terça-feira, dezembro 01, 2009

Já há Velho da Bugiada ... e já havia Reimoeiro

José Machado será o próximo Velho da Bugiada da Festa de S. João de Sobrado. A decisão foi ontem ratificada pela Comissão da Festa de 2010, depois de o nome ter sido escolhido no passado sábado, pelos ex-Velhos da Bugiada reunidos na sede da Associação da Casa do Bugio.
José Machado, de 43 anos, exerce a profissão de padeiro e tem uma longa história ligada à festa. O seu nome mereceu a concordância de praticamente a totalidade de cerca de uma dúzia de sobradenses que, num passado mais ou menos recente, já ocuparam o cargo de Velho.
O nome aprovado foi aquele que reuniu as características que haviam sido delineadas numa reunião anterior, e a que aqui fizemos referência.
Recorde-se que a Direcção da Associação da Casa do Bugio, a quem estatutariamente cabe zelar pela realização e preservação da Festa, havia decidido entregar a escolha do Velho da Bugiada ao grupo daqueles que já estiveram nesse lugar. Essa opção pareceu ser preferível àquela outra de colocar eventualmente o assunto numa assembleia geral, visto que, na assembleia, a deliberação corria o risco de ser tomada por pessoas que ou nunca foram de Bugio ou não têm nem o conhecimento nem a experiência exigíveis nesse processo de escolha. Foi, pois, uma forma de colocar essa deliberação nas mãos de quem sabe do assunto.
Recorde-se que o chefe da formação adversária, o Reimoeiro (ou Rei Mouro), há muito tempo que já havia sido escolhido. Trata-se de José Maria Dias Moreira, da Rua de Fijós. Foi a opção natural depois de ter percorrido os escalões da formação mourisqueira, desde Meio, passando por Rabo e até chegar a Guia. Tem sido essa a regra definida de comum acordo entre os Mouriscos.

10 comentários:

São disse...

Desde já os parabéns ao velho escolhido e votos sinceros para que se saia bem no grande dia.
Quanto ao processo de escolha ficou a prova cabal que pode haver entendimento e concenso entre a bugiada (leia-se os seus representantes máximos nos últimos anos) para a escolha do velho, basta apenas existirem alguns itens reguladores de escolha e boa vontade. Penso que esta escolha ( que ficará para sempre como um marco no caminho da bugiada) além de preconizar um passo significativo no melhoramento da organização da festa vem acima de tudo ( penso eu) calar algumas bocas que sistematicamente insistiam em deitar por terra qualquer iniciativa deste género. Será assim o principio do fim da hegomonia do dinheiro e das amizades para dar lugar á democracia.
Resta-me terminar felicitando os intervenientes no processo pela sua lucidez, discernimento e pela capacidade que tiveram de verem para além do aqui e agora. Parabéns.

Anónimo disse...

"Recorde-se que a Direcção da Associação da Casa do Bugio, a quem estatutariamente cabe zelar pela realização e preservação da Festa, havia decidido entregar a escolha do Velho da Bugiada ao grupo daqueles que já estiveram nesse lugar."
Mas o velho será sempre escolhido assim ou só será assim quando a casa do bugio faz a festa???
Desde já felicito o Machado, por ter sido a escolha para este ano, desejo que tudo corra bem, a ele e aos escolhidos por ele para a organização da bugiada.

Anónimo disse...

BOA TARDE A TODOS!
GOSTEI MUITO DA ESCOLHA DO VELHO DA FORMA QUE FOI FEITA, SÓ SE ALTEROU DE SER A COMISSAO DE FESTAS PARA UM GRUPO DE HOMENS QUE JA LA FORAM REPRESENTAR ESSE PAPEL, ALGUNS NAO SOBERAM DESEMPENHAR NADA DE JEITO MAS HOJE POR SEREM SOCIOS JA TEM O DIREITO DE VOTAR O QUE A DIREÇAO DA CASA DO BUGIO LEVA ESCRITO NO PAPEL.SERÁ QUE O ZE MACHADO SABE FAZER AS DANÇAS NO PAPEL DE VELHO, OU ESSE GRUPO DE VELHOS FIZERAM ALGUM ENSAIO COM ELE PARA VER SE ELE TINHA CAPACIDADE DE REPRESENTAR ESSE PAPEL DE VELHO.SE ASSIM FOR OS MEUS PARABENS, ENTAO AS COISAS REALMENTE MODARAM!!!
PENSO QUE IMPORTANTE ERA ALTERAR TODO O PROCESSO MAS PARA A QUALIDADE, E NAO SO PARA COLOCAR DUAS OU TRES PESSOAS DE FORA DA CORRIDA A VELHOS...
COMPRIMENTOS

São disse...

Ao segundo anónimo: Sim parece que estão a pensar contratar um coreógrafo e um juri para fazerem um "dança de velho"... Não queiramos ser mais papistas que o papa... E já agora o que é " fazer alguma coisa de jeito"?

Anónimo disse...

Parece que alguem está de acordo comigo... (o 2º anónimo)
Concordo que o zé machado está na "hora" de ir de velho, mas segundo as "regras" que alguns membros da direcção kerem impor nao haveria nenhum candidato melhor colocado?
Ou a experiência nas "estardalhadas" atrás da dança de entrada tambem contam?
é que aí sim o machado ganha a todos!
quanto ás "regras":
Qual preferem? bugios d madrugada ou empurrões e quase agressoes como esses que agora escolhem faziam no tempo deles???
Qual preferem? As "voltas" do velho A ou B? Qual está certo e quem decide isso???
Sabiam que a primeira pessoa a pensar em ir cedo p casa do velho foi um "velho"? aliás.. esse recorde está na posse de um "velho".. ou melhor... de dois que nesse ano foram os primeiros!!!
Já repararam que os velhos quando não vão pra casa do velho de madrugada mandam pra lá os parceiros???
Afinal quem é mais papista que o papa?
a direcção deve zelar pela festa, mas não tentar mandar na Bugiada que é o que está a fazer!!!

Anónimo disse...

Ó Machado, eu gostaria de saber quem´são os guias e os rabos que vão acompanhar o velho de 2010?
Ouço Falar em muitos nomes... será que a bugiada vai ter que repetir velhos de verdade para levar bugios a Guias? não acredito no que ouvi, será verdade? Se aconter mais uma vez vai ficar provado que a bugiada vai voltar a ter uma imagem negativa pelo que possas fazer. Esses senhores deveriam meter a mão na consciencia e pensar na vergonha que será dar a cara quando se afastaram e repudiaram a festa de S. João.(vergonha)
Se acontecer não vou deixar passar o meu dia nem abandonar a minha paixão como eles fizeram...
Um bugio é uma imagem impossivel de denegrir é mesmo paixão...

Anónimo disse...

O BUGIO TU NÃO SABES QUEM SÃO OS GUIAS NÃO DEBES SER DE SOBRADO TODA GENTE SABE QUEM SÃO E O GOSTO CABEDA E O FERNANDO MIRANDA AQUELES QUE DESISTIRU DE IR DE BUGIO DEPOIS DE IR DE BELHO NUNCA MAIS FORO NEM VAO AOS INSAIOS A MAIS DE TRES ANOS.

Defensorde 2000 disse...

Ora boa tarde e parabéns ao Machado por ser escolhido para ir de velho, mas quero dar lhe também os sentimentos pela escolha dos guias bem um e cunhado tem por direito de ir o outro já não vai de bugio a 5 anos maS aceitou na mesma o convite.
E osde anda o par do Machado nesta história toda? Será que o Machado vai ter perna para chegar ao fim ou será que vou ser preciso vir os bombeiros, Machado desta não Tê safas tu Pois em 2000 fostes um dos que mais criticou a nossa actuação por isso espera que seja retribuído tudo aquilo que dissestes .

Anónimo disse...

boa tarde a todos ...
acabei de ler este ultimo comentario e nao gostei nada, e pena mas enfim.. ficas a saber que o velho ao ser nomiado para tal cargo ele leva quem ele achar melhor, ele ao escolher duas passoas ja de idade e com poucas capacidades de fazerem grandes danças ele esta a proteger as suas capacidades que neste caso sao poucas. Mas foi a comissao de velhos que o elegeu por isso e so por isso esta bem .
Ja se fala que para Março se vai eleger o velho para 2011 pode ser que venha um com mais capacidade fisicas e faz esquecer este....
cumprimentos
A.N

Anónimo disse...

Olá a todos. Venho aqui dar os parabens ao Machado por ir ocupar este ano o mais alto posto da bugiada e que bem merece, pela dedicação que tem á festa.
Sobre as duvidas levantadas sobre a capacidade fisica do velho, tenho a dizer que o ritimo é colocado pelo velho portanto ele tem de se controlar de forma a aguentar.
Sobre as escolhas para guias eu concordo que o velho escolhe quem quiser para esta função, no entanto acho que deve fazer a escolha entre bugios e não ex bugios, um deles foi de velho em 2005 e nuca mais voltou a vestir a farda o outro também já tinha deixado a bugiada algum tempo.
A escolha destes guias também me espantam por um deles ter dito: " o são joão para mim já acabou" recusando-se assim a comprar bilhetes para ajudar a festa, são estas coisas que põe em causa a verdadeira paixão pela festa, eu como bugio nunca deixei nem deixarei de contribuir, para a festa que tanto gosto, indo aos jantares, comprando bilhetes e fazendo parte das comissões.
Abraço a todos e boa sorte para o velho e reimoeiro