terça-feira, dezembro 13, 2011

Blog 'Bugios e Mourisqueiros': sete anos de vida

Não é um número redondo, mas é, digamos, um número bíblico: este blogue acaba de atingir sete anos de existência e de persistência (e não é propriamente por falta de material que não é mais assíduo na actualização). Em outros tempos, atingir os sete anos significava atingir a capacidade do "uso da razão". Será?
O objectivo que temos procurado concretizar não é apenas informar e reflectir sobre a Festa e outros aspectos com ela relacionados. Ao fazê-lo temos consciência de estar a criar um repositório e uma memória da Festa, o que, numa tradição popular que é tão parca em documentação histórica, é de grande relevância. Acresce que outros espaços congéneres que, em anos recentes, surgiram, desapareceram, entretanto. Os 330 posts até agora publicados aí estão, à consulta de quem se interessar.
Justifica-se, neste contexto, que dê a conhecer alguma informação acerca de quantos são e de onde vêm os visitantes deste espaço da Festa na Internet:
Registam-se até este momento, cerca de 39 mil visitas, das quais 2.500 oriundas do Brasil (cerca de 6,5%), seguido da França, com cerca de 870 (2,5%), dos Estados Unidos da América (441, equivalente a 1,15%) e da Espanha (352, ou seja 0,9%).
Os meses de Junho atingem sempre picos elevados de visitas, mas nunca como este ano, em que durante o mês da Festa 3474 pessoas vieram aqui parar. Nos restantes períodos do ano, a média ronda os 500 visitantes por mês.
Três em cada quatro visitantes descobrem ou demandam o blog Bugios e Mourisqueiros através de sites de pesquisa, dos quais aquele que é esmagadoramente mais utilizado (96%) é, naturalmente, o Google. O Facebook, certamente por causa do grupo específico criado em 2010, e a Wikipedia, por causa dos artigos que referenciam a festa, lideram os sítios de onde se chega a este blogue.
Obrigado pela visita!

Sem comentários: