quinta-feira, janeiro 27, 2005

A notícia mais antiga sobre a Bugiada

Eis a informação mais antiga que conheço sobre a festa sobradense da Bugiada. Não quer dizer que não haja mais antigas; certamente que as há; e , a seu tempo, verão a luz do dia. Esta vem publicada na importante obra Etnografia Portuguesa, de José leite Vasconcelos, no vol. VIII (p.409) e diz o seguinte:

"O S. João na freguesia de Sobrado, concelho de Valongo (apontamento enviado por Jerónimo Alves Barbosa, do Porto, em 8 de Novembro de 1882):

No dia 24 de Junho de todos os anos é este santo festejado na igreja paroquial da freguesia. Concorre ali gente en número espantoso, e até de grandes distâncias, mais com o propósito de presenciar o que os 'moços' aí fazem. Primeiramente dão um espectáculo a que chamam a 'dança do Menino', onde se apresentam vestidos de uma maneira digna de apreço. As falas são em verso. Terminada esta, começa imediatamente outra. Arranjam para ali doze ou dezasseis jumentos e aprestos de lavoura, como arados, grades, etc., com que principiam a lavrar. De resto, tendo praticado tudo como se fosse num campo, principiam a semear. Montam então os jumentos (mas voltados para a cauda do animal) e uns espalham pelo solo areia e excrementos de cabra, e outros fingem escrever em um papel, servindo de tinteiro o cu do animal. O final desta brincadeira sobressai com muito fogo de artifício e música. E a retirada das caravanas efectua-se num regozijo indescritível, tocando violas, dançando e cantando até suas casas"


O que se conclui desta descrição? É que ela refere, no essencial, aquilo que se passa na tarde da festa, no Passal, sensivelmente entre as 15 e as 16 horas. Nada aparece referido sobre as danças de Bugios e Mourisqueiros, sobre a Dança do Cego ou Sapateirada, sobre a Prisão do Velho, etc. Das duas uma: ou a pessoa que descreve foi um bocado ao arraial, depois do almoço, e conta apenas aquilo que viu; ou, nesse ano pelo menos, a festa não teve características idênticas àquelas que viríamos a conhecer posteriormente. De qualquer modo, aqui fica mais este registo.

Sem comentários: