domingo, novembro 22, 2009

Aprovadas normas para a escolha do Velho da Bugiada

Foram ontem aprovadas várias normas que passarão a presidir à escolha da sempre disputada função de Velho da Bugiada. Ao contrário do que se tem passado com a escolha do Reimoeiro, com o Velho sentia-se necessidade de definir as coisas, para que seja cada vez mais dignificado esse importante posto na Festa de S. João.
Para esse fim, a Direcção da Casa do Bugio convidou todos os ex-Velhos que são sócios da Associação, tendo estado presentes doze deles (atendendo a que um se encontrava ausente, compareceram praticamente todos os que podiam participar).
Segundo uma fonte presente na reunião, o clima foi de participação e de espírito construtivo, notando-se a preocupação por prestigiar cada vez mais a festa sobradense.
Do combinado resultou um alargado consenso relativamente aos seguintes pontos:
1. Os candidatos a Velho da Bugiada devem ter pelo menos 40 anos e ser sócios da Casa do Bugio, tendo prioridade quem, além da condição de associado, tiver trabalhado em prol do desenvolvimento das iniciativas da Associação e da própria Festa.

2.Um candidato que já tenha ido uma vez de Velho não pode voltar a ocupar esse posto, devendo, por conseguinte, dar o lugar a quem ainda não foi. Do mesmo modo, quem já foi de Reimoeiro não pode ir de Velho, visto que já chegou ao topo numa das formações.

3. A fim de assegurar a preservação do sentido profundo da tradição da Festa de S. João, os candidatos a Velho deverão ser naturais de Sobrado ou terem feito na freguesia a sua vida desde novos.

4. Será definido um regimento próprio que estabelecerá as voltas das danças dos Bugios, para que não voltem a ocorrer critérios do foro da vontade de cada Velho.

5. Serão também definidas normas acerca da ordem com que os Bugios alinham na sua formação, a fim de evitar as cenas menos próprias que têm ocorrido nos últimos anos, decorrentes de irem Bugios alta madrugada para a porta da residência do Velho.
Outras matérias relacionadas com o bom decurso das danças foram igualmente ventiladas na reunião, podendo vir a ser oportunamente objecto de decisão.
Como é óbvio, estas normas poderão ser aperfeiçoadas em anos próximos, em função da experiência entretanto havida.

8 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia. Quero felicitar o forum por este post, e acho que a ideia de formar uma comissão de "velhos da Bugiada" para elegerem os velho para cada ano muito boa. Tem alguns pontos que eu não concordo na tutalidade mas aceito. Soube omtem também que a casa do Bugio tem intenções de fazer a mesma coisa com os Mourisqueiros, mas eu não percebo o porquê de tal ideia, pois eles já estão organizados entre si, e as coisas funcionam "BEM". Será que a casa do Bugio também quer começar a escolher o REIMOEIRO, fica a pergunta?

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Boas. Apesar de pensar que algumas das medidas serão de dificil aplicação, penso também que é bom que comece haver algumas regras como em tudo na vida e se queremos um São João cada vez melhor e se o queremos leva-lo cada vez mais longe tem de haver regras.
Dos pontos que já foram conhecidos, gostaria que me esclarecesse o ponto nº3 no seguinte: Quem é de Sobrado e viveu em sobrado cerca de trinta anos e foi viver para fora após casamento não pode ir de velho??? Mesmo tendo familia em sobrado de onde pode "tirar" a bugiada?? E anos de bugio que lhe permitam ir de velho?
Gostava apenas deste esclarecimento.

Anónimo disse...

Olá a todos.
Primeiro e antes de desenvolver o meu pensamento, acho muito bem que existam regras.
Não desvalorizando todo trabalho desenvolvido pela Associação Casa do Bugio, da qual sou sócio com cotas em dia e de longa data, penso que estas medidas serão as mais importantes que alguma vez foram tomadas para o desenvolvimento da festa.
Dada a importância destas medidas pergunto á direcção da Casa do Bugio se as mesmas não deveriam, antes de ser aplicadas, ser aprovadas em assembleia-geral com os sócios? Pois caso contrário estamos perante uma medida que é de muita importância para festa tomada na base do “quero, posso e mando”, ou os sócios só servem para pagar cotas? E não são tidos nem achados para decidir o futuro da festa?
Outra questão que parece ser importante é o facto das comissões de festa, a casa de bugio fará sempre a festa? ou serão escolhidos velhos para dois anos (por ex. este ano escolher o velho já para 2011) e caberá ao velho e reimoeiro de 2011 arranjar uma comissão para fazer a festa de 2011?
Ficam mais estas questões a juntar às já colocadas por outros leitores do blog.
Grande abraço a todos

Unknown disse...

Boas,
Concordo com todas as opiniões aqui presentes. Gostava de saber como vai ser daqui para a frente com a organização da festa, será que a Casa do Bugio vai organizar sempre a festa? porque caso contrário eles não podem obrigar nenhuma comissão a aceitar o velho k escolherem. penso eu. Na minha opinião os próprios Bugios que ainda vão de Bugio e que podem vir a ser futuros velhos é que tem de se organizar e escolherem entre eles, pois só assim acho que não há possibilidade de se construir uma comissão para levar um velho AMIGO, pois sendo eles a organizarem-se dessa forma, não haveria lugar a intrumissões externas às posições por eles tomadas.

Com os melhores cumprimentos,

Cristina Silva disse...

Depois de ler todas a regras que estão a querer implementar, e eu concordo que tudo isso seja necessário, a questão da decisão de quem vai ou não ocupar esse lugar é outra: TERÁ O "TAL" HOMEM VALOR PARA SER VELHO, OU É MAIS "UM" QUE QUER UM MARCO NO SEU "CURRÍCULO" PESSOAL ENQUANTO BUGIO??!!
Aí está algo com que ninguém se preocupa! só vem falar de importâncias , digamos, materiais, como ser ou nao sócio, mas não pensam se a pessoa que ocupa o lugar está devidamente capacitado para o fazer!!
Não seria boa ideia pensarem mais no que é importante??!!

São disse...

É com grande satisfação que leio o post e constato que finalmente se está a caminhar num rumo que me parece o mais acertado. Estava curiosa com o resultao deste primeiro " conclave"... Parece começar a haver algum fumo branco entre a bugiada.
Creio que a implementação destas normas e a criação de um " conselho de velhos da bugiada" merece louvor. Parece-me ser a melhor maneira de estabelecer um elo mais estreito entre os participantes directos da festa e a associação que os representa.

São disse...

E agora a reler os comentários dei com um bastante curioso...
A Cristina trás á baila o " valor do homem" e " o curriculo de bugio" ora e ninguém pensa nisto...
Cara Cristina é precisamente pelo " valor do homem" e o " curriculo do bugio" que este processo se iniciou... Isto porque, e passo a esclarece-la, estavamos a caminhar a passos largos para aquilo que o provérbio popular diz " quem tem amigos não morre na cadeia", isto é se eu fosse bugio há alguns anos ( quer soubesse o que é se-lo ou não e conhecesse ou não as regras da festa) e tivesse um conjunto de amigos disposto a fazer uma comissão comigo eu ía de velho da bugiada... Está a imaginar onde ficava o valor do homem e com que tipo de letra se escrevia o curriculo do bugio?
Cumprimentos...

Anónimo disse...

Bom Dia!
Antes de mais mostro-me surpreendido!.. Comissão ou Conselho de VELHOS???
"APROVADAS"?????
Quem são estas pessoas para imporem estas regras!?
Algo de tão fundamental, pq sim considero fundamental que se estabeleçam "Regras de Conduta" mas nunca imposições a quem "FAZ A FESTA" que são os Bugios e os Mourisqueiros, ou a festa perde a sua ALMA que é a espontaniedade da mesma!!!
Só pra finalizar.. desculpem lá, mas não me revejo em alguns "VELHOS" que só fizeram asneira e agora vêm opinar sobre o que os outros hão-de fazer!
P.S. - Estas "normas" cheiram-me a ideais de alguém da direcção...