quarta-feira, maio 29, 2013

Festa de S.João de Sobrado é tema de comunicação num colóquio internacional em Boticas


Vai realizar-se em Boticas, de 6 a 8 de Junho próximo,o Colóquio Internacional de Cultura Popular, organizado pela Câmara Municipal local. A iniciativa, que evoca os 120 anos do nascimento do jornalista e escritor local Gomes Monteiro, conta com uma comunicação convidada sobre a Bugiada e Mouriscada de Sobrado.
O programa do evento, que decorrerá no Auditório Municipal, pode ser consultado na imagem ao fundo deste post. Deixo aqui o resumo da apresentação sobre a festa de S. João de Sobrado, intitulada
"A festa na cultura popular tradicional: o caso da Bugiada e Mouriscada de Sobrado":

"A festa é um tempo de intensidade, de excesso e de subversão, vivido fora do tempo rotineiro e cíclico, mas mantendo com este estreitos canais de comunicação. Não nos referimos apenas nem principalmente a simples festas patronais, de programa religioso e arraial, onde não faltam bandas de música, foguetes e bombos e outros ingredientes de animação. Pensamos sobretudo em festas centradas em manifestações e rituais que, nos seus preparativos, realização e imaginário, constituem elementos fulcrais da construção da identidade das comunidades locais em que existem (e que lhes dão vida).
Nesta comunicação, tomaremos como caso de análise a festa de S. João de Sobrado, no município de Valongo, que é conhecida sobretudo pelas lutas e danças que opõem, ao longo de um dia inteiro, Bugios e Mourisqueiros, termos locais para designar cristãos e mouriscos. De facto, tal festa é bem mais do que essas performances vistosas e vibrantes. Intercaladas existem outras manifestações de mascarados que criticam os temas polémicos da actualidade; que realizam rituais agrícolas; teatro ritual que põe protagonistas e circunstantes em contacto com a água, o fogo, o estrume e a lama. Por alguma razão, o etnógrafo Benjamim E. Pereira considerou que a Bugiada e Mouriscada de Sobrado era um aglomerado de manifestações de proveniência diversa que circunstâncias históricas e sociais fizeram coincidir e conviver naquilo que é hoje uma festa do solstício de verão.

Partindo deste caso, procuraremos apresentar algumas reflexões sobre o papel desta festa na vida da comunidade local, ou seja, sobre os sentidos que ela alimenta e encerra num contexto sócio-cultural que se alterou radicalmente no último meio século."


Sem comentários: