segunda-feira, maio 31, 2010

Fábrica Paroquial: desejo de colaboração não correspondido

Na última Assembleia Geral da Associação da Casa do Bugio foram prestadas informações sobre conversações havidas entre a Direcção da Associação e a Fábrica da Igreja Paroquial, com vista à cedência de terrenos pertença da Paróquia para instalação dos carroceis, no dia de S. João.
Como se poderá ver pela consulta dos documentos trocados entre as duas partes, e que abaixo se transcrevem, a Fábrica Paroquial não abdicou da pretensão de exigir que lhe fosse entregue metade do rendimento que venha a ser auferido pelo aluguer. O que faria todo o sentido, não se desse o caso de a Associação sempre ter facilitado, ao longo dos anos, a cedência do espaço da Casa do Bugio a grupos e iniciativas da Igreja, sem exigir qualquer montante em troca. E as necessidades de verbas que a Igreja diz ter também a Associação as tem, no exercício do seu compromisso de preservar e promover uma tradição que é parte integrante da identidade dos sobradenses.
Para que cada um se possa informar e avaliar por si próprio as razões que assistem a cada uma das partes, aqui se deixam cópias dos documentos de cada uma das partes.


Documento 1

Sobrado, 10 de Março de 2010

Ex.mo Sr. Padre Vicente
Pároco de Santo André de Sobrado
e Presidente do Conselho Económico da Fábrica da Igreja

A Direcção da Associação Promotora da Casa do Bugio e da Festa de S. João de Sobrado recebeu do Senhor Padre a mensagem sugerindo que se encontrasse com o Conselho Económico da Fábrica, na sua reunião do dia 8 passado.
Quando nos encontrámos com o referido Conselho, e perante a (já pré-anunciada) ausência do presidente, foi-nos dito que o melhor seria colocarmos a matéria que ali nos levava por escrito e que a resposta seria dada pela mesma via.
Escusado será dizer que teríamos preferido conversar directamente com o Conselho Económico da Fábrica e na presença do seu Presidente. Mas, uma vez tendo sido esta a sugestão dada, aqui estamos a colocar o nosso assunto.

1. Vimos solicitar ao Conselho, ao qual o Sr Padre Vicente, enquanto Pároco, preside, a cedência do espaço habitual, pertencente à Fábrica da Igreja, para aí instalar os carroceis e outras infra-estruturas de entretenimento, por altura da Festa de S. João de Sobrado deste ano de 2010.
2. Entendemos igualmente solicitar que essa cedência seja feita a título gratuito, fundados nas razões seguintes:
a. Este ano é a Casa do Bugio que organiza a Festa e esta Associação, da qual a Igreja também é sócia, carece vitalmente de realizar todas as economias possíveis para colmatar com toda a urgência os problemas de segurança que foram detectados no edifício-sede da Associação.
b. A Associação tem, desde sempre, manifestado toda a disponibilidade para ceder, sem quaisquer encargos, os seus espaços para iniciativas da Igreja ou de diversas das suas estruturas e serviços.
c. Do mesmo modo, esta Associação tem disponibilizado, sempre que necessário, e continuará certamente a fazê-lo, outro equipamento da Casa, para apoio a iniciativas e eventos ligados à Igreja, mesmo quando realizados fora da sua sede.
3. A Associação e a Igreja acordaram, em tempos, num protocolo de colaboração que traduzia, de parte a parte, este espírito de inter-ajuda e cooperação que a Associação da casa do Bugio deseja possa concretizar-se e mesmo intensificar-se.

Por todos estes aspectos, deixamos ao critério do Conselho Económico a ponderação sobre esta desejável cooperação e a anuência ao pedido que ora apresentamos.
Desde já manifestamos toda a abertura para prestar outros esclarecimentos ou informações que forem julgadas necessárias à apreciação desta solicitação.

Apresentamos cordiais saudações,

A Direcção da Associação da Casa do Bugio

Documento 2
(Clicar duas vezes na imagem para ampliar)



Documento 3

Sobrado, 15 de Abril de 2010


Rev.mo Sr. Padre Vicente
Pároco de Santo André de Sobrado
e Presidente do Conselho Económico da Fábrica da Igreja

A Direcção da Associação Promotora da Casa do Bugio e da Festa de S. João de Sobrado agradece a mensagem recebida do Conselho Económico da Fábrica, em resposta à solicitação de cedência a título gracioso do terreno pertencente à Igreja, para efeitos de instalação dos carroceis, na próxima festa de S. João.
Entendemos que a base de cooperação que tem existido da parte desta Associação, que nunca estabeleceu quaisquer quantitativos para a utilização do espaço da Casa do Bugio por parte dos serviços e iniciativas da Igreja, não justificaria esta decisão da V/ parte.
Pretendendo, no entanto, dar um sinal de compreensão relativamente às necessidades económicas com que a Fábrica da Igreja se debate, vimos, por este meio, apresentar uma contra-proposta, que se traduziria na entrega, por parte da Comissão de Festas de 15% do rendimento que vier a ser apurado com os carroceis.
Na expectativa da V/ resposta, aproveitamos a oportunidade para enviar cordiais saudações

A Direcção da Associação da Casa do Bugio

Documento 4




Documento 5

Sobrado, 4 de Maio de 2010

Rev.mo Sr. Padre Vicente
Pároco de Santo André de Sobrado

Recebemos a carta que, na qualidade de Presidente do Conselho Económico da Fábrica da Igreja, subscreve juntamente com o secretário, e à qual passamos a responder.
A Direcção da Associação Promotora da Casa do Bugio e da Festa de S. João de Sobrado vê-se na contingência de anuir às condições impostas por esse Conselho relativas à cedência do terreno pertencente à Igreja, para efeitos de instalação dos carroceis, na festa de S. João deste ano, e que se traduzem na entrega à Igreja de 50 por cento do montante apurado.
Dito isto, não deixamos de considerar que o quadro de cooperação assim instituído fica colocado em plano manifestamente insatisfatório. Entendemos que não colhe o argumento de que todas as comissões de festas, desde 2001, têm adoptado a prática dos 50%. E isto porque o Conselho Económico da Fábrica da Igreja de Sobrado, tanto em 2006 como neste ano de 2010, não está a lidar com uma simples Comissão de Festas, mas com uma Associação que tem procurado não apenas contribuir para a promoção da festa (que, como todos bem sabemos, traz indesmentíveis benefícios económicos à Igreja), mas também cooperar com diferentes estruturas e serviços desta Vila e da vida da nossa Paróquia. E nunca colocou a exigência de esses serviços serem pagos, no todo ou em parte, apesar das gritantes carências por que também passa a Associação e a sua sede.
Não é, de facto, assim que entendemos a cooperação e interajuda que, mesmo sem invocar o espírito evangélico, deveria, do nosso ponto de vista, pautar as relações entre nós.

Com os melhores cumprimentos,
A Direcção da Associação da Casa do Bugio

quinta-feira, maio 27, 2010

Apresentação de 'Máscara Ibérica II' e da festa de 2010


Realiza-se neste sábado, dia 29, pelas 16 horas, no Centro Cultural e Social de Sobrado uma sessão de apresentação do II Volume de "Máscara Ibérica", no qual surge um capítulo sobre a Festa de S. João de Sobrado. A iniciativa é da Câmara Municipal de Valongo e da Progestur (editora da obra) e contará com intervenções de Carlos Magno e Manuel Pinto, além dos promotores.
Na ocasião será igualmente apresentado o programa da festa deste ano de 2010, da responsabilidade da Associação da casa do Bugio.
(Fotos e composição: Progestur)

segunda-feira, maio 10, 2010

Casa do Bugio em Assembleia Geral

Treze de Maio é o dia em que reúne a Assembleia Geral da Associação da Casa do Bugio. A reunião, que tem lugar nas instalações da sede, às 21 horas, destina-se a discutir e aprovar o Relatório e Contas da Actividade de 2009 e o Plano de Actividades para o ano em curso.
No ponto "Outros assuntos" serão discutidas matérias de interesse para a Associação.