quarta-feira, maio 30, 2007

O 'lugar cativo' da Banda de Campo

A Banda de Música de S. Martinho de Campo (Valongo) tem há muito lugar cativo na Festa da Bugiada. Há mesmo quem ache que sem a sua presença específica a festa ficaria manca.
Parece não oferecer dúvidas que a Bugiada e Mouriscada são anteriores à Banda, o que quer dizer que houve tempos, longos, por certo, em que o acompanhamento musical se fez com os recursos musicais da terra - umas rabecas, umas violas ramaldeiras, um tambor e quejandos.
Há duas ou três semanas atrás, houve um médico de Vila Real, apaixonado por músicas de tradições populares, que aproveitou um ensaio da Banda de Campo para gravar as músicas que pertencem à festa de S. João. E como estivesse presente alguém de Sobrado, conhecedor do assunto, veio à baila um caso que terá ocorrido há cerca de meio século.
Em dado ano, que não foi possível precisar, a Comissão de Festas, ou porque estivesse abonada de nota ou por qualquer outro motivo, convidou não uma mas duas bandas para o S. João. Além da costumeira veio também a de Vilela, do vizinho concelho de Paredes. E na distribuição das tarefas calhou à de Vilela acompanhar a Dança de Entrada dos Bugios. E não é que os Bugios se recusaram a arrancar com a marcha, por entenderem que a música não estava tocada como devia ser?!

2 comentários:

Anónimo disse...

É um estória deveras caricata... parece que o remédio foi chamarem a banda de Campo " às pressas", enquanto a conceituada banda de Vilela se recolheu ao coreto durante todo o dia... Coisas de bugios...

Manuel Pinto disse...

Obrigado, Fábia! Faltava, de facto, o desenlace da estória.