quinta-feira, setembro 08, 2005

A Bugiada na TV

No próximo domingo, a edição do programa "Dia Santo" será dedicada à Festa de S. João de Sobrado e ao concelho de Valongo. A informação foi prestada por Cristina Alves, produtora da Mínima Ideia. O programa vai para o ar na Dois, às 19 horas.
Transcrevemos da sinopse do programa:

"A Festa da Bugiada celebra-se na freguesia de Sobrado, no município de Valongo, no dia de S. João, a 24 de Junho. O acto festivo evoca uma luta entre cristãos, que são denominados "Bugios", e mouros, designados "Mourisqueiros", em disputa por uma imagem milagrosa do santo. Esta narrativa baseia-se numa lenda secular, que tem corrido de gerações em gerações.Os Bugios, mascarados e vestidos de cores garridas, são temporariamente vencidos pelos Mourisqueiros, jovens aprumados de cara descoberta, mas acabam por vencer a luta graças a uma milagrosa serpente. Entre as encenações das contendas ocorrem diversos rituais e manifestações. Apesar de não haver documentos escritos sobre a tradição ela tem-se mantido e fortalecido ao longo dos séculos. Nos últimos anos, o número de intervenientes na festa tem ultrapassado o milhar.É com orgulho e com paixão que os sobradenses mantêm viva esta festividade. Durante todo o ano a comunidade local trabalha nos preparativos da festa. Há quem diga "A Bugiada está para os sobradenses assim como o Carnaval está para os brasileiros."

Partindo da ideia de mostrar a riqueza do nosso folclore materializado nas festas e tradições portuguesas, DIA SANTO é uma série documental que dedica 30 minutos semanais a uma festa popular, parte integrante da identidade e folclore nacionais, que urge preservar. Este programa é um documentário actual sobre o nosso património festivo.Cada programa desta série é dedicado a um Santo Padroeiro e respectivo Concelho ou a uma festa tradicional, alicerçada nas mais remotas tradições históricas e/ou religiosas. Estes programas são o retrato das romarias populares, são olhares sobre o país, a história, as lendas e tradições associadas a cada manifestação de fé, bem como, sobre alguns dos principais pontos de interesse turístico de cada Concelho retratado."

3 comentários:

tsiwari disse...

Lá tentarei ver... desta vez, falho as Mulheres Desesperadas.

;)


Cumprimentos

tsiwari disse...

Vi, sim!
Pus todos cá em casa a ver...
Os meus conhecidos "Palheiras" estiveram muito bem! Parabéns.
Aliás, a reportagem, no seu todo, foi muito bem conseguida.

Ah! E hoje repetiu na 2 ;)

Anónimo disse...

Anda tudo de candeias às avessas, ou não fossem de sobrado, e até se "esquecem" de divulgar o evento que logo a seguir às festividades do s. joão mais forasteiros trás à vila.

Grande serviço este, é por estas e por outras que...