quarta-feira, novembro 04, 2009

Casa do Bugio reúne com Agrupamento de Escolas

O Presidente da Direcção da Associação da Casa do Bugio reuniu há dias com uma representante (corrijo: com a Sub-Directora e dois Adjuntos da Direcção) do Agrupamento de Escolas de São João de Sobrado, com quem trocou ideias sobre o eventual aproveitamento pedagógico da Festa da Bugiada e Mouriscada e sobre formas de cooperação entre as duas instituições.
Recorde-se que, nos anos transactos, e em especial na EB1/JI de Paço, têm sido desenvolvidas actividades em torno da Festa. Outro sinal de interesse do Agrupamento pela Festa está no nome do jornal da comunidade escolar: O Bugio.
O Agrupamento de Escolas de S. João de Sobrado era frequentado, no ano lectivo transacto, por 1004 alunos de educação pré-escolar e dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico. Compreende uma Escola EB2/3, seis escolas básicas do 1º Ciclo e Jardim de Infância. Leccionam no Agrupamento 91 docentes, 47,3% dos quais com uma experiência de 10 a 19 anos de serviço.
Os dados, constantes do relatório da avaliação do Agrupamento, realizada em finais de 2008, indicam ainda que 76,2% dos pais dos alunos não completou o 9º ano de escolaridade e apenas 2,5% têm formação acima do 12º ano. Cerca de metade (50,2%) são operários, artífices e trabalhadores da indústria, 12,5% trabalham em serviços e 9,2% são quadros superiores, dirigentes e profissionais intelectuais.
O documento que vimos citando indica ainda que 23,1% dos alunos têm Internet em casa e 32,5% têm apenas computador, sem ligação à rede.

4 comentários:

Raquel Alves disse...

Caro Professor Manuel Pinto,permita-me referir que foi com prazer que, não apenas uma representante da Direcção do Agrupamento, recebeu o Presidente da "Casa do Bugio". Na realidade foi recebido pela Sub-Directora e pelos dois Adjuntos da Direcção.
Esperamos encetar um bom trabalho colaborativo.
Cumprimentos,

Manuel Pinto disse...

Estimada Colega Raquel Alves, agradeço muito a nota e a correcção. Oxalá se possa enriquecer a experiência de todos com esse trabalho colaborativo.

tsiwari disse...

Professor MAnuel Pinto:

Dentro de dias partirei para um encontro internacional com vista a encetar uma rede de partilha onde se procurará promover a partilha das culturas locais.

Poderá ser uma boa oportunidade parase levar a festa a passear por outras Europas... concorda?

Cps,

tsiwari

Manuel Pinto disse...

Acho a ideia excelente. De resto, num plano certamente diverso, estão em curso contactos da parte de entidades espanholas com a Casa do Bugio, que apontam em sentido idêntico. Espero dar disso informação muito em breve. Logo que tenha notícias, elas terão aqui espaço, certamente.