segunda-feira, fevereiro 06, 2006

A Festa de 2006 começa a rolar

IMAG0109_edited
Estão a animar-se os preparativos da Festa de S. João de 2006, mais conhecida por Bugiada de Sobrado. Em reunião há dias verificada, juntaram-se mais de três dezenas de voluntários - homens e mulheres - para fazer a festa, convidados pela Comissão Administrativa que dirige actualmente a Casa do Bugio. Elegeu-se um executivo e começou-se a colocar sobre a mesa algumas ideias de iniciativas a levar a cabo. O essencial vai ser definido numa nova reunião a realizar na próxima sexta-feira.
Entretanto, aconteceu algo que é inovador. É, por tradição, à Comissão de Festas que cabe decidir quem irá ocupar os cargos de Velho da Bugiada e de Reimoeiro. Se relativamente a este último, as coisas parecem à partida definidas, no caso do Velho, há pelo menos quatro candidatos que se perfilam para o lugar. Em vez de decidir por um deles, a Comissão decidiu adoptar uma metodologia diferente: convidou os quatro a reunir-se e, se assim entendessem, a acertarem por consenso o nome daquele que seria o Velho deste ano. A reunião fez-se, mas dela não saiu fumo branco. Os quatro entenderam voltar a passar para a Comissão o encargo dessa decisão.
Como é evidente, uma tal escolha não se faz pelos "lindos olhos" dos candidatos. Há critérios que, tradicionalmente são, ou devem ser, tidos em conta. Não apenas a antiguidade e experiência, mas também a dedicação à "causa" dos Bugios, a arte de dançar, etc. É em função desses pressupostos que, muito em breve, uma decisão terá de ser tomada. E dessa decisão dependem muitas outras decisões. Como iremos vendo, nos próximos tempos.

1 comentário:

tsiwari disse...

E pur, si muove!

;)