Vai realizar-se em Boticas, de 6 a 8 de Junho próximo,o Colóquio Internacional de Cultura Popular, organizado pela Câmara Municipal local. A iniciativa, que evoca os 120 anos do nascimento do jornalista e escritor local Gomes Monteiro, conta com uma comunicação convidada sobre a Bugiada e Mouriscada de Sobrado.
O programa do evento, que decorrerá no Auditório Municipal, pode ser consultado na imagem ao fundo deste post. Deixo aqui o resumo da apresentação sobre a festa de S. João de Sobrado, intitulada
"A festa na cultura popular tradicional: o caso da Bugiada e Mouriscada de Sobrado":

Nesta comunicação, tomaremos como caso de análise a festa de S. João de Sobrado, no município de Valongo, que é conhecida sobretudo pelas lutas e danças que opõem, ao longo de um dia inteiro, Bugios e Mourisqueiros, termos locais para designar cristãos e mouriscos. De facto, tal festa é bem mais do que essas performances vistosas e vibrantes. Intercaladas existem outras manifestações de mascarados que criticam os temas polémicos da actualidade; que realizam rituais agrícolas; teatro ritual que põe protagonistas e circunstantes em contacto com a água, o fogo, o estrume e a lama. Por alguma razão, o etnógrafo Benjamim E. Pereira considerou que a Bugiada e Mouriscada de Sobrado era um aglomerado de manifestações de proveniência diversa que circunstâncias históricas e sociais fizeram coincidir e conviver naquilo que é hoje uma festa do solstício de verão.
Sem comentários:
Enviar um comentário