domingo, janeiro 16, 2005

Sobrado continua "patriarcal"?

Um leitor do Porto comentou o seguinte, a propósito da publicação da lista dos corpos gerentes da Associação da Casa do Bugio: "As coisas vão evoluindo, mas Sobrado continua patriarcal, hein??".
Julgo que o autor do comentário se refere ao facto de, à frente da Casa do Bugio, não existir uma única mulher. De facto, assim é e nada obriga a que assim seja. De resto, na última Assembleia da Associação, foi sublinhado o interesse e vantagem em que outras pessoas, nomeadamente mulheres, integrassem grupos de tarefas ou de projectos, necessários à vida da Associação.
Nesta festa, já foi um progresso as mulheres terem começado a assumir aquilo que de há muito se sabia: que havia bastantes que iam de bugio. Mas isso ainda não se traduziu no planlo das responsabilidades da festa (com excepção, quase, da confecção do "jantar" da manhã da festa - e percebe-se bem porquê!).
As coisas são como são. Mas as mentalidades mudam, ainda que lentamente.

1 comentário:

tsiwari disse...

Foi precisamente por verificar a lista, constituída apenas por elementos masculinos, que surgiu o comentário.
Deixo os parabéns a quem tanto e tão bem tem sabido defender a festa da Bugiada. O nome de Manuel Pinto surge indubitavelmente sempre associado à festa, dada a sua dedicação à mesma.
Um sobradense (nado, criado e vivendo) de gema,
TsiWari.