segunda-feira, agosto 02, 2010

Mistério e sexo em torno da Dança da Jaquina

Já aqui perguntámos, há uns quatro anos, se alguém sabia dar alguma informação sobre a Dança da Jaquina que, rezam as memórias, tinha lugar na Festa de São João de Sobrado. Desse apelo surgiu então uma pista que não tivemos ainda oportunidade de explorar. Mas eis que surge uma nova pista, vinda, nem mais nem menos, do Juíz da Festa deste ano, Generoso Ferreira das Neves que, antes de ir para o Brasil, já era um grande apaixonado desta tradição festiva.
Segundo conta este conterrâneo sobradense, a Dança da Jaquina era o primeiro número que tinha lugar, depois das danças de Entrada e era acompanhada pela "orquestra" de violinos e violas braguesas que marca o ritmo das danças dos Bugios.
E em que consistia? Pelos vistos, nos anos 50, pelo menos, a Dança da Jaquina consistia num mascarado que, agarrado a uma figura vestida de mulher, de pernas para o ar, dava a volta que, já então e ainda hoje, dão os diferentes números que têm lugar durante a tarde do dia 24 - a cobrança dos direitos, a lavra da praça e a dança do cego.
Ou seja, a ser verdadeira esta versão, duas coisas se podem concluir: a Dança da Jaquina revestia um carácter profundamente subversivo e erótico-lúbrico e significava que a Festa de Sobrado era ainda mais complexa e rica do que acontece nos dias de hoje. Seria uma espécie de 69, sem disso se falar.
Terá sido por esse carácter irreverente e atrevido que a tradição se esfumou e desapareceu? E será por causa desse carácter que pouca gente ou ninguém se diz lembrar ou quer falar do assunto?
Uma coisa é certa: a ousadia do Sr Generoso, nesse recuado tempo de há mais de 50 anos, pode não ter atraído sobre si as simpatias, nomeadamente do pároco da altura.
(Agradece-se a quem puder dar mais elementos sobre este aspecto do passado da festa).

1 comentário:

Anónimo disse...

pois eu ca sou novo apenas 21 ano mas tenho meu avo, que me contou que a dança da jaquima era feita logo a seguir a dança da entrada era parecida a danca do cego pois havia uma mulher e um homen que faziam coisa menos propprias pelo arraial, mas diz meu avo que a mais de 65 anos que nao se faz essa dança pois era muito polemica