quinta-feira, maio 30, 2013

Conferência de Sobrado sobre património imaterial: cinco notas



Já lá vai quase uma semana sobre um acontecimento que teve Sobrado por palco e que, com aquela dimensão, só a Festa de S. João poderia motivar. Estou a referir-me à Conferência sobre Património Imaterial. Foi uma oportunidade de alargar o debate que já tinha começado na sessão de esclarecimento realizada no mês passado no Centro Cultural de Sobrado e que também foi bastante participado.
Ainda que seja parte interessada, não queria deixar de anotar aqui alguns aspetos surgidos nesse evento e que me parecem relevantes.
  1. A ideia de um Museu ou Núcleo Museológico relacionado com a Festa da Bugiada e Mouriscada e, mais amplamente com a Rede da Máscara Ibérica e com as tradições festivas populares, a instalar em Sobrado, é um projeto que merece consenso, incluindo aqui o consenso político, quer de quem governa o Município e a Junta de Freguesia, quer da oposição.  Neste sentido, reveste-se de particular significado a intenção anunciada no final da conferência pelo Presidente da Câmara de Valongo de libertar as instalações do Centro Cultural para esse fim, mal estejam concluídas as obras que vão ser efetuadas no edifício da antiga Casa do Povo. Convém, no entanto, pensar nas instalações mas também no projeto de museu e nas formas de o implementar, manter e dinamizar.
  2. Um ponto que é decisivo para uma eventual candidatura à lista do património cultural imaterial da UNESCO é o apoio das autoridades portuguesas. Nesse sentido, o comprometimento claro, oficial e público do secretário de Estado da Cultura com essa candidatura deve ser registado. Veremos que passos dará este governante para que esse compromisso seja claramente assumido também pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, que pode ter em tudo isto um papel importante.

  3. A inauguração e abertura do site da Festa na Internet é um marco muito importante. Não só porque e um veículo de informação e divulgação, sobretudo quando estiver disponibilizado noutras línguas que não apenas o Português, mas também porque se propõe ser um espaço aberto aos contributos da comunidade. Os relatos, as ideias, as imagens - todos podem contribuir com eles e tudo isso enriquecerá o património do site.

  4. O formato da conferência não permitiu alargar o debate para além dos oradores convidados. Como é evidente, a festa junta os sobradenses, mas a ideia da candidatura suscita, naturalmente, sentimentos diversos. É necessário criar espaços e oportunidades em que outras vozes se exprimam, se possam esclarecer dúvidas e receios, ouvir todos os contributos e assegurar sempre que a festa preserve a sua vida e dinâmica própria, conduzida pelos sobradenses, especialmente aqueles que mais direta e indiretamente estão envolvidos na festa.

  5. Um ponto (last but not the least) que me apraz especialmente salientar é o que se refere ao papel das escolas da vila e do agrupamento. Fiquei sensibilizado com o facto de, entre os participantes, haver um bom número de professoras e professores. Quer em função de reptos lançados da mesa, quer de conversas que foram acontecendo nos intervalos e no final, ficou a ideia de que a festa pode vir de alguma forma a inscrever-se nas atividades futuras de algumas escolas e eventualmente do próprio agrupamento. Algumas já o fazem há muito, mas é possível dar a essa dimensão um âmbito mais largo. E as potencialidades a explorar são grandes, disso não tenho dúvida. Assim como a gratificação que um tal projeto pode trazer, para os alunos, para os docentes e para a comunidade local.
[Créditos da imagem: Mouriscada, provavelmente nos inícios do séc.XX. Foto recuperada e divulgada pelo Arquivo Municipal de Valongo, a partir de um negativo em suporte de vidro, que foi propriedade da casa do 2º Visconde Paço, de Campo]

quarta-feira, maio 29, 2013

Festa de S.João de Sobrado é tema de comunicação num colóquio internacional em Boticas


Vai realizar-se em Boticas, de 6 a 8 de Junho próximo,o Colóquio Internacional de Cultura Popular, organizado pela Câmara Municipal local. A iniciativa, que evoca os 120 anos do nascimento do jornalista e escritor local Gomes Monteiro, conta com uma comunicação convidada sobre a Bugiada e Mouriscada de Sobrado.
O programa do evento, que decorrerá no Auditório Municipal, pode ser consultado na imagem ao fundo deste post. Deixo aqui o resumo da apresentação sobre a festa de S. João de Sobrado, intitulada
"A festa na cultura popular tradicional: o caso da Bugiada e Mouriscada de Sobrado":

"A festa é um tempo de intensidade, de excesso e de subversão, vivido fora do tempo rotineiro e cíclico, mas mantendo com este estreitos canais de comunicação. Não nos referimos apenas nem principalmente a simples festas patronais, de programa religioso e arraial, onde não faltam bandas de música, foguetes e bombos e outros ingredientes de animação. Pensamos sobretudo em festas centradas em manifestações e rituais que, nos seus preparativos, realização e imaginário, constituem elementos fulcrais da construção da identidade das comunidades locais em que existem (e que lhes dão vida).
Nesta comunicação, tomaremos como caso de análise a festa de S. João de Sobrado, no município de Valongo, que é conhecida sobretudo pelas lutas e danças que opõem, ao longo de um dia inteiro, Bugios e Mourisqueiros, termos locais para designar cristãos e mouriscos. De facto, tal festa é bem mais do que essas performances vistosas e vibrantes. Intercaladas existem outras manifestações de mascarados que criticam os temas polémicos da actualidade; que realizam rituais agrícolas; teatro ritual que põe protagonistas e circunstantes em contacto com a água, o fogo, o estrume e a lama. Por alguma razão, o etnógrafo Benjamim E. Pereira considerou que a Bugiada e Mouriscada de Sobrado era um aglomerado de manifestações de proveniência diversa que circunstâncias históricas e sociais fizeram coincidir e conviver naquilo que é hoje uma festa do solstício de verão.

Partindo deste caso, procuraremos apresentar algumas reflexões sobre o papel desta festa na vida da comunidade local, ou seja, sobre os sentidos que ela alimenta e encerra num contexto sócio-cultural que se alterou radicalmente no último meio século."


segunda-feira, maio 27, 2013

Festa faz capa em A Voz de Ermesinde


Na edição desta semana de A Voz de Ermesinde, o tema de capa é a festa de S. João de Sobrado, a propósito dos passos dados neste fim de semana no sentido da inscrição desta tradição popular no registo do património cultural imaterial.
Para consultar o texto: AQUI.

Festa de 2013: Postos de destaque nos Bugios e Mourisqueiros

Para registo, aqui ficam os nomes daqueles que ocuparão os lugares de destaque quer no agrupamento dos Bugios quer no dos Mourisqueiros.
BUGIOS

Velho da BugiadaMoisés Gândara

Guias: Paulo Elias e António Marques
Rabos: Sérgio Moreira e Fábio Alves

MOURISQUEIROS

ReimoeiroLeonel Carneiro

Guias: Bruno Moreira e Marco Maia
Rabos: Ricardo Devesas e Celso Ferreira <
Meios: José Gaspar e Ricardo Alves.
O Velho da Bugiada tem a profissão de comerciante e reside no Vilar, perto do cruzamento com a estrada principal de Sobrado. O Reimoeiro é empregado de armazém e reside na Balsa Gandra. É nestes lugares que se darão os primeiros passos das danças de uma e outra formação, no dia 24 de Junho.

domingo, maio 26, 2013

A Bugiada, tema de 'Sinais, de Fernando Alves (TSF)


O jornalista e cronista Fernando Alves dedicou a edição de 'Sinais' de sexta-feira à Festa de S. João de Sobrado. Eu, que costumo ouvir a crónica quase todos os dias,
só soube porque o sempre atento Albino Pereira lhe fez referência, na sua página do Facebook.
A ouvir: Sinais.

Começam hoje os ensaios

Os ensaios para as danças da Bugiada e da Mouriscada são públicos e decorrem nos quatro domingos anteriores ao S. João. Como este ano, a véspera de S. João é domingo e há, nesse dia, muita agitação  e muitas tarefas para finalizar, os ensaios terminarão no domingo
, dia 16 de Junho.
O que significa que os ensaios começam hoje, a partir das 18 horas. Hoje e nos próximos dois domingos no Passal e, no dia 16, junto à Casa do Bugio, após o que se segue, neste últmo dia, o  convívio dos tremoços.

sexta-feira, maio 17, 2013

Conferência em Sobrado, no quadro da candidatura a património imaterial

Realiza-se no próximo dia 24 e 25 de Maio, em Sobrado, uma conferência sobre Património Imaterial: Identidade, Recurso e Risco, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Valongo, Casa do Bugio, Junta de Freguesia de Sobrado e Turismo Porto-Norte. Estas entidades estão também a trabalhar em conjunto para apoiar a inscrição da Festa da Bugiada e Mouriscada no registo nacional do Património Cultural Imaterial e na candidatura à lista da UNESCO.
A entrada na conferência é livre, ainda que sujeita a inscrição prévia (ver indicações na ilustração abaixo).


segunda-feira, maio 13, 2013

Renovada a confiança na Direção da Casa do Bugio

A Assembleia Geral da Casa do Bugio da passada quinta-feira confirmou os atuais corpos gerentes da Associação para um novo mandato.
O ato eleitoral teve, desta vez, duas listas a votação, sendo a que disputou as responsabilidades na condução dos destinos da Associação liderada por Moisés Gândara, o Velho da Bugiada deste ano.
A votação foi clara a favor da continuidade da atual direção, mas importa sublinhar ser sempre saudável, em democracia, quando há modos diversos de entender o que deve ser e fazer uma estrutura associativa.
Uma vez expressa a vontade da maioria, todos são chamados a participar no sentido da dignidade e promoção do S. João de Sobrado, porque, ao fim e ao cabo, é este sentimento que une os sobradenses.

sexta-feira, maio 03, 2013