sábado, julho 03, 2010

Notas telegráficas


  • Os Bugios, no percurso que fazem entre a casa do Velho e o local do 'jantar', são brindados com música da marcha da dança de Entrada, por parte de habitantes locais que possuem essa música gravada. Vi isso acontecer em algumas ruas do Alto Vilar, nomeadamente.
  • Um miúdo Bugio que este ano subiu ao palco para se despedir do Velho e limpar-lhe as 'bagadas' no dia em que foi à loja para acertar a máscara e levar todo o equipamento para casa: na semana antes da festa, segundo a mãe, estava sempre a contar quantos dias faltavam para o dia 24. Comentário, na antevéspera: "Oh mãe, amanhã já só falta um dia!"
  • A aparelhagem sonora que a Comissão de Festas deste ano mandou instalar quer na Casa do Velho quer na Casa do Bugio permitiu que um muito maior número de Bugios pudesse dançar ao ritmo da música. Dada a dimensão da Bugiada, esta iniciativa revelou-se oportuna e útil.
  • Um Bugio apaixonado não pôde, este ano, 'matar a paixão', visto que se encontrava a recuperar de uma forte dor ciática. Ainda assim fez questão que a sua farda saísse, mas no corpo de outro Bugio.
  • Julgo que todos os Mourisqueiros se integram na procissão, no fim da missa de festa, transportando três dos andores, incluindo o de São João. Os que não pegam ao andor, colocam-se a seguir, para substituir os primeiros de tempos a tempos.
  • Houve um jornalista que tentou obter declarações em directo da parte do Reimoeiro, durante a Dança de Entrada. Este, porém, recusou-se, uma vez que a intromissão do repórter é considerada uma falta de respeito para com o momento solene da festa.
  • Uma criança familiar do Sr Generoso entusiasmou-se com os Bugios ao ver, ainda no Brasil, os trajes que estes usavam. Ao chegar a Sobrado e ao ver as duas formações a dançar, não teve dúvidas: passou a gostar mais dos Mourisqueiros.

Sem comentários: