terça-feira, julho 12, 2005

A Banda de Música de Campo e a Bugiada

Existe em Sobrado a ideia de que nenhuma outra banda é capaz de tocar as músicas da Festa de S. João como o faz a Banda de S. Martinho de Campo (Valongo).
A prova disso aconteceu há já uns bons anos (não consegui apurar a data rigorosa, IMAG0084mas foi pelo menos há três ou quatro décadas). Nesse ano, foram contratadas para a Festa duas bandas: a de Campo e a de Vilela. Combinou-se que cada qual entraria na Dança de Entrada. Acabada a procissão, a Banda de Campo dirigiu-se até perto da Capela das Alminhas, começou a tocar e trouxe a Mouriscada até ao cimo do Passal, como é costume. Dirigiu-se, depois, a Banda de Vilela para trazer a Bugiada. Começou a tocar, mas os Bugios não se mexeram e recusaram-se a avançar enquanto a Banda de Campo não foi fazer o serviço.
A ligação da Banda de Campo ao S. João é de tal forma que se tornou tradição, no final de outras festas que ocorrem na freguesia (Corpo de Deus, S. Gonçalo, Santo André e Senhora das Necessidades), a Banda encerrar a sua participação tocando a marcha de S. João. Nessa altura todos os presentes se põem a dançar à volta da Banda.
Quando os responsáveis da Comissão de Festas vão a S. Martinho para contratar a Banda para a Festa de S. João, esta já tem normalmente o dia 24 reservado: o destino é sempre Sobrado.

3 comentários:

Anónimo disse...

A banda de S. Martinho do Campo é a melhor!!


=)

-> gostei do texto

:P

Anónimo disse...

é engraçado mas a primeira vez que eu toquei na banda de musica de s. martinho de campo foi precizamente no dia de s. Joao eu tinha entao 10 anos e tive muito medo dos bugios porque eles começarao a dansar a volta de mim nunca esquecerei este dia maravilhoso mas a banda de s. martinho de campo està na minha cabeça todos os dias

Anónimo disse...

Não há banda musical melhor que a de s.martinho!!
É muito fixe!!!