quinta-feira, junho 25, 2015

No Jornal da Tarde da RTP de hoje

A última peça da segunda parte do Jornal da Tarde de hoje, na RTP, foi dedicada ao S. João de Sobrado. Aqui:

http://www.rtp.pt/play/p1751/e199565/jornal-da-tarde/439328

1942: o ano em que o S. João foi a 25 de junho

Houve um ano em que a festa do S. João de Sobrado não foi no dia 24, mas no dia 25 de junho. Esse ano foi o de 1942. Há 73 anos, portanto.
E que é que se passou para isso acontecer?
Em 1942 a festa do Corpo de Deus calhou no dia 24 de junho e era tão importante que empurrou a Bugiada e a Mouriscada para o dia seguinte.
Até tempos recentes, a Festa do Corpo de Deus era também um dia muito especial para as famílias, por ser a festa da Comunhão Solene das crianças.
Como se obteve esta informação? Por uma família sobradense que tem um familiar que completa 73 anos hoje mesmo, 25 de junho e que, pelas razões atrás enunciadas, acabou por nascer em dia de S. João.
Será que há gente que ainda se lembra deste acontecimento?

A Bugiada e a Mouriscada no jornalismo e na arte de fotografar

Um trabalho de reportagem, mas também de arte, da autoria do foto-repórter do Jornal de Notícias Leonel de Castro, a apreciar neste slideshow:

Fonte: Foto do slideshow de Leonel de Castro, JN/Global Imagens, 2015
Clicar para ver o conjunto do trabalho:
http://www.jn.pt/multimedia/galeria.aspx?content_id=4643118

terça-feira, junho 23, 2015

Sabia que...? (curiosidades sobre o S. João de Sobrado)


  • A máscara do Velho da Bugiada não é sempre a mesma ao longo do dia da festa? É verdade: da parte da tarde a máscara alegre dá lugar à máscara dramática, para o combate, o assalto ao castelo e a prisão e libertação do Velho.
  • O Rodízio, que é parte da coreografia das danças dos Mourisqueiros também fazia parte das danças dos Bugios. Provavelmente pelo número dos participantes, essa parte só se realiza nos ensaios e não no dia da festa (o que quer dizer que, de algum modo, o ensaio é mais completo do que a própria festa)
  • Antigamente, era frequente haver Bugios que levavam urtigas para passar nas pernas das raparigas, quando as mulheres não usavam calças. O roubo de doces e não só, através da manipulação de sardões articulados, também era mais ou menos tolerado.
  • A mais antiga descrição que se conhece do S. João de Sobrado foi publicada em inglês, em 1936, e foi escrita por um diplomata e etnógrafo – Rodney Gallop - que deve ter visitado a festa por volta de 1930.
  • Esse autor descreve um pormenor hoje inexistente nas danças da Bugiada: por fora das filas de Bugios, dançava um mascarado vestido com uma roupa tipo fato macaco, a gozar com os que dançavam a sério.
  • Antes do 25 de Abril era proibido as mulheres irem de Bugio. Mas isso não impedia bastantes de se vestirem de tal modo que ninguém descobrisse (às vezes via-se bem, mas fazia-se vista grossa). O único problema é que não podiam ir ao jantar, por não ser fácil comer de máscara posta.
  • Há pessoas que vieram de propósito de Lisboa para ver o S. João de Sobrado, passaram pela noitada do Porto ejá não tiveram genica para dar um salto à Mouriscada e Bugiada.
  • Conta-se que no tempo da fome (ou seja, no tempo da guerra) uma família tinha muitos filhos e não tinha pão para lhes dar. O pai levava-os para o monte e punha-os a dançar a Bugiada … para lhes enganar a fome.
  • Os Mourisqueiros foram durante anos apresentados como os infiéis, os maus da fita. Mas, se assim é, porque são eles que levam os andores na procissão e não os cristãos?
  • As Entrajadas ou Críticas, que aparecem no 'jantar' e acompanham até ao fim das Danças de Entrada, são a única parte da festa que muda todos os anos e que ninguém controla, a não ser os próprios.
  • Nessas Entrajadas, tem havido anos em que se dão a conhecer casos e situações da vida real que, de outro modo, não veriam a luz do dia e que a máscara permite. É verdade que também já tem havido aproveitamentos abusivos.
  • A Festa só recentemente (17.5.2012) foi reconhecida como património cultural imaterial de interesse municipal, ainda que já fosse ela a determinar o feriado do Município de Valongo.
Foto: reprodução de painel da EB 2-3 de Sobrado.

segunda-feira, junho 22, 2015

Um pequeno guia da festa

Está disponível uma pequena brochura que é talvez o guia da festa mais resumido e mais à mão. Numa página refere-se à vila de Sobado, noutra à festa e noutra ainda à apresentação de Bugios e Mourisqueiros. As restantes são ocupadas com a sumária descrição das partes mais importantes da festa, com a indicação do respetivo horário (tanto quanto, já que horários muito rigorosos são sempre difíceis nesta festa).


Aceder à brochura (e eventualmente imprimir): AQUI

sábado, junho 20, 2015

Palanques, cabidela e tremoços - fim de semana em cheio


(Crédito da Foto: autor da página do Facebook 'Eu Amo Sobrado', aqui: http://on.fb.me/1RhIDm1)


A festa é só na quarta-feira, mas este fim de semana já está cheio de atividades preparatórias do grande dia.
Hoje, de manhã cedo, um grupo de Bugios e outro de Mourisqueiros foram ao monte (previamente designado pelo Velho) arranjar a madeira com que edificam os castelos, no Passal. Por norma, a tarefa fica pronta da parte da manhã, de modo a que se possa realizar uma tradição desta festa: o almoço da cabidela. Os Bugios num lado e os Mourisqueiros noutro e cada um paga a sua conta.
Amanhã, domingo, é o dia do último ensaio. Também por tradição, a Comissão de Festas deve oferecer, no final, aos dois grupos uma merenda constituída por tremoços, broa e vinho. Por isso tambem se designa este por o 'dia dos tremoços' (estes foram cozidos anteontem, como a gravura documenta, e a broa será cozida hoje).
Neste último ensaio, continuam a não entrar os trajes, que ficam reservados apenas para o dia da festa. Para além das castanholas dos Bugios e da cana (a servir de espada) dos Mourisqueiros, estes levam também uma faixa vermelha cruzada, o que só acontece neste ensaio derradeiro. Este ultimo ato preparatório tem lugar junto à Casa do Bugio e, por causa do lanche, inicia-se às 17 horas, uma hora mais cedo do que habitualmente.

sexta-feira, junho 19, 2015

8 perguntas e respostas para os que querem ir a Sobrado no dia 24

Sou do sul, estou a pensar ir ver o S. João de Sobrado, mas, uma vez que vou ao Norte, aproveito para ir à noitada do S. João do Porto. Faço bem?

Fazes bem, claro. Mas, se queres ir a Sobrado, é melhor deitares-te relativamente cedo. Não serias o primeiro que faz uma direta, ou quase, e depois já não tem pedalada para a Bugiada.

A que horas devo chegar, para apreciar a festa, no dia 24?

Depende do tempo que tens e do que queres ver. Se for para ver tudo, prepara-te para chegar a Sobrado às 8.  É por essa hora que começam as danças dos Mourisqueiros e, uma meia hora depois, os Bugios. E prepara-te para ficar por lá até às 21, pelo menos.

Mas há momentos especiais que não se deve perder?

De novo, depende dos teus interesses e do que queres ver. Eis uma lista de momentos interessantes:
- Jantar  a partir das 9.30 (leste bem, o jantar é logo de manhã), na Casa do Bugio, servido a centenas de participantes, com os Bugios num lado e os Mourisqueiros no outro.
- Missa da festa, por volta das 10.00, seguida da procissão, pelas 11.30, com a particularidade de serem os mouriscos a transportar os andores.
- Danças de entrada, na verdade marchas de apresentação das duas formações, a partir das 12.30, seguidas de cenas de mascarados a criticar acontecimentos do ano anterior.
- Ritual da Lavra da Praça, a partir das 15.00
- A Dança do Cego ou Sapateirada - uma representação de teatro primitivo, que tem início por volta das 17.00 não aconselhável a pessoas que não sejam capazes de dar uma corrida ou que não gostem de apanhar com a lama.
- Prisão e libertação do Velho da Bugiada, incluindo o combate, o assalto ao castelo e a cena da serpe.

Chego lá e descubro facilmente onde decorre tudo isto?

Bom, a maior parte destas manifestações decorre no centro da vila, no Passal em frente à igreja. Mas as danças de manhã cedo decorrem na casa do líder de cada uma das formações. Este ano, o Reimoeiro é de Vale Maior e o Velho é da rua da Costa. Qualquer habitante local indica o caminho. A Casa do Bugio, onde acontece a refeição, de manhã, fica na estrada que liga Sobrado a Alfena, a cerca de 2km do Passal.

É fácil chegar ao local da festa?

Se vais de carro e vens dos lados do Porto ou dos lados de Braga, um caminho rápido é ires pela A3 até à portagem da Maia, sais antes da portagem para a A41, sais  na 3ª ou na 5ª saídas que indicam ambas Sobrado. Também podes optar pela 2ª saída para Alfena e, na rotunda que está a 300m, sais na segunda saída. Atravessas um monte e vais diretamente ter a Sobrado. Para quem circule na A4, a saída mais próxima é Campo que está a 3km de Sobrado. Os habitantes da região conhecem estradas secundárias que evitam o pagamento de portagens.

É facil estacionar em Sobrado, no dia da Festa?

Esse tornou-se um grande problema até há alguns anos. Mais recentemente, têm sido criados vários parques de estacionamento em locais da vila que permitem ir a pé até ao Passal. Brigadas da GNR que estarão a cortar o trânsito, nas horas de maior afluência de gente, indicarão onde fica o parque de estacionamento mais próximo. E há autocarros a partir dos extremos da estrada principal (da Balsa, no extremo norte da vila, e da Pinguela, no extremo sul). Se usas GPS, aqui ficam as coordenadas: 41.209978, -8.462189

Alguma coisa que se possa ler ou ver sobre a festa, antes do dia 24?

A festa só agora está a começar a ser objeto de um estudo sistemático e aprofundado. Encontras, ainda assim, alguns materiais como estes:
Texto: Bugiada: festa, luta e comunicação
Documentário vídeo: http://bit.ly/1ITcO0Z
Vídeo promocional: http://bit.ly/1N9YlPB
No Youtube encontras muitos registos vídeo sobre a festa, de qualidade naturalmente muito desigual.

Alguma recomendação especial?

Sim: prepara-te para uma jornada dura. Normalmente o calor é forte e as muitas árvores do Passal não dão sombra para toda  a gente. Mune-te de água, creme solar, chapéu, e boa disposição, porque esta festa tem momentos solenes e dramáticos, mas tem igualmente outros momentos cómicos e de muita folia. Mas será seguramente uma experiência inesquecível.

quinta-feira, junho 18, 2015

Já é uma das figuras da festa de 2015: o drone


Este ano, nos ensaios, surgiu um drone para registar a festa. Em Sobrado já se tornou conhecido, porque tem conseguido divulgar ângulos sobre a freguesia nunca até hoje conseguidos. Certamente será colocado em funcionamento em alguns passos no dia da festa.
Como é sabido, o S. João de Sobrado é muito difícil de registar e por várias razões, entre as quais se pode referir o facto de as danças ocorrerem no meio da multidão. Uma máquina telecomandada é, de facto, o ideal para captar movimentos e percursos. Contanto que seja manipulado com destreza e cuidado, para não cair e atingir alguém.
Em rigor, há dois ou três anos, já houve um drone a filmar a festa. Mas nessa altura estas máquinas eram ainda raras e 'gigantescas', mais parecidas com um pequeno helicóptero não tripulado. A miniaturização e relativa acessibilidade alteraram completamente a situação.
Fica aqui uma sugestão: organizar, futuramente, no Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, uma exposição de imagens captadas pelo esta pequena máquina voadora, com ângulos e vistas que só do ar é possível obter.

quarta-feira, junho 17, 2015

A lista de quem vai fazer os "serviços da tarde"



Como é tradição, foi anunciada no ensaio do passado domingo a lista dos nomes daqueles a quem caberá realizar os chamados serviços da tarde, no dia da Festa. Nos dois primeiros ensaios, os voluntários apresentaram a sua disponibilidade, dando o nome e, no terceiro, o Velho anunciou a decisão entretanto tomada.
Os serviços, que se iniciam, pelas 15 horas, com a colheita ou cobrança dos direitos, prosseguem, depois, com o ritual da Lavra da Praça e, depois, a Dança do Cego ou Sapateirada.
Para os que não conhecem de perto a Festa de S. João e Sobrado, estas tradições da tarde são todas levadas a cabo por mascarados, vestidos "à civil", retratando cenas de trabalho e do quotidiano de gente humilde. No seu conjunto, revelam uma outra festa dentro da festa, não sendo improvável que, em termos de antiguidade, sejam mesmo anteriores às danças da Bugiada e Mouriscada.

terça-feira, junho 16, 2015

Ensaio 2015: Bugios pequenos são o futuro da festa

Os ensaios vão avançando e é sempre com emoção e esperança que se assiste ao 'bloco' dos mais novos, no ensaio da Bugiada. Quanto à Mouriscada nem é preciso falar, já que são todos jovens, alguns ainda dolescentes.

https://vimeo.com/130797204

segunda-feira, junho 15, 2015

Exposição de pintura sobre a Festa abre sexta, dia 19


O Centro de Documentação sobre a Bugiada e a Mouriscada, em Sobrado,  é o espaço onde será inaugurada uma exposição de pintura de diversas proveniências, que tem como temática a festa de S. João de Sobrado. A inauguração será às 19h00, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valongo.


domingo, junho 14, 2015

Fernando Lopes: o 'novo' caixa



Mais cedo ou mais tarde iria acontecer: este ano houve que mudar aquele que toca a caixa, no acompanhamento das danças dos Mourisqueiros. Já não acontecia tal há décadas.
Fernando Lopes não é propriamente um novato na função - e menos ainda um estreante: já tocou pelo menos nas festas de de 1969 e 1970, quando o seu irmão foi de Reimoeiro. Aparentemente, não se esqueceu. Os ensaios que tem feito este ano demonstram, se dúvidas houvesse, que temos caixa.