quinta-feira, junho 25, 2009

Bem vivida e bem passada

Findo mais um dia forte de S. João - parece sempre igual e, afinal, é sempre diferente, não é? - pode dizer-se que, no geral, as coisas correram bastante bem. Sem ligar muito a "miudezas" (afinal, não há obra humana que seja perfeita), vale a pena assinalar os aspectos mais positivos da edição deste ano e aqueles em que a próxima Comissão deveria melhorar. Aqui fica este espaço aberto ao contributo (desde que civilizado, naturalmente), quer de sobradenses quer de visitantes e estudiosos desta festa. Que opiniões? Que sugestões?

20 comentários:

Anónimo disse...

eolaaaaaaaaaaa forum........
e com muito gosto que este ano eu venho ca ao blog comentar este s joao , nao quer dizer que nao haja aspecto negativos ,mas por a comisao ter levado a peito os erros da antiga comisao , e ter tido em conta , para melhorar a nossa festa ,realmente foi uma festa digna de se ver .
os aspectos possitivos foram muitos ,pois este ano tudo estava pensado , o clima estava excelente .s . pedro e o s. joao entraram em acordo lol. quanto a bugiada e mouriscada nota 0 a 10 nota 8 ,e perguntam voces porque 8 nao 10 ? pois acho que da parte de manha as coisas nao quadraram muito bem no que diz respeito ao enquadramento entre anbos bugios e mourisqueiros, a chegar a casa de bugio , quanto ao rei de bugios este ve no meu ver excelente adorei os gestos realmente lindo de ser ver o manto era lindissimo os meu parabens ao senhor pinto por este ano mais uma vez estar a altura nesta dificil tarefa que e ser o responsavel peo guarda roupa de mais de 60 % de toda a festa ,voltando ao palanque acho que a unica coisa que correu menos bem foi nao hora da verdade o velho escorregar , mas ninguem teve culp+a e nao e por iso que o velho estragou todo o excelente papel que desemvolveu durante todo o dia no que diz respeito ao rei mueiro acho que esteve a altura boa pustura bom porte embora um pouco pequeno a sua postura tornou grande .
no que diz respeito ao servicos estiveram todos a altura colher os direito nao vi, semear este ve bem gredar e lavrar excelente ,sapateirada espectacular so a apuntar que nao pode demorar tanto tempo , foi muito tempo , no que diz repeito ao final so ha apuntar 2 coisas porque e que continuam bugios a correr a frente do velho na serpe , e porque e que a bugiada continua a acabar naquele sitio , acho que nao ha o sitio mais opropiado , pelo lugar e pelo que estes senhores disseram em 2007 que a bugiada ia ser levado para lordelo .assim fica o meu comentario parabens a todos que numa forma ao de outra parteciparam nesta festa .....abraços boa sorte para a proxima comisao..

Anónimo disse...

OLA PARABENS AO VELHO E O REI MOURO ,SO UMA COISA A APUNTAR PARA IR FAZER SERVIÇO NAO CHEGA TER UM AMIGO QUE VAI DE RABO E OBRIGATORIO SABER O QUE SE VAI FAZER O MOÇO DE SAPATEIRO ANDAVA PERDIDO .....

São disse...

Apesar de todos os comentários que possam surgir a bugiada e a mouriscada lá cumpriu como pode e como sabia o seu papel. Aproveito apenas para deixar algumas "sugestões" para a próxima comissão, que para o ano não se caia no erro de colocar no passal tudo quanto é tasqueiro ( o senhor dos óculos e dos chapeus no cruzeiro foi de bradar aos ceús), há que criar regras de organização naquele local. É o local mais importante da festa, deve estar desimpedido e organizado. Outro ponto a melhorar no próximo ano é a organização das pessoas para servir o almoço. Está a tornar-se um hábito o " recrutamento" in loco de ajudantes para servir...
De resto,deixo os parabéns ao António Pinto pela indumentária quer do Velho ( o folho dourado acrescentou dignidade á personagem) quer do Reimoeiro,e votos sinceros de boa sorte para a Casa do Bugio e a comissão que engrossa o grupo de trabalho.

jose alexandre disse...

Parabens ao marques e ao ramalho pelo bom desempenho e dedicaçao ...
parabens a comisao de festas ...

Luis disse...

Para quem quiser ver algumas fotos da festa têm aqui um endereço: http://galeria.mncreations.com/categories.php?cat_id=36

Pedro Costa disse...

Antes de mais quero dar os parabens a todos os intervenientes. Por mt que se tente nao fazem tudo bem. Mas so quem passa por la é k sabe e eu como nunca passei nao posso criticar. Em relaçao ao velho e ao reimoeiro acho que tiveram mt bem. foi pena o velho escorregar mas nao teve culpa. Em relaçao ao serviços confesso que so tive oportunidade de ver a colher os direitos e na minha opiniao so faltou falar mais. Em relaçao ao moço de sapateiro nao posso falar pq nao vi. Onde é que teve mal? Pelo que ouvi por pessoas que sabem, e eu nao sei e nao vi, foi que o unico senao foi o facto de demorar mt.

Joao Carlos disse...

Entao ja ca faltavam as criticas...
Com que entao os serviços foram decididos por um rabo? E os guias nao mandam? Nem o Moises? É pq acredito...D certeza que ninguem deu o nome para fazer d moço de sapateiro e o rapaz aceitou...O ano passado aconteceu o mesmo e foi na reuniao que decidiram dar o serviço ao irmao de um dos rabos...Alias a critica que fizeram ao moço de sapateiro foi o de colocar o banco na estrada qd devia colocar no passeio mas pelo que vi no video do ano passado o moço tb colocou na estrada... É so ver o video...Por isso se sao assim mt bons pq ninguem deu o nome?é bom criticar...E ainda por cima anonimo...Normal...Eu por acaso acompanhei o serviço pq sou amigo da "mulher" e acho que o moço ate falou mt comparado com os outros anos...Mas ja é normal atirar a primeira pedra e esconder-se.Ate admira ainda nao falarem no facto de a mulher ter sido um reimoeiro...Esperamos cenas do proximo capitulo...

joel disse...

ola ,no meu ver realmente o moço de sapateiro nao foi muito eficaz mas ficou na media ,nao sei porque veem aqui criticar a actuaçao do rapaz , o que no meu ver esteve mal foi haver bugios a civil a fazer de prof no meio dos serviços ainda mais um rabo ,isso sim e mal feito de resto esteve no meu ver na media ,no que diz respeito ao palanque acho que o advogado dos bugios esteve mal ,so trabalhava na varanda este ano o merco esteve muito abaixo da media , de resto tudo esteve bem parabens .. atencao casa de bugio ,façam uma boa escolha do velho. ja agora uma ideia porque e que a casa de bugio nao faz a festa 2 ou 3 anos seguidos para arranjar dinheiro para a festa isso e que e importante exxistem obras a fazer ,amigos da casa de bugio levem esta ideia a serio , seriam optimo avançar em força com as obras ..abraço

Anónimo disse...

ola, no me ver a festa esteve expetacular grandes artistas este ano esteveram presentes tanto nas danças nos serviços e no palanque ,so salientar uma pequena asneira na dança do sobreiro ,muito poucos bugios e os que esteveram nao acabaram a dança.

lete disse...

Olá
Já há muitos anos que acabou a sensura logo vivemos em liberdade de expressão, mas quando as pessoas falam do que não sabem é mais facil ter medo da sensura, logo é ainda é mais facil ser-se cobarde ou melhor dizendo ANÓNIMO.
Opinar é pretinente,saber dar opiniões construtivas é bem mais dificil.
informa-te dos promenores que foram deixados pelos nossos antepassados e depois descarrega a tua frustação.
Deixo-te ainda uma pergunta no ar:
Onde deve acabar a festa???????????

lete disse...

Ólá a todos...
Já há muitos anos que acabou a sensura logo vivemos em liberdade de expressão, mas quando as pessoas falam do que não sabem é mais facil ter medo da sensura, logo é ainda mais facil ser-se cobarde ou melhor dizendo ANÓNIMO
Opinar é pretinente,saber dar opiniões construtivas é bem mais dificil.
Informa-te dos promenores que foram deixados pelos nossos antepassados e depois descarrega a tua frustação.
Deixo ainda uma pergunta:
Onde deve acabar a festa?????????

Raquel Alves disse...

Pois...como sou forasteiro em Sobrado e recém apaixonada pela Bugiada, vejo tudo com outro olhar.É normal! Acho tudo bonito!Na realidade embora conheça já os detalhes e a sequência da Festa, este ano fui assistir ao momento da luta entre Bugios e Mourisqueiros,travada entre os castelos.Fiquei muito satisfeita em ver crianças Bugios.
O único aspecto menos positivo é o apontado pela São...a invasão do Passal com tantos comerciantes. Juntando a isso, acho que no momento em que está a ser narrada a Lenda, devia haver o máximo de silêncio. Refiro-me ao ruído das barraquinhas...esses sons deviam ser suspensos por instantes. Será muito difícil? é provável! De resto é uma festa linda!...

Anónimo disse...

Olá a todos,
A conversa já vai longa com muitos elogios (ainda bem) e criticas muito poucas o que é bom.
Como antigo paraticipante (como Mourisqueiro) e acompanhante do primeiro ao ultimo minuto da festa, vou primeiro comentar a festa depois se me permite responder a algumas criticas.

- A festa no meu entender foi muito boa, até São Pedro ajudou, muita gente (fruto da cobertura dada pelo JN), penso que o velho e o reimoeiro estiveram mt bem, dou os meus parabens a ambos.
Os serviços, foram muito bem feitos, onde havia alguns estreantes e estão todos de PARABENS, acho também um pouco injusto a critica ao moço do sapateiro, um jovem que se saiu bem, não se enganou a colocar o banco visto que tem sido sempre colocado na estrada e não no passeio, mas isso é mais metro menos metro.
Sobre o facto de se falar aqui em bugios que andavam á civil, o que eu acho mal é andar poucos á civil, porque no meu entender os bugios ocupam muito espaço e tapam muito a visão das pessoas, se querem ver os serviços então que venham á civil e deixem as pessoas ver, os serviços não são para os bugios mas sim para os civis.



Sobre a questão levantada aqui levantada de onde deve a festa acabar, para mim a festa acaba junto á igreja logo a seguir á dança do Santo, o que se segue não faz parte da festa, é apenas um convivio que se faz entre bugios, mourisqueiros e civis, mas já não faz parte da lenda, mas o que o povo gosta é de festa e é uma forma de prolongar a mesma.

jose alexandre disse...

resposta a joao carlos
estamos em 2009 o que passou em 2008 ja nao enteresa a ninguem se realmente o moço de sapateiro esteve mal ou nao para que vamos compararlo com o do ano passado, imagina que iremos comparar o marques ao maninho .
cada ano e um ano, aprendam a viver o s joao ano apos ano ,ninguen e igual a ninguem ,e nao e que eu saiba nao existe nenhum prova que diga que o moço de sapateiro tem que meter o banco en cima do passeio ,a 4 anos nao havia pesseio ondo e que se metia o banco,deixem se desses comentarios desnecessarios ,com respeito a mulher esteve muito bem , nao e por ser quem e "mourisqueiro" que lhe eremos tirar valor parabens cardozo ,alias ja lhe dei os parabens pessoalmente ja agora deixo aqui os meus parabens a todos os que desempenharam os serviços carlos poças, flavio antonio cesar vizela machado manuel miranda e angelo ,realmente esteveram a altura, destes nomes 6 nomes 4 eram novos no serviço que desempenharaam os meus parabens ..viva o s joao

Anónimo disse...

Olá Srº Manuel Pinto,

A nova comissão já está feita??
Era possivel a divulgação dos nomes?

Muito obrigado, cumprimentos

Manuel Pinto disse...

Conto divulgar num destes próximos dias a constituição da Comissão de Festas de 2010. A festa será, como já foi anunciado, da responsabilidade da Casa do Bugio, terá como Juiz o Sr Generoso e será alargada a um vasto grupo de sobradenses.
Aproveito para recordar que os posts susceptíveis de ofender terceiros que não venham devidamente identificados e em termos correctos não serão aqui publicados.

helder disse...

este ano realmente todo esteve a cima da media velho adorei ,colher direitos esteve na media semear esteve bem mas muito rapido laboura bem sapateirada bem , por isso este ano nao ha criticas a fazer ,realmente foi um ano de ouro os meus parabens aos artistas ....

TELMO "CAMPO" disse...

hello
realmente este ano nao existe nada a que nôs criticos possamos agarrar, apenas pequenas coisas insignificantes ,pois ficam voces a saber devia ser proibido isto ,imaginem voces ainda falta tanto para 24 de junho de 2010 ,que é que vamos criticar ate la? este ano foi uma miseria,nao pode ser assim.
parabens a todos e ja agora nao se esquecam que a banda de s martinho e um espectaculo lolada...

helder disse...

OLA FORUM
E COM MUITO GOSTO QUE EU VEJO QUE REALMENTE ESTE ANO AS COISAS VOLTAM AO NORMAL TANTO NAS CRITICAS COMO NA CHEGADA A CASA DO VELHO , ESTE ANO JA HOUVE QUEM RESPEITA SE A BUGIADA E CHEGA SE A HORA DECENTE , E MESMO ASSIM FORAM EM LUGAR DE DESTAQUE ,ISSO SIM E BONITO ,TUDO COMEÇA A CORRER BEM PARA QUE A FESTA TENHA UMA BOA PROJEÇAO, SO FALTA RESOLVER A ESCOLHA DO VELHO ACHO QUE A CASA DE BUGIO VAI FAZER UM BOM TRABALHO NESSE ESPECTO E VAI REALMENTE LEVAR ALGUEM QUE MERECE IR ,MAS JA AGORA SR MANUEL PINTO , SE ME PERMITE LANCAVA AQUI UMA PERGUNTA!
QUEM NO VER DOS VISITANTES MERECIA EM 2010 SER VELHO?

Miguel C. disse...

Boas...
Ate que enfim nao ha criticas imjusta.acho que tamos a aprender que quem tem um papel, seja o que for, faz aquilo que melhor sabe. Em relaçao à pergunta que o Helder faz o que tenho a dizer é que na minha opiniao o velho de 2010 devia ser o Manel da Marta.Acho que era mais do que justo...Concordo tambem que haja mais 1 ou2 candidatos serios como o Loira e o Machado.Em caso d nao ser nenhum destes 3 sera uma
enorme surpresa.
Com mt pena minha nao pode entrar nesta corrida o "Bichana" pq senao tambem tinha boas condiçoes para ser ele o velho...
Cumprimentos para todos