quarta-feira, dezembro 15, 2004

Documentos escassos

Sobrado é uma freguesia elevada a vila em anos recentes. Viveu até há umas décadas atrás de uma agricultura produzida nas margens férteis do rio Ferreira que corre ali numa vasta agra plana, coberta de milharais na época do estio.
A festa que põe em cena a luta de entre Bugios e Mouriscos é tão antiga que muitos sobradenses crêem remontar ao tempo em que os mouros invadiram a Península. Os documentos conhecidos são escassos e não permitem recuar para além da segunda metade do século XIX. No entanto, a tradição é seguramente muito mais remota.
Uma das mais curiosas descrições que dela foram feitas deve-se ao diplomata Rodney Gallop que, no nício dos anos 30, esteve em Sobrado e escreveu um retrato pitoresco do que viu, na notável obra Portugal – a Book of Folk Ways, que consultei na Biblioteca Pública Municipal do Porto.
Uma das tarefas urgentes relacionadas com a Bugiada é a recolha sistemática e o tratamento cuidadoso da documentação existente, nos vários suportes em que se encontrar (impresso, áudio, audiovisual, fotográfico, etc).

Sem comentários: