segunda-feira, maio 09, 2005

Os que escrevem sobre a Bugiada - I

Encontrei, numa publicação intitulada Vida Lusa, de Setembro de 2003, disponível na Internet, a seguinte apresentação da Festa de S. João de Sobrado:

"Já que está em Valongo, pode dar um salto a Campo, para ver as minas de lousa, e a Sobrado, onde se realiza ainda uma das mais espantosas festas portuguesas e da própria Europa : um ritual a que deram o nome de “Bugiada”.
Na sua génese estará a sagração do Verão, representada através de uma guerre entre “Bugios” e “Mouriscos”, no dia de São João (24 de Junho). Os “Bugios”, que representam os cristãos antigos, mascaram-se e, como nas festas transmontanas dos Rapazes e dos Caretos, aproveitam o anonimato da máscara para as mais diversas partidas e críticas sociais.
Os “Mouriscos”, fardados e sisudos, em geral interpretados por rapazes solteiros, representam os mouros que habitavam na serra. E uma guerra entre o Bem e o Mal, mas em que os bons parecem muito mais sujos, desorganizados e travessos que os maus. E a derrota dos “Mouriscos” no fim da festa não é definitiva : depois de desbaratados pelo dragão dos “Bugios”, reorganizam-se no adro da igreja. Para o ano tudo recomecerá, pois a luta entre a Vida e a Morte, entre o Bem e o Mal, entre o Verão e o Inverno é eterna…"

Sem comentários: