sábado, abril 02, 2011

Já há Velho para 2012: Luís Loira

O Bugio Luís Loira foi o nome mais votado para desempenhar a alta função de Velho da Bugiada, na festa de 2012. A decisão foi tomada numa reunião de Velhos realizada quinta-feira à noite na Casa do Bugio, tendo estado presentes dez Velhos.
Luís Loira, motorista de profissão, é um Bugio experimentado e o seu nome tinha estado já sobre a mesa, em eleições dos anos anteriores.
Esta reunião marca igualmente um passo importante no processo da escolha dos Velhos, uma vez que foi decidido pelos presentes que os titulares para este cargo passassem a ser escolhidos com três anos de antecedência. E, assim, com base nos três nomes mais votados que estiveram sobre a mesa no ano passado (quatro, na verdade, mas o mais votado, Manuel da Marta, é o Velho deste ano de 2011), ficaram já definidos os de 2012, 2013 e 2014, respectivamente Luís Loira, Moisés e Fernando Dias. Deste modo, quando a Comissão de Velhos se voltar a reunir em 2012, será para escolher o Velho de 2015.
De algum modo, os Mourisqueiros já trabalham, nesta matéria, com antecipação, de resto ainda maior, visto que, segundo a norma que entre eles definiram, o futuro Rei entra de Meio e vai progredindo como Rabo e Guia até chegar ao topo da hierarquia (a não ser que case, entretanto).

12 comentários:

Anónimo disse...

BOA TARDE !!
PASSO A DAR OS PARABENS AOS VELHOS POR TEREM ARRUMADO A CASA. PARECE QUE A SAPATADA DADA PELA COMISSAO DE FESTAS FEZ MUITO BEM, PARA AQUELES QUE QUERIAM ANDAR A BRINCAR, COM OS BUGIOS QUE JA LA VAO A MUITOS ANOS!!ESTE RECADO E PARA A DIREÇAO DA CASA DO BUGIO....

São disse...

Cada vez mais me pasmo com o analfabetismo funcional de alguns leitores.
Se houvesse algum recado a ser dado creio que seria para o juiz ( foi escrito propositadamente em minusculas) cessante que tanto quanto me consta levantou " uma acção rebelde" contra a escolha do velho para este ano ( que também foi feita pela dita comissão de velhos),mandando ás urtigas a sua responsabilidade assumida perante a freguesia em 24 de Junho de 2010, porque para ser juiz a comissão de velhoa teria de ser "corrompida" para levar quem lhe dava jeito que fosse de velho. Esta é a prova cabal que a Associação da CB é imparcial ( dando voz a quem de facto a deve ter - os antigos velhos) e que tem cuidado pelos interesses da festa, impedindo que oportunismos e amizades sejam o motor de escolha do bugio A, B ou C para um papel de destaque.
É pena que muitos "bugios" anónimos não tenham a clareza de espirito ou os "mental skills" necessários para afastar ódios de estimação e conseguir olhar em volta. Faz falta.

bugiosemcapa disse...

Olha que realmente a são, fala muito bem, mas amiga estas te a esquecer de uma coisa ,porque e que estes dois velhos Manel da marta e Luis da loira ,na qual eu acho mas q correcto irem de velho, eles no ano passado quando foi criado a comissão de velhos estes 2 em causa nao ,nao reuniam as condições para tal e ate houve quem da casa de bugio nao da comissão de velhos disse se se fosse fulano e fulano nao trabalhavam, porque e que estes dois passaram de 8 a 80 ,porque e que a comissão de velhos nao foi criada a mais tempo pois a injustiça ja remonta a mais de 5 anos ,ou ja nao se lembram do Norinho ,e por ironia do destino tambem era a casa de bugio a fazer a festa ,mas bom acho muito bem existir uma comissão para tal pois isto estava a ficar um circo, Sao desculpa a minha maneira de escrever pois nao tenho muita habilidade para isto ,mas quando falas do juiz falas e muito bem pois essa pessoa brincou com a cara de todos sobradenses a receber o ramo e depois e aquilo que toda agente sabe ,mas bom , acho que desta vez estamos no caminho certo realmente vamos ter 2 anos com velhos a altura .
Ja agora parabéns pelas iniciativas q têm tido com respeito a festa ,pois acho que apesar de ter sido uma vergonha voces estao a conseguir conquistar de novo a confiança do povo de sobrado..

bom trabalho

São disse...

Caríssimo " bugio sem capa" que tão prontamente me apelida de "amiga" , a sua questão é idêntica á máxima " se o meu avô não morresse ainda hoje era vivo"... Obviamente que não tenho a resposta para tal questão e penso que ninguém terá, o certo é que actualmente a comissão de velhos existe, é uma realidade e funciona ( ao contrário do que muitos especulavam). É o que temos neste momento.
Quanto ao ano transacto, melhor que eu ( que não tenho nenhuma ligação á CB, e que sou apenas uma curiosa e apaixonada da festa) alguém que tenha estado presente na dita reunião poderá certamente esclarece-lo na sua dúvida quanto á claridade dos factos. Quanto ao " diz que disse" a que se refere já lá diz o ditado " quem conta um conto aumenta um ponto" e ás vezes, mesmo sem ser nossa intenção deturpamos factos, alteramos versões e sem sabermos muito bem como, a história final já nada ou muito pouco tem de verdadeiro. É uma opção sua acreditar ou não no "diz que disse"...

bugiosemcapa disse...

Pois pois Amiga sao , mas eu nao falo nesse ditado de quem conta acrecenta um ponto eu falo a realidade pois , nessa reuniao eu estava presente ,mas nao foi na reuniao foi a porta da casa de bugio e essas palavras foram ditas por um orgon maximo,por isso aqui nao ha dito por nao dito ...

São disse...

Caríssimo "bugio sem capa" resta-me pois, e perante a sua afirmação, pedir-lhe que além de retirar a capa também retire a máscara, uma vez que, afirmando estar na dita reunião deduzo que ou também faz parte da direcção da CB ( e como tal terá responsabilidades perante tal afirmação) ou é um velho da bugiada pertencendo à Comissão de velhos ( que também tem responsabilidades enquanto membro de um orgão com poder decisivo). Não obstante, e na remota possibilidade de não pertencer a nenhuma das opções acima descritas, permita-me a curiosidade de lhe perguntar o que fazia á porta da CB ? Seria porteiro? Deixou-me altamente intrigada...
Cordiais cumprimentos...

Anónimo disse...

"Amiga" São, sendo que plos vistos tem estado presente nas reunioes de VELHOS (mas de velhos não é só para os ex VELHOS ??? ou será que é reuniao de ex VELHOS e Direcção da Casa do Bugio), será que me pode dizer porque é que um bugio que o ano passado foi a votação para a escolha do velho este ano ficou de fora e foi "ultrapassado" por um bugio de volante na mão?

bugiosemcapa disse...

Amiga sao , pois na verdade ate faco parte de qualquer coisa pois por isso e que eu ouvi tal comentario ,pois nao sou porteiro , quando fala em tirar a mascara bugio q e bugio pode esquecer a capa mas nunca tira a mascara . Abracos

BUGIO VELHO disse...

Boas para todos!!!
Que bom ter começado os comentarios, estava todo tao morto!!
Amiga Sao se voce nao faz parte do CB porque defende tanto a direçao? tem la tanta boa gente eles sabem defender.Rsrs
O bugio sem capa que e isso candidato de volante!! rsrsrs Ja soube de um reimoeiro ir de casa para o almoço na casa do bugio de carro, agora nao queres dizer que a um futuro velho que vai de volante rsrsrs vai ser so dar gaz!!!!
Agora vamos deixar de brincadeiras, quando vai ser assembleia geral da casa do bugio? Amiga Sao sabes dizer? eu gosto e das assembleias e esta esta a demorar a sair!rsrs Cumprimentos
VIVA O VELHO !! ELA E NOSSA!!

Conceicao Lindo disse...

Boa noite,

Não tenho tido oportunidade de consultar o blog, qual não é o mesmo espanto quando chego aqui hoje e verifico ser tão falada.
Sim eu sou a Conceição Lindo secretaria da Associação da Casa do Bugio.
Quero dar os meus parabéns á São pelos seus comentários positivos e construtivos, é com essas ideias e com essa cultura que poderemos cada vez mais enriquecer a nossa festa.
Faço parte desta associação não por ter aspiração a Algum dia ser velho da Bugiada , nem nenhum favoritismo para tal. A minha única motivação é a Festa de S. oao que adoro e que desta forma dou o meu contributo para a preservar e melhorar.
Entristece-me no entanto o conflito de interesses que existe no meio da Bugiada, desmotiva que se desvalorize o trabalho de quem trabalha para que vá este ou aquele de velho e que se tente mudar o feitiço contra o feiticeiro quando as coisas não correm como pretendiam.
Está aqui o meu comentário, eu não me escondo atrás de uma capa!

carlos disse...

pois os meus parabens a casa de bugio e a comicao de velhos pois para o ano vao levar um velho que ja nao vai de bugio a 2 anos por causas das greves ..parabens ,ainda falam do miranda e do gusto.

Eduarda Carneiro disse...

Parabens pela escolha do velho da bugiada de 2012.

Fiquei muito satisfeita de saber que foi o Luis da Loira o escolhido, tenho a certeza que vai ser um exemplo positivo para todos.

Bom S. Joao para Todos!!!

Eduarda Carneiro