terça-feira, setembro 02, 2008

A Bugiada de novo na TSF

A TSF repete hoje de manhã, terça-feira, depois das notícias das 11, a reportagem que o jornalista Manuel Vilas-Boas realizou em Sobrado, no último S. João. Integrado no âmbito dos Encontros com o Património, este trabalho, que teve uma excelente receptividade, tanto quanto nos foi dado perceber, volta a pôr em linguagem sonora uma festa que pareceria ser apenas do terreno do olhar e do espectáculo. O que mostra que a Festa de S. João de Sobrado é também uma festa de grande interioridade (a exterioridade é, afinal, a manifestação da "paixão").

10 comentários:

oasis dossonhos disse...

Há muito que visito o seu blogue.
Hoje decidi contemplar o seu trabalho com um prémio Dardo.

Trata-se de um prémio que está a correr mundo, reconhecendo aqueles blogues que consideramos transmissores dos grandes valores humanos, com a qualidade conferida por uma consequente militância em torno das grandes causas, como seja o património e a liberdade, as pessoas e a qualidade de vida, o ambiente e as tradições, a memória e a dignidade, a cultura e o lazer.

"Estes selos, foram criados com a intenção de promover o salutar convívio entre os bloggers e como forma de demonstrar carinho e, reconhecimento por um trabalho, que agregue valor à Web." (citando o Café Portugal)

Para explicar o critério utilizado, cito e subscrevo este texto do Rui Dias José: "Fica claro (expressamente afirmado e dito!) que as minhas escolhas para os "Premios Dardos" têm na base relações de amizade, proximidade ou identificação. Sou humano como os demais e, na teia de relações na net, gosto, quero, apaixono-me... Tudo é portanto subjectivo. E ainda bem!"

Cabe agora aos contemplados com o Prémio Dardos (se o aceitarem) procederem à seguinte actuação:

1. Exibir a respectiva marca /imagem;

2. Linkar o blog através do qual recebeu o prémio;

3. Escolher quinze (15) outros blogs aos quais atribuirá o "Prémio Dardos".

Anónimo disse...

parabens ao marques pela suas escolhas ....
1 guia que vai de bujio a 12 anos " mas que ja ee a 3 vez que vai de lugar" 2 rabos um nuca o vi nos ensaios o ze carlos o outro o carlos apareceu a trez o quatro anos , mas e assim.
assim o moises pode mandar que ninguen se impoe , escuzado sera dizer que o famozo quim do tino vai de sapateiro , mas nao ha problema que quando eu fui de velho eles tambem levaram com a ripa..... parabens

velho de 200?

jose alexandre disse...

SE realmente foste de velho que duvido muito ,acho que ninguem melhor que vos "velhos"para aceitarem as escolhas do novo velho porque enfelizmente todos os anos ha injustiças e o teu decerteza que nao foi exceçao a regra ,mas ja que falamos de injustiças quero que me diga onde esta a injustiça deste ano na escolha dos guias nao deve ser ,esta nos rabos se calhar mas o que as pessoas nao nsabem e que o marco cruz o"o tal carlos que o senhor fala" ja vai de bugio a 18 anos e secalhar ja dei mais dedicaçao a festa do que o senhor . quanto ao ze carlos acho que esta na sua vez pelos anos e pela paixao que demonstra eu acho correta a escolha dos lugar tal como a do velho pois sao pessoas com anos de bugio e que sempre estiveram ligadas a festa .
Mas ainda bem que existe esse tipo de criticas algumas podem ser levadas a peito mas acho uma falta de maturidade voces nao se edentificarem pois perferem o anonimato para poderem dizer tudo que lhes apetece sem que saibam quem sao ,pois eu nao tenho problemas com isso sou o jose alexandre parceiro do marco cruz

Anónimo disse...

ola mas uma vez e so para pedir descupa per ter trocado o nome a um dos rabos "marco cruz" mesmo asiim nao conheco .
quanto ao ze alexandre aceito terse zangado pois e o seu par mas o ze achas bem a escolha dos rabos e a escolha do guia "elias" bem feita se achas estas a ser empestor porque nem um nem outro merecen ir de lugar , e outras pessoas como tu que ficam para traz posso dizer nomes tu flavio cardozo mota manel sapateiro sao pessoas que a qualque momento podem ir porque merecem agora estes dois rabos que vergonha. o ano passado foram dos rabos que deviao ter bergonha de ir este ano vai ser igual, mas ok nao vou dizer nada mais quanto ao nao dizer o meu nome e melhor mas felizmente nao e obrigatorio .
grande abraço amigos ja agora ze alexandre um abraça afinal somos amiggos

Anónimo disse...

cheira a s joão começam os rumores , Moisés é o guia juntamente com o Paulo os rabos só conheço um , Zé carlos o outro sei que se chama carlos mas não conheço agora também e moda levar rabos meia dúzia de anos de bugio ,,,,e o meu tio que tem 32 anos de bugio nunca foi convidado , mas isso já e normal, Este ano e o grande ano para o Moisés vai de guia , vai poder dar com a "ripa" pois já o disse no café onde sou cliente que este ano vai ser 2 tractores de lenha 1 lenha para o palanque e outro de ripas,,o rei que só conheço de vista deve de andar atarefado pois o cunhado deu o nome e ele e que faz a festa , o outro guia o Paulo anda contente . poderá já fui de guia 2 vezes e uma vez de rabo ,os rabos napo posso falar pois não conheço mas serão bugais nesse ponto de vista por isso e que os escolheram pois será come e cala... pronto este anpo e assim para o ano sera parecido pois ja fui ouvi falar de uma comissão para levar de velho um fulano que foi de reimueiuro a 15 anos quem por ser filho de quem e se ACHA COM capacidades de o fazer e o s joão vai passar a ser assim vou falar com o mirita para me levar de velho ,com 6 anos de bugio de manha mereco o sr moreira tinha menos e foi , ,,,
uma vergonha pesso a casa de bugio para por mao nisto se não vai ser uma vergonha antonio pinto manuel pinto , voces que realmente sao conhecedores e cuerentes neste tipo de coisas ajudem o s joão de sobrado , pois sao voces que levam o s joão a conhecer a todo mundo atravez da radio e televisao , e vai ser bonito ver um velho da bugiada com 25 anos , com a evolucao que levamos assim será e para traz ficam grandes bugios que poderiam ser velhos ,por favor ponham maos nisto parabens pelo blog e obrigado por tudop que teem feito pelo s joão voces sao encansabeis mesmo com alguem a tentar destronar o vosso trabalho voces nao param ,obrigado palheiras continuen ja agora com respeito ao comentario de cima o sr jose alexandre nao tem nada que falar pois o seu parceiro nao merece ir ainda e muito novo para tais andanças.....

JOSE ALEXANDRE disse...

AMIGO ANONIMO E BOM QUE ENTENDA QUE EU DEFENDI OS LUGARES DSTE ANO NAO FOI POR ESTAR O MEU PARCEIRO DE RABO ,EU DEFENDI PORQUE ACEITO A ESCOLHA DEVIDO AQUILO QUE CONHEÇO DOS LUGARES PELO VELHO ESCOLHIDO . MAS DESTA VEZ VOU MAIS LONGE, MEU CARO AMIGO, PARA O SR ME DIZER ONDE ESTA A INJUSTIÇA, COMEÇANDO PELO VELHO O MARQUES DEVE SER DOS BUGIOS MAIS ANTIGOS QUE HA, NAO POSSO PRECIZAR ANOS MAS SEI QUE ASSIM E PORQUE JA FUI PARCEIRO DELE "NAO ESCONDENDO QUE PARA TRAS JA FICARAM BUGIOS QUE MERECIAM TAL POSTO E NAO ALCANÇARAM MAS O MARQUES MERECE" OS GUIAS, COMEÇANDO PELO MOISES FOI DE RABO COM O POÇAS DE GUIA COM O VICENTE TODOS OS ANOS DE UMA FORMA OU DE OUTRA ESTA LIGADO A FESTA,OUTRO GUIA O PAULO FOI DE RABO COM O BRITO DE GUIA COM O BIÇO ,ACHO QUE JA CORREU OS 2 POSTOS QUE TODOS AMBICIONAMOS. POR ISSO E MAIS QUE JUSTO A SUA ESCOLHA. QUANTO AS RABOS, ZE CARLOS PEAO BUGIO DE PAIXAO SEMPRE PRESENTE NAS ACTIVIDADES QUE DIZEM RESPEITO AO S JOAO BUGIO QUE VAI AOS ENSAIOS ,MARCO CRUZ 18 ANOS DE BUGIO SEMPRE PRONTO A COLABARAR NA FESTA SEMPRE NOS ENSAIOS ,QUERO QUE ME DIGA NESTAS 5 PESSOAS ONDE ESTA A INJUSTIÇA .QUANTO AO SEU COMENTARIO ACHO DESNESEÇARIO A PUBLICAÇAO DE ENVENTUAIS NOMES QUE MERECIAM IR DE LUGA ,SO IRA CRIAR CONFLITOS .QUERO QUE LEIA ESTE COMENTARIO E ANALISE ,ESPERO RESPOSTA COM O SEU NOME POIS JA QUE DIZ SER MEU AMIGO.FICO A ESPERA DA RESPOSTA..

Anónimo disse...

Olá, Amigos a discussão já vai longa e da-me um grd prazer isso :)
O "amigo" anonimo, dos nomes k fala alguns já foram de rabo,mas pronto o Senhor é k é o entendido da bugiada....como disse há coisas k me dão mt prazer, e kriar inveja nas pessoas, não tenho culpa sempre fui assim :)lol, mas para o senhor tenho bom remedio, gelo para o cotevelo e compensa para a azia. Na vida aprendi k devemos assumir o k dizemos, caso contrario podemos ser chamados de cobardes, a não ser k tenha medo k eu traga uma ripa do monte para o amigo, mas esteja á vontade k eu não sou vingativo, desejo continuar a divertir-me com a azia das pessoas....
Um grd abraço do RABO MARCO CRUZ...Ah pois não é para todos é só para os BONS :) (para mim e para o Zé Carlos)

Anónimo disse...

Ah,só uma coisinha, o Cardoso ia e foi de mourisqueiro e eu já ia de bugio, só mais uma correção nas palavras do meu amigo :),Ah pois é kando falamos devemos ter conhecimento de causa, para não cair no ridiculo :)......

Marco Cruz

Anónimo disse...

Olha mais um com azia...Primeiro não me chamo Carlos, mas sim Marco, Segundo não mereço ir mas vou e mais nada... pode correr, saltar, espumar este ano vou de rabo...Terceiro decida-se, se não me conhece como sabe que sou novo???
O merecer é relativo, depende do ponto de vista, o saudoso Lindoro da Ribeira dizia que já merecia ir e que tinha jeito para a coisa, era o ponto de vista dele.

Se for a falar em anos tenho 26 de idade,18 de bugio e 7 de ensaios, há bugios com 40 anos de bugio e nenhum de ensaio e aí mora a diferença é preciso perder 4 domingos para ir aos ensaios e isso não é facil e como diz o povo "quem não é visto não é lembrado".
Há bugios com mais anos e que vão aos ensaios? Há. Há bugios com mais anos que vão aos ensaios e nunca foram de lugar? também, mas este ano fui convidado eu para o ano podem ser eles, mas onde está o problema? Todos os anos se criticam os lugares, mas porquê? Temos que entender que só há 4 lugares,temos na bugiada cerca de 20 pares que vão aos ensaios á varios anos e todos querem e podem ir, mas não podem ir todos ao mesmo tempo e os rabos que têem ido nos ultimos anos têem desempenhado o papel pela primeira vez e penso que está correcto é preciso que todos passem pelos lugares para aprender a não criticar.

Anónimo disse...

Boa noite:
Depois de ler vários comentários sobre a festa e S. João de Sobrado, verifiquei que para alguns, o que interessa, é quem vai de "velho" de " rabo" de "guias" etc...etc... e ninguém fala de como a tradição tem sido muitas vezes maltratada!!!! cada um faz o que que lhe vai na gana a horas que quer, como quer. Porque não pensar seriamente em elevar a festa, começando por elaborar um Memorando( escrito) onde conste todos os aspectos da festa, como se faz e como sempre terá que ser feito!!!
As tradições tem que ser sempre feitas da mesma forma!senão um dia ainda veremos um velho vestido de azul, já falta pouco, já vi verde no manto do velho! que em tempos era sempre o mesmo porque mudou?
Preocupem-se mais com isso oKei?

José Nunes
nascido e residente em Sobrado