A Festa de S. João de Sobrado esteve presente através de uma delegação ligada à Associação da Casa do Bugio, da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal. De resto, o Dr João Paulo Baltasar, Vice-Presidente da Câmara valonguense foi mesmo escolhido para integrar um grupo de trabalho que vai dar forma à rede ali constituída.
Um dos projectos que está por detrás desta iniciativa é a apresentação de uma candidatura da Máscara Ibérica a património imaterial da Humanidade, quando estiverem reunidos os requisitos para esse fim estabelecidos pela UNESCO.
A reunião de Zamora foi promovida pela portuguesa Progestur (Associação para a Promoção, Gestão e Desenvolvimento do Turismo Cultural Português), com a colaboração do Patronato de Turismo da Diputación de Zamora.
Na reunião, além da delegação ligada à Bugiada, estiveram presentes representantes dos caretos da Lagoa, Mira, por parte de Portugal. Do lado espanhol, encontravam-se representadas festas das Astúrias, Burgos, Cantábria, Galiza e Zamora.
Ficou no ar a possibilidade de a próxima reunião do grupo de trabalho desta rede se vir a efectuar em Valongo.
Para Sobrado, pertencer a uma rede deste tipo, na qual se incorporam tradições já com um profundo know how, do ponto de vista não apenas etnográfico e cultural, mas também turístico e económico, pode vir a abrir horizontes e a suscitar iniciativas interessantes. Ao mesmo tempo, possibilitará o interconhecimento das várias festas análogas à de Sobrado.
Mais informação: AQUI, AQUI e AQUI.
(Fotos: Mesa que conduziu os trabalhos e aspecto da assembleia da reunião de Zamora).
2 comentários:
Excelente iniciativa.
Parabéns!
Folgo em saber desta notícia. Parabéns!
Enviar um comentário