ser 'repescado' para aqui. Referindo-se a uma expressão que já apareceu aqui em comentários várias vezes, diz assim:
"Já agora aproveito para lançar uma questão e, quem sabe encontrar uma definição para o termo tão correntemente usado nesta giria " bugiística".
Algum leitor me consegue definir este termo "Verdadeiros bugios"?
O que são os verdadeiros bugios?"
Quem quer dar uma achega para a resposta?

quarta-feira, maio 13, 2009

Quem atira a pedra não deve esconder a mão

A participação de todos os interessados em debater o que aqui se escreve e publica é bem-vinda. Mas para isso é necessário respeitar algumas normas.
Não é bonito "atirar a pedra e esconder a mão", para ver o que dá. Quem pretender criticar ou louvar uma pessoa ou uma instituição, é livre de o fazer, desde que não ofenda ninguém, mas deve ter a coragem de colocar aqui o nome. Os "atiradores furtivos", esses, não são bem-vindos neste espaço.
Por isso, a partir de agora, comentários desse tipo não serão publicados. Não faria sentido que um blog que foi criado para realçar uma festa única em Portugal se tornasse um foco de quezílias e um palco de guerras surdas. Dar a opinião de forma fundamentada e correcta (incluindo do ponto de vista da língua portuguesa), respeitadora das opiniões dos outros, continua, certamente, a colher toda a aceitação possível.
Recordo o mail para onde se poderá enviar mensagens, no caso de alguém pretender não propriamente colocar comentários, mas contactar o autor do blog: casadobugio@gmail.com.

domingo, maio 10, 2009

Generoso Ferreira das Neves será juíz em 2010

O Sr. Generoso Ferreira das Neves acaba de confirmar à Direcção da Associação da Casa do Bugio que assumirá o papel de juiz da festa de 2010, tendo a própria Casa do Bugio como promotora e organizadora, como estatutariamente lhe compete.
Generoso Ferreira das Neves é um sobradense que trabalha há longos anos no Rio de Janeiro, onde se tornou um conhecido empresário ligado ao transporte público. Como já anteriormente aqui contámos, era um entusiasta da Festa da Bugiada ainda antes de ir à procura de melhor vida no outro lado do Atlântico. Em 1992, porém, tendo um dos seus filhos sido raptado, prometeu a S. João que se ele fosse restituído à liberdade e com saúde, faria a festa de Sobrado de cinco em cinco anos. Assim tem acontecido e assim voltará a acontecer.
Recorde-se que a Associação da Casa do Bugio e das Festas de S. João de Sobrado foi fundada em 21 de Dezembro de 1993, está legalmente constituída e com contabilidade organizada. Consta do Par. 2º do artº 1º dos seus Estatutos que:
"O fim do organismo é especialmente a organização das Festas de S. João de Sobrado, a construção, gestão e orientação da Casa do Bugio para realização de objectivos sócio-culturais ligados às festas das Bugiadas e promoção sócio-cultural da Freguesia de Sobrado, Valongo".

segunda-feira, maio 04, 2009

Como escolher o Velho da Bugiada?

Nos últimos anos, o processo da escolha do Velho nem sempre tem decorrido da melhor forma.
Como bem sabe quem acompanha de perto esta matéria, tem cabido às Comissões de Festas a escolha do chefe dos Bugios. Mas acontece que tem surgido, por vezes, a dúvida sobre se não se anda ou pode andar a constituir comissões só para escolher o Velho. Em lugar de seguir a tradição de ir nessa função quem mais provas deu ao longo dos anos e mais pode engrandecer a festa, vai A ou B, às tantas porque é amigo dos da Comissão.
Convém ter em conta que, ao levantar aqui este assunto, não se está a fazer um juízo de ninguém nem de nenhuma Comissão em particular, mas a suscitar um problema que foi discutido na última Assembleia Geral da Associação da Casa do Bugio.
Nessa altura, foi manifestada a vontade de encontrar uma forma análoga àquela que os Mourisqueiros já encontraram para a escolha do seu Reimoeiro, e que lhes tem permitido um modo de agir que não tem levantado problemas de maior. A ideia seria, portanto, a de entregar aos próprios Bugios a tarefa de encontrar a melhor solução para a escolha do Velho.
Na sequência do debate havido na Assembleia, foi decidido continuar a reflectir sobre o assunto. Nesse sentido, a Direcção da Casa do Bugio anunciou ser sua intenção convocar, neste próximo Verão, uma reunião de Bugios para analisar a situação e tomar decisões. Porque uma coisa é certa: uma decisão dessas é aos Bugios que compete em primeiro lugar, particularmente àqueles mais experimentados e mais rodados nestas andanças da festa de S. João.
Entretanto, na zona dos comentários, todos podem apresentar as suas sugestões. Não para referir nomes, mas para propor o melhor modo de proceder na escolha, futuramente, do Velho da Bugiada.