sexta-feira, junho 19, 2015

8 perguntas e respostas para os que querem ir a Sobrado no dia 24

Sou do sul, estou a pensar ir ver o S. João de Sobrado, mas, uma vez que vou ao Norte, aproveito para ir à noitada do S. João do Porto. Faço bem?

Fazes bem, claro. Mas, se queres ir a Sobrado, é melhor deitares-te relativamente cedo. Não serias o primeiro que faz uma direta, ou quase, e depois já não tem pedalada para a Bugiada.

A que horas devo chegar, para apreciar a festa, no dia 24?

Depende do tempo que tens e do que queres ver. Se for para ver tudo, prepara-te para chegar a Sobrado às 8.  É por essa hora que começam as danças dos Mourisqueiros e, uma meia hora depois, os Bugios. E prepara-te para ficar por lá até às 21, pelo menos.

Mas há momentos especiais que não se deve perder?

De novo, depende dos teus interesses e do que queres ver. Eis uma lista de momentos interessantes:
- Jantar  a partir das 9.30 (leste bem, o jantar é logo de manhã), na Casa do Bugio, servido a centenas de participantes, com os Bugios num lado e os Mourisqueiros no outro.
- Missa da festa, por volta das 10.00, seguida da procissão, pelas 11.30, com a particularidade de serem os mouriscos a transportar os andores.
- Danças de entrada, na verdade marchas de apresentação das duas formações, a partir das 12.30, seguidas de cenas de mascarados a criticar acontecimentos do ano anterior.
- Ritual da Lavra da Praça, a partir das 15.00
- A Dança do Cego ou Sapateirada - uma representação de teatro primitivo, que tem início por volta das 17.00 não aconselhável a pessoas que não sejam capazes de dar uma corrida ou que não gostem de apanhar com a lama.
- Prisão e libertação do Velho da Bugiada, incluindo o combate, o assalto ao castelo e a cena da serpe.

Chego lá e descubro facilmente onde decorre tudo isto?

Bom, a maior parte destas manifestações decorre no centro da vila, no Passal em frente à igreja. Mas as danças de manhã cedo decorrem na casa do líder de cada uma das formações. Este ano, o Reimoeiro é de Vale Maior e o Velho é da rua da Costa. Qualquer habitante local indica o caminho. A Casa do Bugio, onde acontece a refeição, de manhã, fica na estrada que liga Sobrado a Alfena, a cerca de 2km do Passal.

É fácil chegar ao local da festa?

Se vais de carro e vens dos lados do Porto ou dos lados de Braga, um caminho rápido é ires pela A3 até à portagem da Maia, sais antes da portagem para a A41, sais  na 3ª ou na 5ª saídas que indicam ambas Sobrado. Também podes optar pela 2ª saída para Alfena e, na rotunda que está a 300m, sais na segunda saída. Atravessas um monte e vais diretamente ter a Sobrado. Para quem circule na A4, a saída mais próxima é Campo que está a 3km de Sobrado. Os habitantes da região conhecem estradas secundárias que evitam o pagamento de portagens.

É facil estacionar em Sobrado, no dia da Festa?

Esse tornou-se um grande problema até há alguns anos. Mais recentemente, têm sido criados vários parques de estacionamento em locais da vila que permitem ir a pé até ao Passal. Brigadas da GNR que estarão a cortar o trânsito, nas horas de maior afluência de gente, indicarão onde fica o parque de estacionamento mais próximo. E há autocarros a partir dos extremos da estrada principal (da Balsa, no extremo norte da vila, e da Pinguela, no extremo sul). Se usas GPS, aqui ficam as coordenadas: 41.209978, -8.462189

Alguma coisa que se possa ler ou ver sobre a festa, antes do dia 24?

A festa só agora está a começar a ser objeto de um estudo sistemático e aprofundado. Encontras, ainda assim, alguns materiais como estes:
Texto: Bugiada: festa, luta e comunicação
Documentário vídeo: http://bit.ly/1ITcO0Z
Vídeo promocional: http://bit.ly/1N9YlPB
No Youtube encontras muitos registos vídeo sobre a festa, de qualidade naturalmente muito desigual.

Alguma recomendação especial?

Sim: prepara-te para uma jornada dura. Normalmente o calor é forte e as muitas árvores do Passal não dão sombra para toda  a gente. Mune-te de água, creme solar, chapéu, e boa disposição, porque esta festa tem momentos solenes e dramáticos, mas tem igualmente outros momentos cómicos e de muita folia. Mas será seguramente uma experiência inesquecível.

Sem comentários: