quarta-feira, dezembro 09, 2009

Casa do Bugio no Conselho Geral do Agrupamento de escolas

O presidente da Direcção da Associação da Casa do Bugio passa, a partir de hoje, a ser formalmente um dos membros do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de São João de Sobrado, após a tomada de posse que se efectua esta noite.
O presidente foi convidado pela Direcção do Agrupamento, num quadro de abertura das instituições educativas à vida e dinâmicas da comunidade local, sendo de esperar que desta participação venham a surgir perspectivas de colaboração mais intensa, nomeadamente em torno do património cultural popular que representa a festa de S. João de Sobrado.

terça-feira, dezembro 01, 2009

Já há Velho da Bugiada ... e já havia Reimoeiro

José Machado será o próximo Velho da Bugiada da Festa de S. João de Sobrado. A decisão foi ontem ratificada pela Comissão da Festa de 2010, depois de o nome ter sido escolhido no passado sábado, pelos ex-Velhos da Bugiada reunidos na sede da Associação da Casa do Bugio.
José Machado, de 43 anos, exerce a profissão de padeiro e tem uma longa história ligada à festa. O seu nome mereceu a concordância de praticamente a totalidade de cerca de uma dúzia de sobradenses que, num passado mais ou menos recente, já ocuparam o cargo de Velho.
O nome aprovado foi aquele que reuniu as características que haviam sido delineadas numa reunião anterior, e a que aqui fizemos referência.
Recorde-se que a Direcção da Associação da Casa do Bugio, a quem estatutariamente cabe zelar pela realização e preservação da Festa, havia decidido entregar a escolha do Velho da Bugiada ao grupo daqueles que já estiveram nesse lugar. Essa opção pareceu ser preferível àquela outra de colocar eventualmente o assunto numa assembleia geral, visto que, na assembleia, a deliberação corria o risco de ser tomada por pessoas que ou nunca foram de Bugio ou não têm nem o conhecimento nem a experiência exigíveis nesse processo de escolha. Foi, pois, uma forma de colocar essa deliberação nas mãos de quem sabe do assunto.
Recorde-se que o chefe da formação adversária, o Reimoeiro (ou Rei Mouro), há muito tempo que já havia sido escolhido. Trata-se de José Maria Dias Moreira, da Rua de Fijós. Foi a opção natural depois de ter percorrido os escalões da formação mourisqueira, desde Meio, passando por Rabo e até chegar a Guia. Tem sido essa a regra definida de comum acordo entre os Mouriscos.