quarta-feira, junho 27, 2012

Filme "Bugiadas", de Ângelo Peres, apresentado e debatido amanhã em Braga

Imagem inline 1

Realiza-se nesta sexta e sábado (29 e 30 de junho), na Universidade do Minho, o Seminário Internacional “Narrativas e memória social – Abordagens teóricas e metodológicas”. Um programa de apresentação de documentários comentados, complementar ao seminário, decorre de hoje até sexta à noite na Casa do Professor, na Avenida Central, nº 106, em pleno coração da cidade de Braga, com entrada livre, organizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (ver o programa completo AQUI.)
O visionamento do filme do realizador Ângelo Peres (Moviola, Porto, 1977) ocupa o serão de quinta-feira, 28, a partir das 21.30, o qual será acompanhado de um comentário e debate com os presentes. A sinopse publicada é esta:
QUI 28 JUN | 21:30 BUGIADAS de Ângelo Peres [Portugal 1977 37´], comentado por Manuel Pinto, investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho [entrada livre].

[Sinopse |
“Bugiadas” documenta a Festa da Bugiada e Mouriscada que se realiza anualmente na vila de Sobrado, no Município de Valongo, no dia 24 de Junho. Baseia-se numa lenda localizada no tempo em que os mouros invadiram a Península, e refere-se a uma imagem de S. João cujos poderes curativos eram disputados por um e outro campo. Os mouros são poucos e organizados, de cara descoberta e aspeto militar. Os bugios representam o lado subversivo e dionisíaco da vida, vão mascarados e empenachados e são às centenas. No intervalo das danças, que vão de manhã até à noite, decorrem várias outras manifestações de mascarados, a saber: cenas de crítica aos acontecimentos do ano, na terra, no país ou no mundo; o ritual da lavra da praça; e a dança do cego. A festa culmina, ao fim do dia, num combate entre as duas partes. O chefe cristão é derrotado pela força; mas, quando tudo parecia perdido, eis que os seus seguidores surgem de rompante com uma enorme serpe e o libertam das mãos dos mouriscos. Tanto bugios e como mourisqueiros terminam com a dança do santo, sem vencedores nem vencidos. Esta festa subverte e investe muitas categorias da vida corrente sobre o bem e o mal; coloca em cena a relação com o diferente e prescinde da palavra, comunicando através da dança e da música.]

terça-feira, junho 26, 2012

Já rola a preparação da festa de 2013

Com a entrega do ramo pela Comissão de 2012, ao cair do dia de S. João, estava passado o testemunho e iniciava-se a contagem decrescente para a Festa de 2013.
A Casa do Bugio assumiu a responsabilidade de organizar a próxima edição da festa no quadro dos contactos que têm decorrido com a Câmara Municipal e com a Junta de Freguesia, com vista ao registo nacional da Festa de S. João de Sobrado como património imaterial, bem como à instrução e preparação da candidatura a património da UNESCO. A colaboração entre as três entidades vai ter de ser intensificada e foi entendido que aquela seria a melhor solução para que todos os passos a dar decorram da melhor forma possível.
O mais importante é que já há Velho da Bugiada e Reimoeiro designados e isso significa que a tradição vai continuar, cada vez mais viva e com crescente qualidade.
Uma palavra de reconhecimento é devida à equipa de mais de 40 mulheres que integraram a Comissão de Festas de 2012 pelo trabalho realizado.

sexta-feira, junho 22, 2012

"Talvez a mais extraordinária Festa de São João e uma das mais expressivas manifestações da cultura popular portuguesa", afirma especialista brasileiro



"Talvez a mais extraordinária Festa de São João e uma das mais expressivas manifestações da cultura popular portuguesa" - é assim que classifica a Festa de Bugios e Mourisqueiros um dos maiores actuais especialistas de culturas populares do Brasil, que esteve em Sobrado na festa de 2011.
Trata-se de Osvaldo Meira Trigueiro, professor e pesquisador do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB, pesquisador da Rede Folkcom e membro da Comissão Paraibana de Folclore. Ele é doutorado em Comunicação pela UNISINOS/RS, jornalista profissional e "Folclorista Emérito do Brasil". Veio a Portugal para estudar as assim chamadas no pais irmão as "festas juninas", que nós aqui designamos por "festas dos santos populares". E desde logo comenta o que viu deste modo: "fiquei impressionado com a participação popular nas celebrações dos três santos do mês de junho em todo o país. É realmente uma das maiores festas populares dos portugueses, tão grande ou maior que o carnaval".
Este especialista brasileiro esteve presente nas festas de Santo António nos bairros lisboetas e veio, depois, a Sobrado. "Na Festa dos Bugios do Sobrado em Portugal, que fica a 15 quilômetros da cidade do Porto, o que assistimos foi uma festa rural de celebração do dia de São João com fortes características dos festejos carnavalescos da Idade Média", escreveu ele no seu blog FolkMídia.
E vê na festa sobradense pontos comuns com a festa do Divino Espírito Santo em Pirenópolis, no Estado do Goiás/Brasil, como sejam a luta imaginária de mouros e cristãos (a cavalo, no caso de Pirenópolis, como se pode ver na foto, abaixo); o uso de máscaras; e "a saída de blocos e troças que desfilavam pelas ruas da cidade com muita algazarra e críticas às autoridades civis e religiosas".
Para Osvaldo Trigueiro,"tanto as festas juninas como as festas de Corpus Christi teem as suas origens nas festas carnavalescas da Idade Média de celebração da chegada do verão no Hemisfério Norte e que chegaram com os colonizadores já adaptadas conforme determinava a religião cristã".
Noutra oportunidade farei alguns comentários a esta perspetiva, que, além de ser o olhar de um especialista, é uma visão exterior e, a um tempo distante e próxima o que lhe confere valor particular. Acrescentaria apenas que uma investigadora - Maria Joana Krom - está precisamente desenvolvendo um estudo de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, no qual analisa comparativamente três festas de lutas entre mouros e cristãos, uma festa espanhola, a festa de Pirenópolis e a Festa dos Bugios e Mourisqueiros, de Sobrado.

Para ler a peça completa do Prof. Osvaldo Trigueiro, clicar AQUI.


(Crédito das fotos: Osvaldo Meira Trigueiro)

quarta-feira, junho 20, 2012

Oportunidade: Ministério da Educação apoia projetos educativos

Há dias, escrevi aqui sobre a importância de o agrupamento de escolas pensar num projeto educativo que tenha por motivo a Festa de S. João de Sobrado.
O Ministério da Educação acaba de anunciar para o próximo ano letivo a instituição de prémios educativos de escola que, à partida, parecem articular-se bem com uma possível iniciativa em Valongo. Cito a notícia do site Educare:
"Trata-se de um prémio que pretende reconhecer quem contribui para aumentar a qualidade da educação. Vamos premiar boas práticas e o trabalho da comunidade escolar". Foi assim que o ministro da Educação, Nuno Crato, explicou qual a intenção de um novo prémio instituído pela tutela. O Prémio de Escola vai distinguir, todos os anos, os melhores projetos educativos e as melhores escolas do país do pré-escolar ao Ensino Secundário nas cinco áreas geográficas desenhadas no mapa educativo - Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.(...)
Nuno Crato explica. "Iremos apoiar projetos científicos e culturais que consideremos relevantes. Esse apoio poderá ser feito ao nível da mobilização de professores, de material escolar ou, eventualmente, da realização de viagens". Não haverá dinheiro a circular.
(...)
O Prémio de Escola será anual e as candidaturas têm de ser apresentadas entre 1 de outubro e o último dia do primeiro período letivo de cada ano, numa página do site da Secretaria-Geral do MEC criada para o efeito. Os prémios da primeira edição serão entregues em maio do próximo ano. Guilherme de Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas e ex-ministro da Educação, preside ao júri do prémio".

terça-feira, junho 19, 2012

Video sobre a Bugiada na Loja de Turismo do aeroporto do Porto


Um video sobre a Festa de S. João de Sobrado integra a animação visual do recém-criada Loja do Turismo do Porto e Norte, a funcionar no aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Pedras Rubras. A animação em que o vídeo se inscreve abre amanhã, quarta-feira e prolonga-se até ao fim do mês.
A iniciativa de divulgação através deste vídeo amador contou com o envolvimento ativo da Câmara Municipal de Valongo e inscreve-se, segundo se pode ler no site da Edilidade, "no âmbito do processo de candidatura da Bugiada e Mouriscada a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO".

Um número extra no programa deste ano



A tarde da véspera de S.João vai ser animada com um encontro-mostra de carros e motos antigos, o qual decorrerá no espaço nobre da vila (e da festa): o Passal. A iniciativa é da Comissão de Festas.
O programa, entretanto, arranca hoje à noite com o agrupamento musical Instintos Radicais.

segunda-feira, junho 18, 2012

Chuva: pode ser que não

Um fim de primavera meteorologicamente imprevisível e temperaturas baixas, para a época - assim tem sido o tempo nas últimas semanas. O ensaio final, de ontem, teve de ser feito no salão da Casa do Bugio e a carga de água que caiu foi forte. Mas é provável que não chova no S. João, se se confirmarem as previsões e se as do Porto (ver imagem) forem extensíveis a Sobrado. Pode ser que o S. Pedro dê uma ajuda.

domingo, junho 17, 2012

As escolas concelhias e o património imaterial da Festa

Esta é uma mensagem que dirijo em particular aos professores, dirigentes de agrupamentos, associações de pais das escolas do concelho de Valongo em geral e da vila de Sobrado, em particular:
As escolas estão a terminar um ano letivo e já a pensar naquele que aí vem. Como pode a tradição-mor de Sobrado fazer parte dos planos de atividades e da própria lecionação das matérias, nos vários ciclos de estudo, no âmbito do Concelho, mas particularmente no agrupamento da Vila de Sobrado?
Eu sei que alguma coisa já se vai fazendo. Ainda há dias ouvia a mãe de um aluno a falar de uma manifestação de fim de ano escolar relacionada com a Bugiada, e que exigia o uso de trajes.
Mas, tanto quanto julgo saber, nunca, até hoje, as escolas fizeram um trabalho em profundidade, pluridimensional, sistemático e envolvente de todos os parceiros educativos, tendo a Festa de S. João como motivo e como foco.
É verdade que ainda há pais (e provavelmente também professores e pais que são professores) que entenderão que a escola é para assuntos sérios, para estudar, para ensinar e para aprender e que era o que faltava gastar o pouco tempo que há com festas e folganças.


Nada mais errado, em minha opinião.  Esta Festa é um assunto sério.
Acham que é possível e correto, em Valongo e em Sobrado, falar em História das invasões árabes sem trazer para cima da mesa a festa da Mouriscada? Tratar a história e a geografia, sem aludir à Serra de Cucamacuca, à exploração do ouro, aos fojos, à lenda que está na base da festa?, ou, ainda, às indumentárias e vestígios históricos a elas associados?
É possível tratar trabalhar assuntos ligados às artes sem trabalhar as cores dos trajes, a natureza das músicas e dos ritmos da festa?
É possível abordar a educação física, o movimento e o corpo à revelia das danças, das coreografias, da resistência física?
Seria compreensível Sobrado sem a Festa da Bugiada e Mouriscada? Que importância tem a festa na vila, do ponto de vista da memória, da identidade, mas também do turismo, da economia, das relações sociais?
A resposta a todas estas perguntas- e muitas mais se poderiam fazer - é simples: possível é. Mas é desejável? É vantajoso?
Colocando a questão de outra maneira: será que, partindo, sempre que possível e adequado, da cultura local, dos conhecimentos dos alunos, dos contributos dos pais e avós, sob o comando dos docentes (claro está!) seria possível um ensino e uma aprendizagem mais motivadores e com mais sucesso, mais gratificante para os alunos e para os próprios docentes?
No momento em que, no plano concelhio, se está a preparar o registo nacional da Festa como património imaterial, condição para a eventual submissão ao reconhecimento como património imaterial da UNESCO, não seria compreensível que o Agrupamento de Escolas de S João não estivesse no coração deste processo, não apenas a apoiar, mas a participar ativamente, aquilo que lhe cabe e sabe fazer: ensinar, aprender, animar. Pelos sinais que já tenho visto, estou convencido de que vai estar e que vai ser um parceiro fundamental.
No momento em que se começa a programar o próximo ano letivo, é boa altura para pensar o que seria possível fazer, não apenas no âmbito extra-letivo, mas nas próprias aulas. Um bom projeto neste setor, além das vantagens que pode ter na escola e na comunidade, será um sinal de enorme importância na projeção externa da Festa. O modo como a festa se entrosa com a comunidade é um critério que é valorizado.
Seria necessário começar, desde já, a inventariar os recursos, iniciativas e apoios necessários, para viabilizar um tal desiderato.
(Foto: R. Roque)

sexta-feira, junho 15, 2012

Regulamento relativo à captação de fotos e vídeos no dia da Festa

Acabam de ser aprovadas normas para a colheita de imagens na Festa de S. João de Sobrado, as quais têm por objetivo principal permitir que as danças e outras manifestações decorram em de forma digna, sem atropelar os principais protagonistas da Festa.
Salvaguarda-se uma exceção para os jornalistas profissionais em serviço, os quais poderão circular livremente, desde que tenham obtido prévia acreditação e não perturbem as performances. Nas Danças de Entrada esta exceção não se aplica.
Têm poder para fazer cumprir estas normas os elementos da Direção da Casa do Bugio e da Comissão de Festas devidamente identificados, bem como o Reimoeiro, o Velho da Bugiada, os Guias, Meios e Rabos, além de, em geral, Bugios e Mourisqueiros.
Neste ano experimental, pede-se a compreensão e bom senso a todos, de modo a dar à Festa uma qualidade ainda maior.

Eis, então, o teor do Regulamento:


Regulamento relativo à captação de imagens
na Festa da Bugiada e Mouriscada


Com vista a contribuir para a qualidade e a salvaguarda das danças e outras manifestações que integram a Festa de S. João de Sobrado, são estabelecidas as seguintes normas:
1.     Todos poderão colher imagens no dia 24 de Junho, desde que não circulem pelo espaço ocupado pelos Bugios e Mourisqueiros aquando das respetivas danças nem perturbem os movimentos  de qualquer destes grupos. 
2.     Os jornalistas e operadores de câmara devidamente credenciados e em serviço para os respetivos meios de informação poderão circular no espaço das danças apenas o tempo necessário à captação de imagens, com excepção das Danças de Entrada e da Prisão do Velho.
3.     Poderá haver a facilitação de circulação de participantes em iniciativas organizadas em articulação com a Casa do Bugio, desde que sejam respeitados os princípios dos pontos anteriores.
4.     Para além da Direção da Casa do Bugio e de elementos da Comissão de Festas, devidamente identificados, têm poder para assegurar o cumprimento das normas constantes deste Regulamento o Reimoeiro, o Velho da Bugiada, os Guias, Meios e Rabos, além de, em geral, Bugios e Mourisqueiros.
5.     A Casa do Bugio e a Comissão de Festas não se responsabilizam pela deterioração de material ocorrida em consequência da realização das danças e outras tradições da Festa de S. João de Sobrado.
6.     Estas normas passam a vigorar a partir da edição da Festa de 2012, podendo ser revistas com base na experiência entretanto adquirida.


quarta-feira, junho 13, 2012

Um bolo de penacho !!!

Bolos da Né, de Valongo, colocou uma foto de perfil na página do Facebook "S. João com Tradição", que é exemplo de mais um  campo por onde se pode expandir a criatividade relacionada com a festa.
Já tinha visto pintura, postais, fotografias, filmes, lousas e outros objetos, mas não ainda a adoção das temáticas e do colorido da festa na arte culinária. É caso para registar: um bolo de penacho. Falta fazer, agora, o de barretina.

terça-feira, junho 12, 2012

Riqueza humana da Festa da Bugiada e Mouriscada



Já aqui fiz referência ao facto de a Festa de S. João de Sobrado não ser uma mera reconstituição histórica ou representação teatral, mas continuando a ser uma comunidade que se faz e refaz através dos rituais festivos. E, nesse processo, são também as pessoas que mergulham nesse "tempo fora do tempo", no qual se condensam o tempo histórico (dos mouros), o tempo cíclico (do solstício, da sementeira) e o tempo actual da comunidade e de cada participante (as vivências e sonhos de cada um, a dinâmica das relações sociais, as peripécias da terra e do mundo, visíveis, por exemplo, nas "entrajadas" de crítica social).
Uma vivência desta natureza decorre também, necessariamente, do facto de a Festa de Sobrado ser pautada por valores profundos e antropologicamente ricos. Permito-me sublinhar os seguintes:
  • a capacidade de rir de si próprio e de inverter ou subverter a ordem do quotidiano;
  • valorizar a memória e actualização de um tempo que não volta, mas que nos trouxe aqui;
  • dar a manifestações antigas um novo sentido atualizado nas condições da vida de hoje;
  • pôr em sã (ainda que tensa) convivência os mouros e os cristãos ("nós" e os "outros");
  • dizer a vida e os seus sonhos recorrendo mais à dança, ao gesto, à música do que à palavra;
  • superar a lógica primária dos bons e dos maus (afinal, aqui, quem são os bons e quem são os maus?).
Muitos mais aspetos haveria que referir, mas só estes dariam para um tratado, não abstrato, mas ilustrado por vivências, por histórias, por imagens e recordações, antigas e atuais.
Cada vez mais temos relatos de como decorre esta festa, o que se faz e como se faz. Mas faltam-nos os "porquês" e os "para quês". O estudo e a investigação podem dar um contributo importante. Mas esse contributo não pode prescindir ou menosprezar o que cada um vive, as motivações que tem para participar, o sentido que dá ou descobre na festa, o que aprende e testemunha.  Cada bugio, cada mourisqueiro, cada intérprete das restantes manifestações desta festa é que pode responder a esse desafio. Nâo basta responder que "é a paixão" ou "sempre foi assim" ou, ainda" que é para "cumprir a tradição". É mais do que isso. Cada um é que,pensando a sério na vivência que faz, pode ajudar a dar respostas a esses "porquês" e "para quês".
Uma sugestão a cada um ou a cada uma: porque não escrever uma carta ou um e-mail a um amigo que vive longe (ou mesmo a um amigo imaginário) e procurar responder, muito a sério, a estas perguntas: porque é que vou de bugio, de mourisqueiro, de cego, de lavrador, etc? Porque quero ser rei ou velho? Que aspetos importantes é que tenho descoberto e pensado, participando na festa?

quarta-feira, junho 06, 2012

O cartaz da festa de 2012


Aí está o cartaz da festa deste ano. Quem compare este e os cartazes dos útimos anos com os que se faziam há uma década para trás notará ceramente diferenças importantes. Não é fácil combinar a parte da animação e arraial com as tradições próprias do S. João de Sobrado que fazem esta festa diferente e única. Houve tempos em que esta especificidade mal se conseguia ver nos cartazes da festa, o que não tem acontecido em anos recentes e também não acontece este ano.

Duas notas à margem:
- Não valia a pena inserir os ensaios em futuros programas ? Afinal o seu carácter público dá-lhes uma visibilidade que talvez merecesse referência no cartaz. O cartaz deste ano dá o primeiro passo nesse sentido, incluindo o último ensaio que é também o Dia dos Tremoços .
- Alguém estará a guardar os cartazes dos diferentes anos? Eles são também, no seu papel, uma parte da memória da festa e da sua publicitação.

Actualização:
No programa da tarde da véspera de S. João, pelas 15 horas, inclui-se também uma concentração de carros e motos antigos.

terça-feira, junho 05, 2012

A Serpe também ali ao lado, em Penafiel




A bicha Serpe não existe nem aparece só em Sobrado. Quem quiser vê-la, pode ir amanhã à noite, dia 6 ou depois de amanhã à tarde, dia 7, à cidade de Penafiel. Com uma configuração diferente da que apresenta na Festa da Bugiada, a Serpe penafidelense surge no âmbito da Festa do Corpo de Deus (Corpus Christi), de grandes tradições em muitas localidades do país. De resto, ontem mesmo o bispo do Porto D, Manuel Clemente, que é também historiador, proferiu naquela cidade uma conferência sobre essas tradições e seu significado.
Vale a pena dar um salto a Penafiel para ver a Cavalhada, amanhã a partir das 20.30, na qual se integram os bailes tradicionais, que retratam profissões, cantares e danças de antigamente: os Bailes dos Ferreiros, Pedreiros, Floreiras, Turcos, Pauzinhos e Pretos. Estes mesmos bailes incorporam também, no dia de Corpo de Deus, a parte profana da procissão que percorre várias ruas da cidade, a partir das 17h30. O programa pode ser encontrado clicando aqui. Alguns destes "bailes" ou danças têm afinidades com as danças dos mourisqueiros de Sobrado, conforme realçou a investigadora austríaca Bárbara Alge, nos seus estudos de doutoramento.

Atualização em 6.6:
Já não tanto aqui ao lado, amanhã, Dia de Corpo de Deus, pode ver-se o espetáculo do combate entre S. Jorge e a Coca em Monção. A tradição não figura na procissão e tem lugar num recinto de terra batida designado Campo do Souto. A Coca é um outro nome para a serpe ou o dragão.
(um video pode ver-se aqui)
Ficheiro:Coca21.jpg

domingo, junho 03, 2012

Bugiada presente num encontro internacional em Braga

A Festa da Bugiada e da Mouriscada vai integrar o programa de um encontro internacional que decorre na Universidade do Minho no final deste mês, sobre o tema "Narrativas e Memória Social - Abordagens Teóricas e Metodológicas".
A sessão constará da apresentação do filme "Bugiadas", realizado por Ângelo Peres para a cooperativa Moviola, em 1977, seguida de um diálogo entre os participantes e o autor deste post, com a presença e participação de elementos da Direção da Casa do Bugio. Na altura serão mostrados igualmente alguns do trajes e adereços da festa de Sobrado. Terá lugar na Casa do Professor, no centro da cidade de Braga, a partir das 21.30h.
O seminário conta com a participação de investigadores de diferentes áreas das ciências sociais e humanas provenientes de diversas partes do mundo, com destaque para a América Latina, Europa e Ásia. O programa detalhado pode ser consultado aqui.