terça-feira, julho 03, 2012

Sete notas sobre a festa de 2012


É sempre muito o que observo e aprendo com cada edição da festa. Este ano não foi exceção, ainda que tivesse tido de prestar mais atenção ao acompanhamento de alguns visitantes do que ao modo como decorreram algumas partes e às vivências em torno da festa.  Aqui vão algumas notas:

1.
- Bugios: São sempre impressionantes pelo número, pela cor, pela algazarra. Os 'sardões' estão a desaparecer, não estão? Alguém me dizia que os Bugios agora já não saltam com antigamente. Será? Será do calor? Costumamos dizer que são sempre para cima de 600. As aparências enganam. Pus-me a contá-los à entrada do 'jantar' e não chegavam a 400. Supondo que não falhei por muitos, mesmo assim é muita pessoa. Já agora: porque é que não pôde ir uma menina Bugia limpar as lágrimas ao Velho, como era desejo deste? Se elas vão de Bugio (que não é tradição antiga), porque não podem subir ao castelo?

2.
- Mourisqueiros: uma grande Mouriscada quanto ao número, não haja dúvida. Contei 44 mais o Rei. Alguns com ar de muito novos o que abre perspetivas para o futuro. Em algumas partes do dia, o cansaço era bem visível até nos postos cimeiros do 'exército'. Na Prisão do Velho houve algumas falhas, mas ninguém é perfeito. Não sou daqueles que exigem atuações sem falhas, embora estas possam servir de lição e estímulo para os que vierem a seguir.

3.
- Nas Entrajadas, para mim (e julgo que não só), se houvesse um prémio coletivo, ia diretinho para os Supermercados Pito Doce. Notável pelo trabalho, pela apresentação e pela criatividade. Em termos individuais, o observador da UNESCO, devidamente 'credenciado', foi também uma figura que se destacou.  Esta parte é sempre interessante. É uma parte constituinte da Festa, que importa não perder nem abandalhar. Mas faz parte ser crítico, ser criativo e ser polémico. Quanto à água, este ano 'provei' a valer, mas como estava calor soube bem. Não sou radicalmente contra, mas acho que se isto começar a descambar, grande parte das pessoas ir-se-á embora mal acabem as danças de entrada, o que jogaria contra os próprios grupos que investem nas Entrajadas. Fica aqui o apelo.

4.
- O arranque da festa na casa do Reimoeiro e do Velho é sempre um indicador precioso do carinho com que familiares e vizinhos recebem a honra de ter, por um dia, um tão saliente destaque na Festa de S. João. O arruamento do Caminho Novo tinha a abrir, a foto engalanada do Reimoeiro, como que a dizer que estávamos a entrar no seu território. O Velho tinha igualmente a casa engalanada, mas preferiram aproveitar para homenagear o S. João. E está bem. Foi aqui - ou seja, na Balsa - que ouvi um sobradense já com mais de 60 anos comentar, ao ver a Dança dos Bugios: "Sabes, fico doente a ver isto. Foram muitos anos a dançar. Mal cheguei aqui, comecei a vê-los, fiquei logo mal". Estranha doença esta que tem quem venha ao seu encontro, não é? (digo eu).

5.
- Fotografias e vídeos: este ano foram aprovadas algumas normas para que os fotógrafos não atropelem nem estraguem as danças. Já correu melhor do que em anos passados. Mas há ainda um longo caminho a percorrer. Alguns, às tantas, não sabiam do regulamento. Mas outros fizeram-se de 'alonso' e lá andavam feitos Bugios e Mourisqueiros sem farda. Os próprios Bugios e Mourisqueiros e, desde logo, o Velho e o Reimoeiro, devem ser os primeiros a impor ordem nesse aspeto. Quem quiser fotografar faz isso de fora do espaço da dança, sobretudo nos momentos mais importantes.

6.
- Comissão de Festas: em Sobrado não era novidade haver comissões constituídas só por mulheres. Creio que pelo menos já houve na Festa da Sª das Necessidades. Mas na Festa de S. João, que é território ainda muito masculino, foi a primeira vez, o que merece registo. A imagem que passou para o exterior foi de que formaram equipa e trabalharam equipa. E, como era de esperar, deram conta do recado. Entre outras iniciativas, a Comissão apoiou a edição de um livro ilustrado, da autoria de Francisco Costa, que só tive ocasião de encontrar alguns dias depois da Festa.

7.
- Câmara de Valongo: este ano investiu na Festa como creio nunca ter acontecido no passado. Algumas das iniciativas já foram aqui noticiadas. O (novo) Presidente da Câmara convidou homólogos seus (vi o Presidente da Câmara de Paredes, de Felgueiras, de S. João da Madeira, pelo menos). Estiveram também na Festa Presidentes da Junta do Município. Houve quadros superiores da Câmara que estiveram nos ensaios e durante todo o dia da Festa. Para os sobradenses e os munícipes em geral, é bom e salutar sentir esse interesse e esse investimento.Até porque no dia 24 à noite, começou a contagem decrescente para a Festa de 2013. E o ano que vem aí promete trazer novidades.

6 comentários:

tsiwari disse...

Interessante, a reflexão.

Obrigado.

tsiwari disse...

Muito interessante esta reflexão.

Obrigado.

Anónimo disse...

M'as existiram erros mt graves n'a prisao do Velho , nao acham ?

São disse...

Gostei desta reflexão. Remete-nos para outras.
A evolução da festa faz com que se percam referências antigas, os " sardões" a que se refere são uma delas mas acrescentaria também a palha. Que saudades dos bugios que passavam a palha nas moças da terra, que íam saltando e puxando a assistência enquanto gritavam " Ela é nossa", " Oh linda, linda!" ou o aviso " "bota" para a "baleta". Parecem-me mais recatados e ordeiros os bugios de hoje. Porém, discordo da questão de ir uma bugia limpar as bagadas ao Velho. Não que fizesse pior papel ( acredito que não), mas abriría a excepção à regra e há coisas que ainda estão muito arreigadas na comunidade sobradense ( e ainda bem!), se nunca foi assim porque havia de ser agora?
Quanto à Prisão do Velho, foi com pena que a vi... e não pela carga dramática da cena, esperemos por melhores " dias".
Partilho da opinião quanto ao mérito criativo das Entrajadas, em particular ao observador da Unesco que esteve de facto, em cima do acontecimento! No que à água diz respeito, também não sou totalmente contra mas, haja peso e medida.
No que aos fotografos diz respeito, pareceu-me haver menos, ainda assim há sempre um "chico esperto" que se tenta infiltrar. Acredito que com o tempo e o empenho de quem participa a " coisa" vai correr bem. Até lá, ficamos a aguardar as novidades de 2013.

Anónimo disse...

Das notas que faz sobre a festa deste ano concordo com quase todas e mais ainda com a questão de não permitirem ( pergunto-me quem?) ser uma menina a limpar as lágrimas ao Velho! Afinal não vão tantas mulheres de bugio? Não estaria mascarada a menina??? Sou completamente a favor de serem mantidas as tradições, mas este facto nem é ou deixa de ser tradição porque levam uma máscara!
Ana

Anónimo disse...

Das notas que faz sobre a festa deste ano concordo com quase todas e mais ainda com a questão de não permitirem ( pergunto-me quem?) ser uma menina a limpar as lágrimas ao Velho! Afinal não vão tantas mulheres de bugio? Não estaria mascarada a menina??? Sou completamente a favor de serem mantidas as tradições, mas este facto nem é ou deixa de ser tradição porque levam uma máscara!
Ana