sexta-feira, junho 25, 2010

Na hora de fazer avaliações

Mais uma festa, mais uma intensa jornada vivida ontem em Sobrado. Fica aqui espaço para cada um que o viveu poder comentar aquilo de que mais gostou, o que lhe chamou a atenção, o que seria de corrigir ou melhorar no próximo ano, o que houve de novo.

28 comentários:

jose alexandre disse...

Meus parabens ao Ferreiro e ao Machado ,e a todos que, de uma forma ao `de outra participaram nesta festa, parabens a comissao nada apontar nota maxima ....
parabens a todos

Anónimo disse...

DESDE JÁ OS MEUS PARABÉNS AO REIMOEIRO QUE EXCEDEU AS EXPECTATIVAS E AO MACHADO PERANTE GRANDE ESFORÇO LEVOU TUDO ATE AO FIM !


DE LAMENTAR O INCIDENTE DE UM BUJIO TENTAR AGREDIR UM MOURISQUEIRO DURANTE A PRISAO DO VELHO SO PORQUE ESTE O EMPURROU POR NAO TER ESPAÇO ! ESTE INCIDENTE È LAMENTAVEL E VERGONHOSO PARA A FESTA EM SI E PELOS BOATOS O BUJIO ERA UM EX-VELHO O QUE AGRAVA AINDA MAIS! TODOS SABEM QUE NA PRISAO HÁ EMPURROES E QUEM NAO OS QUISER TER QUE NAO SE META LA NO MEIO ! AGORA AMEÇAR E ESTRAGAR UMA FESTA ISSO NAO!


DE RESTO ESTEVE TUDO MUITO BOM ! UM LINDO DIA PARA UM BELO S.JOAO !

Filipe Ferreira

Anónimo disse...

Gostei da actuação do velho da bugiada e do reimoeiro...acho que uma parte melhor em relaçao a outros anos foi a entrada dos bugios em campelo ter sido feita a dançar e não a correr, o que torna mais bonito...nao e uma corrida de atletismo mas sim uma dança...ha sempre comportamentos de lamentar de algumas pessoas mas isso pronto...e o pao nosso de cada dia

Anónimo disse...

BUGIADA A MODA ANTIGA, DANSADA . MUITO BEM MEU AMIGO MAXADO ,FERREIRO CALOU A BOCA A MUITA GENTE ,A SAPEITEIRADA QUE TANTO CRITICADA FOI ESTEVE MUITO BEM NANDO ALEXANDRE CARDOSO PARABENS ,PRISAO DO VELHO ESTEVE DENTRO DO NORMAL ,POR ISSO PARA O ANO QUE SEJA IGUAL , JA OUVI DIZER QUE VAI SER O ATO DE IGREIJA O VELHO.
MAIS UM ANO DE GREVE .........LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLO

tsiwari disse...

Continuo a ver, em cada edição, tanta coisa positiva : tanta gente numa atitude genuína de entrega no usufruir da festa; tanta emoção no escutar das músicas, no apreciar das danças,... e a isso é que é preciso dar continuidade.

Parabéns a todos os que contribuíram para este lavar de alma.

E com tanta fotografia registada, nenhuma para partilhar connosco, hein???

E se se constituísse um "arquivo" para o qual se pudesse contribuir com, digamos, duas ou três fotos - aquelas que os autores considerassem as mais dignas de fazer parte desse acervo e assim se fosse elaborando um registo das festas, nas suas diferentes edições?

Um abç

lavrador disse...

Pois chegei tarde ,acho que ja falta pouco para comentar , parabens para o velho e reimoeiro,
este ano como ja nao vinha e fazer a muitos anos ,e como nao fiz nenhum serviço ,acompanhei tudo da parte de tarde.
as 3 horas saio colher direitos,mais um mourisqueiro de nome miguel cabeda a fazer serviço , mas esteve muito bem, surprendeu-me ,semear foi o parceiro do rola (nao sei seu nome) tambem esteve muito bem embora um pouco rapido mas esteve bem,e agora bem o que eu custumo dizer serviços de top....
gredar flavio na minha opiniao como e um serviço que ja fiz e gosto de fazer acho que esteve mal, muito rapido nao ia a frente do gado nao descutia com os moços e acho que nao sabia o basico para fazer esse serviço, nao e so presiço caio pro chao e dizer palabroes ,tem de se saber fazer as coisas .
lavrar esteve realmente muito bem como se diz esteve de pinta,um pouco rapido mas com classe ,sapateirada sapateiro surprendeu me mas nao que dizer que esteve bem acho que estva um pouco mecanico e repetia muito as coisas , escapa ,moço de sapateiro esteve bem, mulher acho que o cardozo as vezes que ja foi de mulher devia fazer algo mais ,ja se acha craque,moco de cego,no meu ver e de certeza no ver de quem percebe da sapateirada esteve bem ,realmente espetaculo um homen com cento e tal quilos fazer aquele papel nao e facil e com a classe que o ze alexandre fez .Cego esteve bem ,mas acho uma pouca vergonha esse esenhor ocupar tal posto ,de reimueiro directo para cego ,e so por ser filho d senhor antonio pinto musico,
mas proto ,se calhar nao havia mais ninguem para tal.
prisao do velho no meu ver esteve bem nada de anormal , gostei muito das crianças o maxoado esteve bem e o ferreiro tambem.
na serpe nada a apresentar.
a comisao apesar de criticada no meu ver este muito bem ,fogo espectacular .
pro ano a mais ..

bugio apaixonado pela grade...

Anónimo disse...

"QUE VAI SER O ATO DE IGREIJA O VELHO"
sr. anonimo pode explicar o significado desta sua frase?

APereira disse...

Desde sempre se ouviu falar deste tipo de intriguices sobre quem faz o quê nas Bugiadas e Mouriscadas, no entanto para quem, como eu, só está a ver correu tudo relativamente bem. E digo relativamente porque me pareceu de facto muito apressada a prisão do velho e porque a locução não foi de todo bem feita. É uma luta entre as duas maiores forças, o bem e o mal, e faltou-lhe a emoção, a dita paixão que se vive neste nosso S. João!
Cumprimentos a todos os que trabalharam para esta festa e força áqueles que já estarão a preparar a próxima!

Anónimo disse...

Boa dia a todos!
Na minha opinião e mau dizer que o maxado esteve bem, para o futuro quem for representar o papel de velho nao faça o que ele fez.Ele em cima do castelo passou 2 vezes enfrente a escada isso nao se pode fazer depois passou muito tempo no meio dos bugios, ate parecia mais um bugio do que um rei, depois o castelo nao tinha janelas! para quem percebeu um pouco sabe do que me refiro. depois de ser preso fez vara logo escada enrrado tinha pelo menos dado uma volta as varas nao fez muito mal, o advogado dos bugios seu nome poeira ex-velho pior, em vez de ele descer primeiro do que o miudo nao ficou para ultimo , pensava ele que tinha que ser ele a limpar as vagadas do velho ? outro ponto negativo quando ia preso pelos mourisqueiros, o maxado tinha que se aproximar dos guias dos mourisqueiros, mas nao! estava junto dos rabos, muito mal... No que diz respeito a preparaçao fisica muito fraco sem capacidade de poder dançar e muito menos nos ataques ao castelo.UM ANO PARA ESQUECER NAO SERVE DE EXEMPLO PARA NINGUEM,DESCULPA
PARABENS FERREIRO DESTE CONTA DO RECADO, PARABENS !"!!!!!

pedro disse...

Assinar como anónimo é muito fácil...dê a cara e depois ser-lhe-ão esclarecidas as coisas......gente fraca..

jose alexandre disse...

Nao sei porque sao aceites estes tipos de comentarios ,que nao vem assinados.

Nuno Queirós disse...

Boa Noite (:

Em minha opinião, foi mais um ano vivido cheio de emoção, esforço e dedicação por parte de todos os que participam activamente na festa e, de todos aqueles que directa e/ou indirectamente fazem surgir tudo aquilo que surge no dia de São João !
Não será correcto proceder a uma avaliação, nao deveremos tomar a festa de são joão como algo formal, algo que tenha que ser estipulado e cumprido segundo regras, isto porque é sempre bom assistir e, independentemente do decorrer da festa a verdade é que as pessoas estão sempre presentes para assistir e, se o fazem, é porque minimamente gostam daquilo que vêem ( não compreenderiamos se as pessoas fossem obrigadas a estar num local onde não gostam ), e mais do que isso, nao deverá ser correcto criticar, mas sim progredir para o próximo ano que vem ! Mas todos nós sabemos que por mais que se tente que tudo corra bem, existem sempre imprevistos, ninguém é dotado de perfeição, e isso sim é que torna a festa orgânica, real e que não seja algo que já esteja previsto acontecer ! A meu ver, mais do que criticar, desde já agradeço a todos os bugios e mourisqueiros que participam na festa, porque são grande parte que fazem com que festa seja possível de acontecer !
Não deveremos calcular tempos, nem prestações, nem incidentes, simplesmente permanecer a festa viva e, quebrar quase como uma "regra" de que ano para ano tudo tem que ser exactamente igual ! Obvio que a essencia da festa continua , mas pormenores como as horas, se corre mais ou menos que A ou B é relativo, a ideia é essa , é variar , mas que assim de tudo compreendermos que as pessoas dão o seu melhor e, por isso mesmo , PARABÉNS a todos :D


Nuno Queirós

Nuno Queirós disse...

Boa noite (:

Em minha opinião, mais uma vez a festa de São de João de Sobrado correu segundo expectativas positivas que possuia de minha parte, isto porque, antes de mais gostava de agradecer a todos os que directa e/ou indirectamente participam na festa e, que com muito esfoço, dedicação e vivacidade tornam possível a que todos os interessados estejam presentes para visualizar a festa !
Acho importante que, mais do que criticar, se façam progressos para o ano que vem e, que não estejamos a balbuciar sobre o que já passou e não pode ser mudado !
Não é necessário criticar algo que já passou, isto porque a meu ver, a festa não deve ser algo que seja estipulado como uma "regra", que tenha que acontecer sempre de igual forma, a verdade é que a essencia da festa continua a mesma, mas se foi mais rápido ou mais lento, se o Velho dançou e/ou correu mais do que A ou B , isso é tudo muito relativo, nao somos todos iguais, e daí o interesse da festa, manter a essencia, mas vivenciarmos momentos diferentes de ano para ano ! Porque só assim se mantem a organica, a originalidade e a realidade da festa, nada corre como planeado e nós sabemos disso ! E, quem somos nós ( ou grande parte de nós ), para julgar, se não sabemos o que é estar nos papeis mais importantes da festa ? A verdade é que quem nunca errou, que atire a primeira pedra ! Desde já agradeço a todos os bugios e mourisqueiros que ao participarem na festa e, ao dedicaram-se ao melhor que podem, permitem que a festa seja possivel de acontecer ! Não podem ser considerados aspectos positivos ou negativos, porque isso é quase como matar o momento, e fazer da festa algo programado e altamente estruturado ! Para finalizar, gostos não se discutem, opinioes são relativas e isso faz de nós humanos, mas mais do que isso, termino com uma congratulação a todos, porque isso sim merece ser ouvido mais que uma critica, todo o esforço que têm para montar os palancos, tratarem das comidas, toda a prepraçao dos enfeites, a disponibilidade (etc), isso sim é digno e honrado, mais do que qualquer coisa !

Anónimo disse...

bom dia!!!
desculpa ter colocado anonimo, meu nome e cristina. Ja agora nao e o primeiro comentario que faço ano passado fez um aos velhos que se reunirao para elegerem o velho , la referi que era preciso ter qualidades para se poder representar o papel de velho, mas para voces eu penso que se um velho fizer a dança de entrada da «cifa para campelo» estara bem na mesma ...

Unknown disse...

Para aqueles que acham que os comentarios anonimos sao sinonimos de fraqueza eu digo-vos isto, todas as opiniões são validas e legitimas independentemente de serem menos boas.
O meu nome é fatima e sou natural de sobrado e como tal nunca deixei de ver a festa...muito da tradição da nossa festa se vai perdendo de ano para ano este nao foi diferente, a escolha do velho e reimoeiro deve ser feita de acordo com as capacidades fisicas mas principalmente de conhecimento das tradições e não pelas amizades. Dou os meus sinceros PARABENS ao reimoeiro que esteve fantastico quanto ao velho deixou a desejar tal como alguem ja comentou tambem vi os guias a comandar os bugios e até a chamar a atenção do velho. Quanto as noitadas tambem não foi das melhores mas tambem compreendo, uma vez que estamos em tempos de crise...mais uma vez parabens ao reimoeiro e informo para evitar comentarios que nao sou sequer conhecida do sr ferreiro. PS: Adorei as criticas á igreja, ja era tempo o povo de sobrado levantar a voz contra ao que se passa....

PAULO disse...

BOA TARDE
MEU NOME E PAULO SOU DE SOBRADO NUNCA FOI DE BUGIO NEM MOURISQUEIRO MAS GOSTO MUITA DA FESTA. MAS ESTE ANO NAO ME AGRADOU MUITO UMA COISA FOI AS NOITADAS SEREM MUITO FRACAS, COMENTEI ISSO COM ALGUNS AMIGOS QUE ERAM MORDOMOS, ELES ME DISSERAM QUE O PEDITORIO CORREU BEM E QUE HAVIA DINHEIRO QUE XEGUE TALVEZ VA SOBRAR PERTO DE 20.000 EUROS. ESTOU MUITO XATEADO PORQUE SE PEDE DE PORTA EM PORTA DINHEIRO PARA SE FAZER A FESTA, NO FUNDO NAO E PARA GASTAR NELA. QUANDO A DIREÇAO DA CASA DO BUGIO PERCISAR DE DINHEIRO PARA AS OBRAS QUE VENHAM PEDIR E NAO ANDEM A ENGANAR AS PESSOAS.
CUMPRIMENTOS
PAULO

APereira disse...

Relativamente à festa de S. João já aqui deixei a minha opinião, mas não posso deixar de voltar aqui depois de ler alguns comentários. As críticas e as macacadas são parte da festa. Dizem especial respeito à nossa freguesia é certo. Por vezes exageradas, mas é a festa! quanto à observação da Fátima que entendeu já serem horas de a freguesia ter voz no que respeita à igreja francamente não entendi. Sou uma apaixonada pela arte sacra, por história, pela nossa história, pelas nossas raízes e para bem, na minha opinião, dsa manutenção da nossa igreja foi necessário agir. Tomar uma atitude. E meter mãos à obra, por parte de quem sabe o que está a fazer. Tenho acompanhado de perto e não estou de todo desiludida. Aliás houve um dia de portas abertas e com os elementos do IPAR, da Cãmara, da Junta e de todos os que lá quiseram estar para um debate. Quem lá esteve??? Pois é...

MarcoVaqueiro disse...

Quanto às críticas à paróquia, vi apenas uma (a mais "volumosa"), que me pareceu excessiva.
Questionar escolhas na gestão orçamental da paróquia é legítimo - afinal, grande parte da receita provém dos paroquianos. Atentar contra a honorabilidade do pároco e insistir no ataque pessoal a coberto de uma máscara é de censurar.

Anónimo disse...

Olá a todos, o São João deste ano já passou e agora é hora de preparar o proximo e devemos refletir algumas coisas que este ano não foram como o costume, como por exemplo, tivemos muito menos gente assitir á festa do em anos anteriores, vamos todos pensar nisto e apontar razões...

Anónimo disse...

O que está certo, o que está errado?
O que está certo:
*É haver uma CASA DO BUGIO que defende a tradição, os interesses dos bugios e dos mourisqueiros.Mas que é constantemente criticada por diversas pessoas que se recusam a ver o bom trabalho que foi feito este ano e nos anos anteriores.Sei que há pessoas que vão dizer que este é da (seita).~Sou apenas uma pessoa que sei ver um bom trabalho quando ele está a ser bem feito.Em relação aos que criticam a CASA DO BUGIO dignifiquem-se e façam-nas nas assembleias gerais desta que é lá que todas as vossas questões vão ser esclarecidas e não nas conversas de café.
*O REIMOEIRO.Calou muitas bocas.Já agora pergunto onde estavam os guias dele quando ele queria entregar as bandeiras do palanque dos BUGIOS foi preciso pedir por favor para eles subirem as escadas pra as irem buscar.
O que está errado:
É haver 2 bugios (GUIAS)que não vão há 3 e 5 anos e aceitam ir,depois de terem feito uma (greve)e de criticarem uma pessoa que foi de VELHO 2 anos.Dois guias que são tão orgulhosos que se enganam nas voltas no 1º ensaio,mas continuaram a fazer sempre mal durante os restantes ensaios só para não darem parte fraca( a humildade é um dom não um defeito).
*É haver um musico a fazer um serviço na sapateirada quando este não tem historia na bugiada.Se não tinham nomes(culpa dos guias)pusessem o orgulho de lado e pediam aos bugios no dia da entrega dos serviços quem estava disposto a faze-lo(nao era a 1º vez que isso acontecia lembram-se?).
*É haver 2 guias que permitam ser dados 2 tiros mesmo depois dos mourisqeiros terem pedido pra não darem.este ano foram os bugios a dar os ultimos 2 tiros, logo não haveria necessidade de sair a serpe(a tradição já não é o que era).
*Por ultimo é haver um bugio que se acha no direito de levar o filho de 17 anos(mais ou menos) em 6º quando há bugios mais velhos que vão atraz que deviam ter mais consideração.
Independentemente de todas as polémicas a festa foi realizada e no fim é isso que interessa,porque quem tem PAIXÃO vai lá todos os anos,faça chuva ou faça sol,haja polemicas ou não greve é que nunca o farão.

Carlosalves disse...

Sim senhor bom comentário mas falta no fim o nome. E fácil falar com a careta na cara mas assumam aquilo que escrevem ,não quer dizer q o comentário esta mal feito

São disse...

Muito me apraz haver tanta gente participativa e interessada a comentar o blogue.Estamos no bom caminho!
Li os já 21(!) comentários e confesso que me diverti bastante, estas "picardias" são sempre muito engraçadas... Faz parte da nossa festa e é isto que nos torna tão diferentes. Ora bem, e para não fugir á regra ( que parece ser ir criticando) cá vão as minhas vivências deste ano para partilhar com os leitores.
A começar pelos preparativos:
1.A ideia do filme foi bastante boa, é sempre bom recordar o S. João de antigamente e ver as diferenças ( a mouriscada dançava de uma forma bastante diferente da de hoje - a meu ver mais interessante que hoje). Obrigada pela partilha!
2.A escolha do grupo para a noitada principal: continuo a dizer que foi ouro sobre azul, e não querendo ferir susceptibilidades nem gostos nmusicais, das melhores noitadas que vi nos ultimos dez anos em termos de qualidade musical.
3.A pequena exposição dos trabalhos escolares sobre a festa na junta de freguesia ( sinais de articulação entre a festa e as crianças), só fatou mesmo um pequeno texto das crianças para acompanhar as magnificas produções!
4. O fogo: Bestial e mais não escrevo.

O Dia propriamente dito
1. Almoço- já há uns anos que não via um almoço tão bem organizado em termos " serventes" Parabéns!

2. As criticas sociais - uma parte da festa das mais incisivas. Como sempre tocou nos podres de Sobrado ainda que um pouco excessivamente.

3. A bugiada e a mouriscada
Passou vez e mais não digo.

4. A comissão
Acautelada pela Casa do bugio teve uma capacidade de organização e gestão excepcional.

Anónimo disse...

Li os comentarios mas fiquei sem perceber nada sobre o que falam...

Agradeçia que a casa do Bugio agende uma reunião após 10 Dias da data do S. João para discutir assuntos de interesse da propria bugiada.
A presença do velho e respectivos lugares poderá servir de base a muitas questões que se possam colocar, e aí sim obter respostas imediatas de quem inteviu directamente na festa.

Apenas queria deixar um pensamento

Nunca fiz bem... mas procuro sempre melhorar...

o Meu comentário a festa 2010

Devemos assumir os n/ erros não esquecelos, desvia-los ou simula-los.

São disse...

Já onde vão os dez dias...

Anónimo disse...

Boa tarde,

Deixando de parte o que se passou este ano na festa. Apenas quero comentar o episódio que passou no Porto Canal referente ao S. João de Sobrado no programa "Romaria do meu Coração", para dizer que foi um programa escraboso, muito mau mesmo, não tinha sequência lógica nenhuma nem mostrou a festa como realmente se passou. Foi um programa muito mal feito, desde a filmagem, apresentador e montagem. Acho que deviam dar conhecimento ao Porto Canal que aquilo foi muito mau.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Um bem haja a todos os que participaram e organizaram a festa deste ano e boa sorte para a comissão e todos os intervenientes da festa do próximo ano.

Agora deixo um pequeno comentário sobre o programa "Romaria do meu coração" que transmitiu um episódio sobre o S. João de Sobrado, apenas vi no site do Youtube, mas achei k quem montou aquele episódio não tinha formação nenhuma, foi muito fraco e se a intenção era dar a conhecer a tradição da festa e toda a sua importância pois o que aconteceu foi exactamente o contrário,pois dos bugios e mourisqueiros pouco ou nada salientou, a procissão idem, e o menos importante que a meu ver são as criticas, pois bem quanto a isso foi o que mais deu no programa, transparecendo assim uma nódoa negra na festa, na minha opinião é claro.

Mas também sei que não é por passarem episódios fraquinhos como aquele que a festa irá perder todo o seu brilho, e já agora para o ano caso voltem a filmar a festa, antes do programa ir para o ar algum responsável da organização ou até mesmo da Casa do Bugio exija para ver em primeira mão as filmagens..

Sílvia

São disse...

Sobre a Romaria do meu coração: Não creio que o objectivo do programa fosse dar a conhecer a tradição mas sim a Romaria. Dái virá certamente o nome do programa. Enquanto Sobradense também me fez um pouco de " especie" o modo como foi estruturado, não obstante devemos ter em consideração o objectivo e a matriz do programa. E partindo do principio que será " romaria" foi bem conseguido, pois mostra o lado popular da festa ( os "tasqueiros", o povo sobradense e os seus conhecimentos,e os forasteiros). Ás vezes a realidade não agrada a todos, mas devem ser respeitados outros pontos de vista e outras perspectivas ( ás vezes menos felizes) da nossa festa.

Anónimo disse...

inEstou na longincua cidade de Santiago do Cacem, em pleno alentejo, mas sou Sobradense e por motivos de trabalho ha 2 anos não pude estar presente na nossa festa e como tal acompanho nas noticias e neste blog, e quria deixar aki um pedido aos meus amigos deste blog e da junta de freguesia meu amgo Carlos Mota e todos responsaveis e sobradenses chamo a atençao para a maneira como a noticia da nossa bugiada passou no Porto canal, completamente fora de contexto e da realidade da nossa festa. Como devem calcular estou longe e a unica maneira foi ver o filme deste ano qua passou no Porto canal que a mei ver desprestigiou muito na nossa bugiada. O filme baseou-se muito no goso, em gosar as pessoas, não mostrou o verdadeiro obejctivo das bugiadas como tambem nao mostrou a prisão do velho. Penso que quem viu a repostagem no Porto canal ficou com uma pessima impreção sobre a nossa festa por isso deixo aqui o apelo a todos responsaveis para que falem com alguem do Porto canal, é precizo fazerem alguma coisa pois foi mau demais para ser verdade esta reportagem sobre as nossas bugiadas.
Pedr Cancela