quinta-feira, março 03, 2011

A "Queima do Velho" no dia de Carnaval


Realiza-se na próxima terça-feira, dia de Carnaval, ao princípio da noite, no Largo do Passal, um ritual antiquíssimo que se designa por "Queima do Velho".
A iniciativa cabe à Associação da Casa do Bugio e à Junta de Freguesia de Sobrado e insrere-se nas iniciativas preparatórias da festa de S. João deste ano.
A "Queima do Velho", que se traduz numa gigantesca fogueira, no centro da qual se encontra o simulacro de uma figura humana normalmente recheada de material combustível, não se refere a qualquer tipo de auto-de-fé; antes simboliza a destruição daquilo que é velho, de que nos queremos libertar, num processo individual e comunitário a que não será alheia, na cultura ocidental, a dinâmica carnaval-quaresma. Em algumas terras de Portugal existe algo idêntico ligado à passagem de ano.
Outrora, este tipo de manifestações era frequente em Sobrado e multiplicava-se nas diferentes "aldeias" da freguesia, sendo acompanhado  por um outro ritual carnavalesco que ainda se via há 50 anos atrás: "correr as almieiras".

Sem comentários: