sexta-feira, setembro 09, 2011

Sobrado no Censos 2011 - o presente e o futuro

A vila de Sobrado praticamente manteve o número de habitantes que tinha em 2001, segundo os primeiros resultados do Censos 2011. De facto, a população da freguesia chegava aos 6.726 no momento da recolha de informação do Censos, quando, dez anos antes, esse número era de 6.682.
Mas, se o crescimento populacional pode ser considerado irrisório, já o das famílias cresceu 10%, o que sugere que diminuiu o número médio de pessoas por família.
No capítulo das construções, também se registam crescimentos. Quer no número de edifícios quer no de alojamentos o aumento foi de 14%.
O crescimento registado no Município de Valongo verificou-se sobretudo na sede, em Campo e em Alfena.
Apesar da abertura dos acessos ao Porto por auto-estrada e da facilitação da circulação na área metropolitana do Porto, na úktima década, tal não contribuiu para atrair população. Por um lado, Sobrado é a freguesia do Concelho mais afastada da Cidade Invicta. Mas, sobretudo, é a única que não é servida pela rede de caminho de ferro.
Importa sublinhar, por outro lado, que enquanto alguns vêem estes resultados como signifcando estagnação e obstáculo ao progresso, outros considerarão, porventura, que o nível de população actual permite assegurar condições razoáveis de acesso aos bens e equipamentos que decorrem da pertença a um espaço mais largo e ao mundo global, salvaguardando condições para alguma qualidade de vida.
Pessoalmente, entendo que foi atingido um ponto interessante que assegura o usufruto dos benefícios da modernidade, mas salvaguarda a preservação da tradição, ainda que num composto sociológico não isento de contradições e dificuldades.
Deste ponto de vista, estes dados podem ter algum significado para o futuro da Festa de S. João, ex-libris da freguesia e do Município.

(NB - Os dados relativos ao Censos foram obtidos na edução de 19 de Agosto do jornal Verdadeiro Olhar).

1 comentário:

MLoureiro disse...

Por várias razões, ainda não tinha procurado no INE informação sobre os Censos. Hoje vi o post e não posso deixar de aqui escrever que partilho da opinião da qualidade de vida que existe, da tradição... Será de combater tentativas de "modernização forçada e impessoal". Gostava de ver um Sobrado com verde, muito verde, com parques, bermas limpas, sala de estudo e outros equipamento sociais que ainda faltam... e uma rede, aidna que mini-urbana, mas que funcionasse como o metro, frequente, atempada, que ligasse os Sobradenses facilmente às vilas vizinhas, a Gandra, a Paços de Ferreira/LOrdelo, a Valongo, a Alfena/Ermesinde, enfim, se as linhas de comboio não vêem até nós , que pudessemos ser nós a ir ao seu encontro, e os carros ficassem em casa. Uma vila activa, uma vila movimentada mas rural. Talvez seja uam ideia demasiado romântica, mas gostava de ver Sobrado assim.Sem poluição nem betão desordenado.Uma Vila feliz !Tradicional, com as suas festas feiras e eventos.