sábado, setembro 26, 2009

Sr. Generoso completa hoje 80 anos



Hoje há festa no Rio de Janeiro em celebração do 80º aniversário do Sr. Generoso Ferreira das Neves e a festa de Sobrado está lá presente.
Nascido em Sobrado em 26 de Setembro de 1929, o Sr. Generoso emigrou nos anos 50 para o Brasil e lá se tornou um nome relevante no mundo dos negócios. A ligação à festa de S. João data de quando era jovem e chegou a ir quer de Mourisqueiro quer de Bugio. Nos anos 80, ele tinha vindo para a Europa, para festejar o S. João, mas passou antes da festa por Paris. Lá tomou conhecimento de que o seu filho Cassiano fora raptado e que lhe era exigido um resgate para lá das posses que tinha para reaver o filho. Invocou o S. João de Sobrado e as negociações com os raptores resultaram bem. Em agradecimento, o Sr Generoso, além de ir todos os anos à festa, prometeu ir de Juiz de cinco em cinco anos. E tem cumprido a promessa. Em 2010 voltará a ocupar esse cargo, presidindo à comissão organizadora que cabe à casa do Bugio.
Cientes desta ligação à festa, os familiares decidiram proporcionar hoje uma surpresa ao aniversariante: o convite endereçado a centenas de pessoas, entre as quais alguns sobradenses (e que ele não deve ter visto) está recheado de fotos e elementos gráficos alusivos à Bugiada. No local da festa, haverá uma meia dúzia de manequins vestidos com os trajes da festa sobradense e a cada participante serão oferecidas umas castanholas como as que trazem os Bugios.
Parabéns, então, ao juiz de 2010!
(Foto: O Sr. Generoso e a esposa na procissão da festa de 2009)