domingo, janeiro 30, 2005

"Ritos e mistérios transmontanos"

caretos1caretos
Pela via da máscara - e não só - a festa de S. João de Sobrado pode ver-se em ligação com outras tradições populares portuguesas, em particular a Festa de Rapazes, que persistem no Nordeste transmontano, em sítios tão diferentes como Podence, Ousilhão, Baçal, Varge ou Bemposta e que se estende desde a altura de Todos os Santos até ao Carnaval, passando pelo imprecindível Santo Estêvão.
António Pinelo Tiza acaba de publicar um estudo sobre estas tradições a que deu o título de Inverno Mágico - Ritos e Mistérios Transmontanos (Ed. Ésquilo, Lisboa, 2004) e que constitui uma aliciante viagem por um mundo relativamente ignorado.
Sobre as festas solsticiais transmontanas, escreve o autor: "

"Os rapazes assim metamorfoseados são os verdadeiros animadores da festa. Tornam-se figuras diabólicas e mágicas, sob a máscara de latão pintado ou de madeira, o colorido dos seus fatos , com fitas, campainhas e chocalhos à volta do corpo. São os 'caretos', dificilmente identificáveis, se não de todo impossível, a quem toda a sorte de disparates, tropelias e brincadeiras lhes é permitido fazer. O mascarado torna-se um ser superior, mágico e profético, diabo e sacerdote ao mesmo tempo".
A única diferença relativamente a Sobrado, deste ponto de vista, é que aqui os ritos têm lugar no solstício de Verão .
(Créditos das fotos: a da esquerda e a da direita).

Sem comentários: