quarta-feira, março 09, 2011

Os Sobradenses "guardam um tesouro"

Ando há algum tempo para trazer para aqui o depoimento da Prof. Raquel Alves, sobre a Festa de S. João de Sobrado. Era, de resto, muito interessante, conhecer depoimentos de outros professores dos muitos que estão colocados ou já passaram pelas escolas da vila. Este espaço fica aberto a esses eventuais testemunhos. Para começar, aqui fica, então, o de alguém que "viu bem" esta festa (não se chamasse o seu blog "Saber Ver"), porque a apanhou por dentro, deixou-se contagiar por ela... por quem a vive com paixão, desde logo, muitas das crianças com quem trabalha, seguramente.


A poucos quilómetros do Porto, com um santo popular também venerado na minha Cidade Invicta, com uma noitada muito calorosa, dificilmente seria cativada a deslocar-me a uma pequena vila vizinha, para um festejo Sanjoanino. Mas, o acaso do concurso levou-me até Sobrado. Quanta sorte!... Na minha alma tripeira há lugar para um S. João do alho porro, cascatas, balões e sardinhas, mas abriu-se também espaço para um S. João de Mourisqueiros, Bugios e as bandas a tocar.
Sobrado apresentando grandes traços de ruralidade, onde o dia a dia ainda corre ao sabor das estações do ano ,com habitantes pacatos e bastante humildes, nada me faria pensar que guardava uma história singular com uma representação tão fascinante, rica e colorida. Guardam um tesouro que é mostrado anualmente! A grande maioria dos Sobradenses vibram com esta festividade e nela têm um grande orgulho. Como costumam dizer, têm 
paixão pela Bugiada. Por isso, ir no dia 24 a Sobrado é como sermos actores e envolver-mo-nos na representação de uma luta lendária ente Bugios (Cristãos) e Mourisqueiros (Mouros).
Ficamos contagiados pelo entusiamo e pela beleza desta Festa. Ver crianças bem pequenas a participar como Bugios é enternecedor e demonstra a vivência de uma tradição que tem alma. Alguns dizem que este gosto vem no sangue e perpetua-se de geração em geração.Confesso-vos, eu devo ter levado uma transfusão!

Prof. Raquel Alves
Post completo: AQUI

1 comentário:

tsiwari disse...

Texto lindíssimo!

(como a autora, diga-se!, Só uma alma bonita produz textos assim...)


:)