quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Entrudo de Lazarim

LazarimDe comum com a Bugiada têm a máscara diversas festas tradicionais. Uma dessas festas é a que tem lugar anualmente em Lazarim (Lamego), sob a designação de Entrudo de Lazarim. A festividade tem início no sábado, dia 25, com animação de rua e gastronomia própria da época (ex.: Patuscada de Porco), mas é no dia de Carnaval propriamente dito que os mascarados saem à rua. A partir das 15 horas, é feita a leitura do Testamento dos Compadres e das Comadres (ver exemplo aqui), seguindo-se um concurso de máscaras e a Queima dos Compadres. Termina a função com a gastronomia: feijoada e caldo de farinha.
Este Entrudo foi proibido pelo regime de Salazar, nos anos 50, mas votou a ganhar vida já nos anos 80 do século findo. As máscaras de Lazarim são por tradição confeccionadas em madeira de amieiro (um trabalho jornalístico sobre esta tradição pode encontrar-se no mais recente número da revista Tempo Livre, editada pelo INATEL).
Para ir a Lazarim: Uma vez na cidade de Lamego, seguir a estrada nacional EN226 na direcção de Tarouca. Poucos minutos depois, há um desvio assinalado para aquela vila.

Sem comentários: