terça-feira, janeiro 19, 2010

Sarrabulhada: preparar a festa através do convívio






Mais de 620 pessoas juntaram-se na sarrabulhada do passado sábado, na sede da Associação da Casa do Bugio, em confraternização animada e alegre, e em acto de apoio à organização da Festa de São João de Sobrado, em 24 de Junho próximo.
O evento contou, desta vez, com a actuação de dois cantadores ao desafio: Olinda, de Paredes e Jorge Loureiro, de Barcelos. Uma actuação que retomou uma tradição que até à década de 70 do século passado, se usou em iniciativas de particulares ou de estabelecimentos comerciais, em diferentes lugares da freguesia. E que não deixou os créditos deste tipo de manifestação cultural popular por mãos alheias. Pimenta e mostarda houve com fartura, nas quadras dos cantadores e até o autor deste blog teve boa dose para si.
A confecção dos pratos típicos destes ajuntamentos (a malga de papas, o sarrabulho propriamente dito e os rigelos ou rojões) foi preparada e servida com base na mobilização e voluntariado de dezenas de pessoas, entre cozinheiros, serviço às mesas, porteiros, etc.
No jantar tomou parte o vice-presidente da Câmara Municipal de Valongo, João Paulo Baltasar, que tem o pelouro da Cultura e Juventude, e o presidente da Junta de Freguesia de Sobrado, Carlos Mota.

4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Sr. Pinto...e, sobretudo, parabéns a TODOS os que contribuiram para esta grande manifestação de união dos Sobradenses! Foi uma festa de arromba e é um prenuncio de um grande S. João em 2010!
Fiquei extremamente satisfeito com o convite e ainda mais com a participação.
obrigados e contem connosco!
João Paulo Baltazar

Helena Teixeira disse...

Ena,tanta gente reunida :) Parabéns!

Aproveito e deixo um convite: participe na Blogagem de Fevereiro do blogue www.aldeiadaminhavida.blogspot.com. O tema é: “O Carnaval e as suas Tradições”. Basta enviar um texto máximo 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt (+ título e link do respectivo blog) até dia 8 de Fevereiro. Participe. Haverá boa convivência e prémios (veja mais hoje no blog da Aldeia)!

Abraço
Lena

Raquel Alves disse...

Eventos como estes parecem-me muito salutares.Parabéns aos organizadores e aos participantes. Quando houver outro, publicitem! Quem sabe não vai alguém do Agrupamento de Escolas de S. João de Sobrado?!...
Abraço amigo.
Raquel Alves

Anónimo disse...

taria de saber quando e a proxima assembleia geral da casa de bugio ..