sexta-feira, julho 09, 2010

Delegação sobradense representa festa de S. João em Espanha

Cinco sobradenses - quatro representantes da Associação da Casa do Bugio e o presidente da Junta de Freguesia de Sobrado - constituem a delegação que representará a Festa de S. João de Sobrado no I Congresso Internacional de Embaixadas e Embaixadores da Festa de Mouros e Cristãos, que decorre na próxima semana, de 15 a 18, na cidade de Ontinyent, na Comunidade Valenciana, Espanha.
Este congresso, que reúne representantes e delegações das numerosas festas de Mouros e Cristãos que se realizam no território do Estado espanhol, mas também de Portugal e da América Latina.
Os representantes da Casa do Bugio apresentarão no Congresso uma comunicação intitulada "Bugiada e Mouriscada de Sobrado- Uma festa com passado, com presente e com futuro".
Além da comunicação ao congresso, a Festa de São João de Sobrado tem patente numa exposição alusiva a este tipo de festas de diversas partes do mundo, que foi inaugurada no passado dia 2, naquela cidade, fotografias de grande dimensão e um conjunto de trajes de Bugios e Mourisqueiros.
O Congresso é uma das iniciativas para assinalar os 150 anos da tomada de Tetuán pelas tropas espanholas e a gratidão mostrada pelo povo local à imagem de Cristo da Agonía por ter livrado a terra de uma prolongada seca, em pleno inverno. A rememoração desses acontecimentos militares e religiosos traduziu-se na instituição da tradição dos mouros e cristãos naquela localidade, ainda que já houvesse vestígios locais com afinidades, remontando a alguns séculos antes. Tradições análogas existem em diversas partes do mundo, especialmente Europa e América. Calcula-se um mais de um milhar o número dessas manifestações festivas, espalhadas por mais de duas dúzias de países. Nesta iniciativa de Ontinyent participam delegações de México, Guatemala, Peru, Portugal, Croácia e França, Filipinas e São Tomé e Príncipe.

1 comentário:

tsiwari disse...

Parabéns pelo convite.


Boa sorte!


:)