segunda-feira, maio 30, 2011

Criado no Facebook espaço sobre a Bugiada

Intitula-se "S. João com tradição - Bugiada de Sobrado" e é o novo espaço que acaba de ser criado no Facebook, tendo a festa sobradense por motivo.
A iniciativa coube à Prof. Fábia Pinto, que descreve o grupo desta forma:
"Para quem gosta do S. João mas acima de tudo gosta de tradição ,o S. João de Sobrado assume-se como um icone nacional. Uma festa que durante anos se eclipsou no S. João do Porto mas que tem vindo de uns anos a esta parte a marcar a diferença e a conquistar cada vez mais adeptos desta festividade. A assistir e participar todos os anos no dia 24 de Junho."

quinta-feira, maio 05, 2011

Bugios e macacos no Google

Pode admirar-se quem pesquisar pela palavra "Bugios", no Google, e aparecerem-lhe imagens como esta:





Espantam-se os de Sobrado ou que conhecem a festa sobradense, porque não sabem que a palavra bugio se refere também a uma espécie de macacos frequente em diversas regiões da mata atlântica do Brasil. Espantar-se-ão certamente os conhecedores dos macacos brasileiros, porque não imaginarão que, do outro lado do mar, existe uma festa que os inclui (ainda que sob a espécie humana) e uma gente que tem paixão de pertencer aos bugios. Resta saber quem foi buscar a palavra a quem ou se foram todos a uma terceira fonte. Nós não sabemos.

terça-feira, maio 03, 2011

Novos corpos gerentes da Casa do Bugio

É a seguinte a constituição dos órgãos sociais eleitos na passada sexta-feira para prosseguir o trabalho de promoção da Festa de S. João de Sobrado:


Mesa de Assembleia-geral

Presidente: Francisco Jorge Rocha Mesquita
Vice Presidente: António César Ribeiro Ferreira
Secretário: Fernando Manuel Moreira Dias

Direcção

Presidente: Manuel António da Silva Pinto Suzano
1º Vice-presidente: António José Dias dos Santos
2º Vice – presidente: Maria Fernanda Fernandes Costa
1º secretário :
Maria Conceição Azevedo Lindo
2º secretário: Manuel Fernando Almeida Coelho
Tesoureiro: Elisabete Moreira Leão

Vogais :
António Santos Almeida
Domingos Soares Moreira
Manuel Joaquim Silva Pinto
Sérgio Nuno Sousa Silva
Serafim Manuel Dos Santos Rocha
Suplente: Pedro Manuel Gaspar Moreira

Conselho fiscal:

Presidente: António Fernando Moreira Gaspar
Secretário: Joaquim Fernando Carneiro Soares
Relator: Bruno Joaquim Fernandes Sousa

segunda-feira, maio 02, 2011

Caminhantes : pela festa e apesar da chuva

Não foram muitos mas foram corajosos os que se juntaram ontem, para a caminhada-convívio, que teve na competição de BTT a manifestação paralela e que foi também uma forma de arranjar recursos para a Festa de S. João. O tempo chuvoso não prevaleceu, pelo menos sobre a vontade dos caminheiros.
A iniciativa inscreveu-se também na evocação do 10º aniversário da elevação de Sobrado à categoria de Vila e, também por isso, contou com o apoio da Junta de Freguesia.


domingo, maio 01, 2011

Direcção da Casa do Bugio: evolução na continuidade

Não surgiu na Assembleia Geral desta sexta-feira nenhuma lista para disputar a eleição para os corpos gerentes da Associação. Nesta situação, os corpos gerentes cessantes dispuseram-se a continuar, com uma lista, que, salvo alterações pontuais, representa a continuidade da Direcção cessante.
Na mesma Assembleia foi aprovado o relatório de actividades e as contas da gestão anterior, bem como o plano de actividades para o novo mandato. Neste plano, figuram a continuidade das obras que permitam dotar a sede da Casa do Bugio das condições mínimas de funcionamento (resolvido que está o problema da segurança do imóvel) e iniciativas diversas com vista a preservar e promover a tradição dos Bugios e Mourisqueiros do S. João de Sobrado.