segunda-feira, maio 04, 2009

Como escolher o Velho da Bugiada?

Nos últimos anos, o processo da escolha do Velho nem sempre tem decorrido da melhor forma.
Como bem sabe quem acompanha de perto esta matéria, tem cabido às Comissões de Festas a escolha do chefe dos Bugios. Mas acontece que tem surgido, por vezes, a dúvida sobre se não se anda ou pode andar a constituir comissões só para escolher o Velho. Em lugar de seguir a tradição de ir nessa função quem mais provas deu ao longo dos anos e mais pode engrandecer a festa, vai A ou B, às tantas porque é amigo dos da Comissão.
Convém ter em conta que, ao levantar aqui este assunto, não se está a fazer um juízo de ninguém nem de nenhuma Comissão em particular, mas a suscitar um problema que foi discutido na última Assembleia Geral da Associação da Casa do Bugio.
Nessa altura, foi manifestada a vontade de encontrar uma forma análoga àquela que os Mourisqueiros já encontraram para a escolha do seu Reimoeiro, e que lhes tem permitido um modo de agir que não tem levantado problemas de maior. A ideia seria, portanto, a de entregar aos próprios Bugios a tarefa de encontrar a melhor solução para a escolha do Velho.
Na sequência do debate havido na Assembleia, foi decidido continuar a reflectir sobre o assunto. Nesse sentido, a Direcção da Casa do Bugio anunciou ser sua intenção convocar, neste próximo Verão, uma reunião de Bugios para analisar a situação e tomar decisões. Porque uma coisa é certa: uma decisão dessas é aos Bugios que compete em primeiro lugar, particularmente àqueles mais experimentados e mais rodados nestas andanças da festa de S. João.
Entretanto, na zona dos comentários, todos podem apresentar as suas sugestões. Não para referir nomes, mas para propor o melhor modo de proceder na escolha, futuramente, do Velho da Bugiada.

11 comentários:

Anónimo disse...

Aqui está um tema interessante.
Antigamente ia um velho varios anos seguidos porque lhe era reconhecido o valor e assim já se sabia era aquele o escolhido (ex: Andre da Moinha), hoje em dia não me parece que esta seja a melhor solução, nem tão pouco a melhor solução será a comissão escolher o velho.
No entanto e nos tempos de crise que vivemos, não é facil fazer a festa e não é facil na sociedade que vivemos encontrar pessoas dispostas a fazer a festa sem que as mesmas possam ter algum interesse ou algum poder para decidir, se for retirado esse "poder" ás comissões de festa corremos o risco de ser sempre os mesmos a trabalhar para a mesma.
A minha proposta é que se fale com antigos velhos da bugiada, que já não vão de bugio, (temos alguns já, Grilo,Gusto Caveda, Caveda da Balsa, Zeca da Marta.....) que têm conhecimento profundo das tradições e que podem decidir entre eles quem será o velho.
É uma ideia, claro que outras poderão surgir espero que sim...

Anónimo disse...

Meus amigos, a forma dos mourisqueiros é a forma dos mourisqueiros,nos bugios não é possivel isso.
A comissão da casa de bugio que se preocupe com o que realmente interessa como por exemplo as obras, a comissão da casa do bugio, (da qual sou socio de longa data com cotas em dia), não manda nem irá mandar na bugiada, embora os seus responsaveis pensem que são donos da bugiada e da festa, não senhor são responsaveis pela casa e mais nada.....

Anónimo disse...

KEM ESCOLHE E COMO ESCOLHE NÃO INTERESSA....
AGORA ESPERO K PARA O ANO, KER O SRº GENEROSO, ESCOLHA A CASA DE BUGIO OU A COMISSÃO DA IGREJA PARA FAZER A FESTA, CUMPRA COM A PROMESSA FEITA Á 5 ANOS DE LEVAR UM VELHO COM CABELO BRANCO.... E MAIS NÃO DIGO...ABRAÇO
PARA BOM BUGIO MEIA PALAVRA BASTA.

São disse...

Parece-me um tema interessante e útil de ser debatido. Acredito que com o esforço reflexivo de todos se possa encontrar uma forma mais justa e contrapor de alguma maneira o " jogo de favores" que por vezes, ainda que inadvertidamente se tem caído ( não digo em todos os casos mas em alguns assim tem sido). Parece-me também legitima a preocupação da Casa do bugio com esta questão. Pois se não estou em erro o fim desta associação está intrinsecamente ligada á organização das festas de S. João ( este é um ponto da organização e, em meu entender, se houver alguém a ter voto na matéria concerteza que o mais indicado não será um juiz da festa que em alguns casos a ligação que tem á festa limita-se á vara da procissão). Além disso o facto de se abrir a discussão ao público demonstra o interesse que têm em ouvir as pessoas da comunidade e em especial os bugios. Julgo estarem no bom caminho. Quanto á proposta em si, e apesar de o consenso ser algo quase inantigivel neste contexto, acredito que tem pernas para andar, e quando todas as outras falharam ou pelo menos não foram isentas de más linguas não vejo porquê não se fazer sequer uma tentativa. Creio ser este o caminho.

PVale disse...

Até á relativamente pouco tempo os mourisqueiros "funcionavam" com um metodo relativamente parecido com o dos bugios. Não era a comissão que escolhia, mas sim o Reimoeiro do ano anterior, o que originava algumas "panelinhas", eu escolho-te a ti para escolhres o Zé que a seguir me escolhe a mim. O que fazia com que houvesse muitos repetentes.Ora a pratica leva á excelência, sem dúvida, ,mas muitos ficavam sem o sonho de irem de Reimoeiro.
Esta pratica manteve-se actual até mais ou menos 18/15 anos, até que um grupo de mourisqueiros rompeu com este costume e estabeleceu esta nova forma de escolha, SERÁ JUSTA? Nem sempre pois pode haver injustiça na escolha do Meio, que é uma escolha pessoal do reimoeiro, que passados 7 anos irá de Reimoeiro. Mas mais uma vez o metodo se mostra eficaz pois se o escolhido não tem realmente paixão acaba por não esperar os 7 anos e desiste, permitindo assim um triagem daqueles que apenas são mourisqueiros por vaidade que acabem por desistir.Isto para ser possivel foi preciso que um grupo de mourisqueiros unidos e apenas pensando na Mouriscada e não nos seus interesses pessoais tomassem esta decisão. É isso que falta nos búgios- a UNIÃO. Enquanto os verdadeiros búgios não pararem de pensar em si proprios e começarem a pensar no futuro, vão continuar na prateleira a não ser que tenham um bom padrinho

São disse...

Concordo com o que o Pvale refere. Com justiça deve ser reconhecida a clarividência dos mourisqueiros que souberam ver além do seu tempo e solucionar da maneira mais justa ( possivel)um problema que tanta polémica levanta.
Embora algumas vozes se possam levantar alegando que os mouros são menos, logo a sua gestão é mais fácil, a leitura desta postura nunca pode ser tão linear.
Se formos a " contar" os que se intitulam de "verdadeiros bugios" não serão assim tantos como isso ( longe da centena), ora com esta definição cai por terra a dificuldade de gestão da bugiada, ocorre-me então só uma teoria possivel para justificar esta falta de vontade de arranjar uma solução: como disse e muito bem o P Vale, a desunião entre os bugios e a defesa tão acérrima dos seus próprios interesses em detrimeto dos interesses da bugiada...

São disse...

Já agora aproveito para lançar uma questão e, quem sabe encontrar uma definição para o termo tão correntemente usado nesta giria " bugiística".

Algum leitor me consegue definir este termo " Verdadeiros bugios"?

O que são os verdadeiros bugios?

Anónimo disse...

Não há soluções óptimas. Para se criar alguma "justiça" no processo de escolha seria necessário registrar todos os anos os presentes! Até que nem seria má ideia, mas na práctica traduzir-se-ia enfadonha.
No entanto, já existe a Associação Casa do Búgio na qual todos poderão ser sócios e onde os interessados se poderiam candidatar e ser eleitos...
Por mim, fico contente em ir de Búgio e de dar uns pinotes até cair...

São disse...

Não tinha visto o último comentário deste post. Apesar de tudo parece-me que foca um ponto interessante. A maior participação dos bugios e mourisqueiros na Casa do Bugio enquanto associação ( que tanto quanto sei tem por base a defesa dos interesses da festa). Porque razão são os bugios tão renitentes em pertencer a uma associação que os representa e em tomarem uso da palavra para fazerem valer os seus direitos e deveres?

Moreira disse...

Ola a todos.

Pra começar concordo com o PVale, eu fui 7anos de Mourisqueiro nao ganhei lugar mas, apoio 100% a jovens a decidirem ir de Mourisqueiro, pk Bugios já há muitos. Vêem rapaz de fora da freguesia pra fazer o lugar dos da terra, com tantos jovens em sobrado vão meia duzia deles :( .

Em relação ao escolher o velho dos bugios, cada macaco no seu galho, deve ir quem merece, quem sempre lutou pelo seu lugar, já foram muitos sem terem essa vontade própria, o velho deste ano, corria sangue de bugio nas veias dele, as pernas ganharam forças pra tal. Nota : 100%

tokas disse...

Olá a todos,
E que tal contabilizarmos primeiro os bugios e velhos que saõ sócios da Casa do Bugio?
(uma regra que deveria ser imposta)
É muito fácil acusar este e aquele de querer mandar na festa, e trabalhar e, ajudar? Contam-se pelos dedos( e não são precisos muitos) os bugios que entram nas comissões ou que são sócios da Casa do Bugio. É tão fácil criticar.
Deixem- se de criticas e sejam sobradenses e bugios em todos os aspectos.. Colaborem...