segunda-feira, maio 30, 2005

Antes da festa, muito que fazer - I

Tiveram ontem início os ensaios públicos de Bugios e Mourisqueiros. Como habitualmente, o local foi o Passal, apesar das obras que decorrem este ano na parte sudoeste. O mesmo acontecerá nos próximos três domingos, a partir das 18 horas. Todos vão vestidos "à civil", os Mourisqueiros empunhando uma pequena cana ou pau em lugar da espada e os Bugios levando castanhola.
Muita coisa se passa nos bastidores, neste período que antecede a Festa. Uma delas refere-se aos trajes dos Bugios, de que cada um deve cuidar (adquirindo novos, alugando, mandando restaurar eventuais estragos).
Outra coisa é o que se relaciona com a indigitação de quem irá ocupar funções como Semeador, Cego, Lavrador, Moço do Cego, Sapateiro, Moço do Sapateiro e Mulher do Sapateiro, personagens da Cobrança dos "Dreitos", da Sementeira, da Dança do Cego. O processo segue os seguintes passos:
- No fim dos ensaios do 1º e 2º domingos, os Guias e Rabos dos Bugios anotam o nome dos interessados em exercer funções.
- Se houver mais do que um interessado em cada um dos lugares - coisa que normalmente ocorre - a decisão sobre o assunto é tomada pelo Velho, coadjuvado pelos seus Guias e Rabos, na tarde do domingo em que ocorre o 3º ensaio e antes deste.

Sem comentários: