sábado, março 29, 2008

Inquérito sobre património imaterial do país

"O Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) vai fazer um inquérito a várias entidades do país sobre o património imaterial, uma nova área que passou a estar na competência deste organismo do Ministério da Cultura", segundo notícia do Público de hoje.
O mesmo diário adianta:
"Esta é uma das iniciativas constantes no plano de actividades do IMC para 2008, anunciado por Clara Camacho, subdirectora do instituto, durante o Encontro dos Museus da RPM (Rede Portuguesa de Museus), que decorreu ontem no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, com a presença de meia centena de responsáveis do sector. A responsável indicou que este ano o instituto vai levar a efeito um inquérito nesta área - que abarca práticas, representações, expressões, artefactos e espaços culturais - para recolher informação junto de universidades, museus e associações de defesa do património".

1 comentário:

Anónimo disse...

GOSTARIA DE LANÇAR UM DESAFIO AO GESTOR DO BLOG E A TODOS QUANTOS OS QUE O VISITAM.
PORQUE NÃO COMEÇARMOS A HOMENAGEAR ALGUNS DOS INTERVENIENTES QUE QUE DE UMA FORMA OU OUTRA MELHOR REPRESENTARAM O ESPÍRITO DA NOSSA QUERIDA FESTA. NÃO FALO APENAS DOS REIS , MAS DE TODOS OS OUTROS, ADVOGADOS, MULHERES DO CEGO E TODOS OS RESTANTES. ESTOU CANSADO DE OUVIR QUE FULANO OU SICRANO É QUE ERA BOM, E DEPOIS , NINGUÉM DAQUI A 20 ANOS SE VAI LEMBRAR DELES. NÓS TEMOS O DEVER DE PROTEGER E DAR A CONHECER AOS PROXIMOS AQUELES QUE FIZERAM DO SÃO JOÃO AQUILO QUE ELE É. A "HISTORIA DO SÃO JOÃO " NÃO É SÓ UMA PRINCESA E UM REI MOURO, SÃO TAMBÉM OS SEUS INTERVENIENTES. QUE TAL SE SUGERISSEMOS NOMES E O SR MANUEL PINTO OU OUTRO QUE ESTE JULGASSE ADEQUADO, PARA DEDICARMOS POR EXEMPLO UM MÊS A DETERMINADA FIGURA. NESSE MÊS AS PESSOAS ENVIARIAM INFORMAÇÕES, CURIOSIDADES.. APROVEITO PARA LANÇAR UM NOME: FERNANDO CAÍNHA.