quarta-feira, maio 27, 2009

O que são "verdadeiros bugios"







A São colocou aqui em baixo um comentário que acho valer a pena ser 'repescado' para aqui. Referindo-se a uma expressão que já apareceu aqui em comentários várias vezes, diz assim:
"Já agora aproveito para lançar uma questão e, quem sabe encontrar uma definição para o termo tão correntemente usado nesta giria " bugiística".
Algum leitor me consegue definir este termo "Verdadeiros bugios"?
O que são os verdadeiros bugios?"
Quem quer dar uma achega para a resposta?

3 comentários:

pvale disse...

O verdadeiro bugio !!!!
Dito por alguem sem intereses na area mas que acompanhou de perto por ser mourisqueiro. Eu costumo dizer que os bugios não são mais do que 40, mas estou errado, pois esquecemo-nos dos bugios anonimos que de manha vestem a farda e a tiram a noite, com tanta paixão como os que vão de velho. Este eu denomino de bugio puro, pois é o que vai apenas por paixão sem intereses além. Contudo, isto não chega pois para que o dia aconteça é necessario muito mais – este sim é o verdadeiro bugio. O que trabalha todo ano, o que vive a bugiada nos cafés, o vai a todos os ensaios, o que se levanta as 6.30 para fazer os palanques . É também aquele que pelo que faz acha que tem direito de fazer algum serviço como recompensa, é aquele que pela idade acha que tem direito a ir de velho, é aquele que tem interesses, o que se zanga com o melhor amigo pelo São João. Ora analisando parece que o verdadeiro bugio é um interesseiro. Não intendam isto de forma depreciativa, pois “quem quer a bolota atrepa”, e esses são os que devem ser premiados, e se se zanga é porque vive intensamente aquela coisa que só um sobradense consegue perceber .

São disse...

Apenas hoje vi o meu comentário " repescado". Agradeço. E agradeço ainda a disponibilidade do Pedro em o tentar definir. Coloquei a questão por a achar vaga e de dificil definição. Não pretendo que se ache uma definição única mas sim, gostaria de ler as diferentes interpretações da expressão. Contudo, relativamente ao que escreveu o Pedro concordo quando diz que o verdadeiro bugio trabalha todo o ano, vai aos ensaios e vive a bugiada no café, não obstante gostaria de acrescentar que para mim ( que também não tenho interesse particular na bugiada - pelo menos em "ir de lugar") o verdadeiro bugio trabalharia e defenderia os interesses da festa e da sua persevação, e como? Em meu entender, e primeiramente conhecendo a lenda, as danças e as tradições e simbologias que lhe estão ligadas em segundo, não admitindo que se " vendessem os paralelos" do Passal a tudo quanto é rollote e propangandista ocupando assim o tão precioso espaço da festa e contribuindo ainda que indirectamente para a sua descaracterização, e finalmente em terceiro lugar que houvesse um maior empenho e interesse naquilo que poderá vir a ser um pulmão vivo de persevação do espólio das memórias de uma festa única , a Casa do bugio.Posto isto, e paixões á parte ( porque a paixão não é mensuravel) creio que o verdadeiro bugio no minimo deveria conhecer primeiro o que é se-lo e aí sim, partir para lutas e interesses.

Anónimo disse...

Eu acrescento ás duas excelentes opiniões, que um verdadeiro bugio, sabe as "regras" sabe onde e quando pode tirar a careta, não passeia pelo passal sem a mesma, durante os serviços e muito menos durante a prisão do velho, não passeia no mesmo passal com a namorada ou namorado, termina a dança de entrada faz a cruz espera para ser benzido e aí vai almoçar.
Para além destas coisas basicas importantes há outra que os verdadeiros bugios não fazem, UM BUGIO QUE SAIBA O QUE FAZ CORRE ATRAS DA SERPE NUNCA Á FRENTA DA MESMA E MUITO MENOS Á FRENTE DO VELHO, Á FRENTE DO VELHO E ENTRE ESTE E A SERPE NÃO DEVEM IR BUGIOS.
Espero que muitos bugios possam ler este comentario para de uma vez por todas estas coisas não aconteçam